Quem apostaria numa vitória de Brad Binder? Poucos certamente, mas foi o que aconteceu numa prova em que o sul-africano subiu ao pódio acompanhado por Morbidelli e Zarco.
Um dia ensolarado com 30 graus de temperatura no ar, envolveu o circuito de Brno, na República Checa, cenário da terceira prova do campeonato de MotoGP. Franco Morbidelli foi o mais rápido na largada e liderou a primeira volta, na frente de Fábio Quartararo, Aleix Espargaró, Brad Binder e Johann Zarco,
Na 5ª volta Morbidelli, Quartararo e Binder ocupam as três primeiras posições, separados por uma distância de conveniência para Zarco e para o sexto classificado Pol Espargaró, Oliveira ascende a 12º.
Morbidelli segue seguro na frente. O ataque de Binder a Quartararo domina as atenções. Oliveira sobe a 11º, atrás de Nakagami e Viñales,
Na 13ª volta Binder distancia-se de Quartararo e parte na perseguição do italo-brasileiro Morbidelli. Entretanto, Zarco faz mais uma das suas: Pol Espargaró tenta ultrapassar por fora o francês e Zarco dá um toque suficiente para desequilibrar o espanhol, que cai e deixa a corrida.
É agora a vez de Zarco ultrapassar Quartararo, subindo a terceiro. Oliveira sobe a oitavo, chega a sétimo e fica na cola de Rossi. Faltam 10 voltas para o final.
O ATAQUE LETAL DE BINDER A MORBIDELLI
Na frente ‘Morbi’ sente a aproximação de Binder, com 0,6s do líder. Depois, na veloz descida de Brno o sul-africano ex-colega de Miguel Oliveira retarda a frenagem e assume a liderança da corrida. Entretanto, a Direção de Prova decide penalizar Zarco com uma passagem pela ‘long lap’ devido à sua manobra agressiva com Pol.
A 8 voltas do final, Brad Binder lidera a corrida com 1,15s de vantagem sobre Morbidelli. Seguidos de Zarco, Quartararo, Rins, Rossi e Oliveira. Agora é Rins que ‘aperta’ Quartararo, Rossi e Oliveira aproximam-se dos dois, Na frente o sul-africano é um lider tranquilo restando as últimas cinco voltas.
Rins, Rossi e Oliveira deixam Quartararo para trás – penalizado por uma má escolha do pneu dianteiro – o piloto luso está em sexto. Excelente!
A 3 voltas do final Binder aumenta a vantagem para 3 segundos sobre o segundo, Morbidelli, Zarco mantém o terceiro lugar. A 2 voltas do final Oliveira está na sombra de Rossi, Rins tenta passar Zarco.
A festa parece estar preparada para Binder e para a KTM, que estreiam nas vitórias na MotoGP. Uma festa laranja 100%! Na volta de consagração, Oliveira pára ao lado de Binder e felicita-o pela vitória. Uma atitude de grande dignidade do piloto luso (6º na corrida) e que um dia gostaríamos de ver retribuída.
FONTE: MOTOSPORT