Moto Honda celebra o marco de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil

Foto: Honda do Brasil



Com a presença do CEO Global na fábrica da Moto Honda, em Manaus (AM), a empresa celebra a trajetória de liderança no mercado nacional de motos

A Moto Honda da Amazônia comemora a produção de sua motocicleta número 30 milhões. A conquista foi protagonizada pela recém-lançada CG 160 Titan, versão topo de linha do primeiro modelo produzido pela empresa no Brasil.

Para celebrar esse importante marco, uma cerimônia interna foi realizada hoje na unidade fabril da empresa, em Manaus (AM), com a presença de Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda Motor Co. Ltd., que visita o Brasil pela primeira vez, e Arata Ichinose, Presidente da Moto Honda da Amazônia e Honda América do Sul.

Maior fabricante de motocicletas da América do Sul e líder absoluta do segmento no Brasil, a Honda começou a importar suas primeiras motocicletas para o país em 1971. Em 1976, instalou sua primeira fábrica no Brasil, na Zona Franca de Manaus, e ao longo dos anos estruturou uma robusta operação de fabricação de componentes e montagem de motocicletas, além de contribuir para o estabelecimento de uma vasta cadeia de suprimentos no país.

Alcançar a marca de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil é motivo de muito orgulho para a operação brasileira. Celebramos a conexão da marca com os brasileiros ao longo dos mais de 50 anos em que estamos no país, e tudo isso é possível graças à dedicação dos nossos colaboradores, a parceria da rede de concessionárias e fornecedores e, claro, dos nossos clientes, que escolhem a Honda para fazer parte de suas vidas. A cada motocicleta produzida aqui em Manaus, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento da região e com a mobilidade no país, oferecendo qualidade, inovação e segurança em cada modelo que sai da nossa linha de montagem, afirma Arata Ichinose.

Desde sua fundação, a Moto Honda contribui para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Ao se instalar na Zona Franca de Manaus, a fábrica promove a geração de empregos qualificados, renda, capacitação de pessoas e contribui para a preservação do meio ambiente ao inibir atividades baseadas na exploração de recursos naturais.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Honda apresenta campanha da nova Sahara 300 e destaca a paixão de diferentes gerações pela motocicleta

Trajetória de liderança no Brasil

Inaugurada em 1976, a fábrica da Moto Honda em Manaus (AM) é a mais verticalizada fábrica de motocicletas Honda em todo o mundo. Nas instalações, acontece um complexo processo produtivo que vai além da montagem de motocicletas e envolve o desenvolvimento de diversos componentes que integram o produto final, como chassi, rodas, banco, motor entre outros.

Além de líder no segmento de motocicletas, a Honda é a maior fabricante de veículos automotores do País. Diariamente, saem da linha de produção de Manaus cerca de 5.700 unidades e são produzidos 18 modelos de motocicletas, de 110 a 1000 cilindradas. Além da produção nacional, a empresa também comercializa modelos importados e oferece o maior line up de motocicletas do Brasil, com produtos que atendem aos mais variados perfis de clientes e são soluções de mobilidade para deslocamentos do dia a dia, trabalho e lazer.

O investimento constante no desenvolvimento de produtos da mais alta qualidade e tecnologia é uma premissa da Honda. A fábrica de Manaus possui uma elevada capacidade técnica e de engenharia necessárias para a fabricação de motocicletas. Além de atender o mercado nacional, a Moto Honda exporta para mais de 15 países, como Estados Unidos, Austrália e Mexico, entre outros, atendendo mercados altamente exigentes.

Com alta tecnologia para conseguir suprir a demanda nacional e internacional, a Honda conta com mais de 8 mil colaboradores diretos somente na fábrica de Manaus. Ao longo dos quase 50 anos na capital do Amazonas, a empresa investiu na qualificação dos recursos humanos e na valorização da mão de obra local. Hoje o quadro de funcionários é altamente qualificado e na unidade fabril há um moderno Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, onde ocorre o desenvolvimento multidisciplinar entre todos os departamentos responsáveis pelas atividades de novas tecnologias, processos e produtos.

LEIA MAIS:  Honda CB 1000R 2024: novas cores para as versões CB 1000R e CB 1000R Black Edition

Pioneira no segmento de motocicletas no Brasil e com investimentos contínuos no país, a marca contribuiu para o desenvolvimento de todo o setor. Por meio de sua ampla cadeia, a operação da Moto Honda promove crescimento econômico e social, não só na região da Amazônia, mas em todo o país. São mais de 1.100 pontos de venda, nas cinco regiões do Brasil, além de 120 fornecedores diretos de peças e matérias primas, ou seja, milhares de empregos e um polo estruturado, que leva tecnologia de ponta para Manaus.

Com uma contribuição social expressiva, seja pelos empregos gerados, investimentos, desenvolvimento tecnológico, as motocicletas geram valor e riqueza aos indivíduos, famílias e empreendedores e fazem parte da mobilidade no Brasil.

Compromisso com a Amazônia

Desde o início de suas atividades produtivas no Brasil, a Honda contribui ativamente com medidas de proteção ao meio ambiente, sobretudo na região da Amazônia, onde a fábrica de motocicletas está instalada.

A unidade conta com uma série de iniciativas focadas na ecoeficiência das operações, como uso de fontes limpas de energia elétrica, preservação e tratamento de água; além de ações de preservação da Biodiversidade na Amazônia e inovações tecnológicas nos produtos para melhoria do desempenho ambiental.

Sobre a Honda no Brasil

Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

LEIA MAIS:  A nova BMW S 1000 RR de 2019

FONTE: HONDA DO BRASIL