Morre Peter Fonda, selvagem de ‘Easy Rider’, aos 79 anos




Faleceu Peter Fonda, o ator americano que seria imortalizado pelo filme Easy Rider. Filho do gigante do cinema americano Henry Fonda, irmão mais velho de Jane Fonda e pai de Bridget Fonda, o ator de 79 anos lutava há algum tempo contra um câncer no pulmão, tendo sucumbido na sua casa de Malibu na companhia da família.

Peter ficou famoso por escrever, realizar e representar no filme Easy Rider, que foi produzido com o amigo Dennis Hopper e também revelou ao mundo Jack Nicholson, tudo elaborado com US$ 350.000, um orçamento mais apropriado a fazer um anúncio da televisão do que uma longa metragem de Hollywood, mas que rendeu milhões, tornando-se num ícone dos motociclistas e uma espécie de hino à liberdade com a famosa música “Born to be WIld” dos Steppenwolf.

No filme, Fonda era Wyatt, que conduzia a moto “Captain America” com as cores da bandeira americana, e Hopper era Billy, que guiava a ”chopper” Billy Bike com o motivo de chamas no tanque, dois hippies que atravessam a América à procura de aventuras. Hopper também já falecera em 2010.

Fonda apareceria em mais filmes, claro, mas nenhum lhe traria o mesmo reconhecimento instantâneo que o tornou num símbolo do “anti-establishment” e  ajudou a consolidar a dinastia Fonda em Hollywood.

Nascido em Nova Iorque em 23 de Fevereiro de 1940, Peter Fonda tinha uma paixão pelas motos que vinha desde que o seu pai o proibira de ter uma, e já em 1966 liderara um gangue no filme “The Wild Angels”, de Roger Coorman. Há muito menos tempo, fez uma aparição em que parodia ao seu próprio personagem de Easy Rider em “WIld Hogs” com John Travolta, Tim Allen, Martin Lawrence e William Macy.

LEIA MAIS:  Socorro inaugura museu dedicado à história dos 120 anos das motos e bicicletas no país

FONTE: MOTOSPORT