Montadoras se unem por padrão único de baterias em motos elétricas




A KTM AG anunciou hoje que a empresa assinou uma Carta de Intenções com a Honda Motor Co., Ltd, Yamaha Motor Co., Ltd e Piaggio & C SpA para estabelecer um Consórcio de Baterias Trocáveis ​​para Motocicletas e Veículos elétricos.

No contexto do Acordo Climático de Paris e do desenvolvimento da eletromobilidade, os membros fundadores do consórcio acreditam que a disponibilidade de um sistema padronizado de bateria trocável promoveria o uso generalizado de veículos elétricos leves e contribuiria para uma gestão mais sustentável do ciclo de vida de baterias utilizadas no setor de transportes.

Além disso, ao estender o alcance, encurtar o tempo de carregamento e reduzir os custos de veículos e infraestrutura, os fabricantes tentarão responder às principais preocupações dos clientes em relação ao futuro da eletromobilidade.

O objetivo do Consórcio será, portanto, definir as especificações técnicas padronizadas do sistema de baterias substituíveis para veículos pertencentes à categoria L: ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos. Ao trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas e organismos de normalização nacionais, europeus e internacionais, os membros fundadores do Consórcio estarão envolvidos na criação de normas técnicas internacionais.

O Consórcio iniciará suas atividades em maio de 2021. Os quatro membros fundadores incentivam todas as partes interessadas a se unirem à cooperação para enriquecer a experiência do consórcio.

A sustentabilidade é um dos principais impulsionadores para o futuro da mobilidade e a eletrificação terá um papel importante em atingir esse objetivo. Para veículos de duas rodas motorizados, as restrições dos motores elétricos em relação ao alcance, tempo de carregamento e custo inicial ainda são evidentes. Para superar esses desafios e fornecer uma melhor experiência ao cliente, um sistema de bateria substituível baseado em padrões técnicos internacionais se tornará uma solução viável. Considerando todo o ciclo de vida, uma aplicação generalizada de baterias compatíveis com um padrão comum suportará o uso secundário, bem como a economia circular. Estamos felizes por fazer parte do Consórcio enquanto nos esforçamos para atingir nossos objetivos no setor de mobilidade. – Stefan Pierer, CEO da KTM AG

A KTM faz parte da indústria de veículos elétricos de duas rodas desde o início e desenvolveu produtos importantes no segmento elétrico em sua busca pela inovação, ao mesmo tempo que incentiva novos participantes no motociclismo e também ajuda a desenvolver a próxima geração de motociclistas.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Suzuki V-Strom 1050 apresentada em Milão