Modelos 2021 TM Racing Enduro




A TM Racing anunciou sua linha completa de modelos 2021 Enduro e Off-Road de dois e quatro tempos com foco nas mudanças de motor em toda a linha e um visual novo e fresco.

A natureza “artesanal” por trás da TM Racing continua sendo algo que o fabricante de Pesaro, Itália sempre oferece. Nestes tempos de crescentes “plataformas” homogeneizadas sobre as quais os fabricantes desenvolvem diferentes modelos, a abordagem mais prática da TM para a fabricação, a filosofia de ” nós construímos como queremos que seja construído, não trabalhando com um ‘orçamento’ ” , tem um realismo que muitos gostam.

É uma filosofia que se estende desde as suas origens e ainda é muito proeminente no departamento de corridas através do enduro e off-road, motocross e desde o ano passado uma moto de estrada e até um modelo oficial de rali.

Para 2021, a linha da TM Racing vê mudanças em todos modelos de dois e quatro tempos com a maior novidade sendo o “abandono” oficial dos motores com carburador para se concentrar nos modelos com injeção de combustível. É inevitável para os fabricantes de dois tempos que desejam cumprir as leis de emissões, ao que parece, no entanto, os modelos ainda estão disponíveis para a linha 2021 e você os encontrará nos revendedores.

As atualizações para 2021 se concentram nos motores e caixas de câmbio da maioria dos modelos com algumas mudanças de componentes, atualizações do sistema elétrico e revisões de configuração do chassi, além de novos gráficos, é claro.

Destaques da mudança do modelo de enduro 2021 TM Racing:

  • 125 cc / 144 cc EN ES a dois tempos (modelos Carb e com injeção de combustível): Nova sincronização da porta do cilindro / novo sistema de escapamento / novo mapeamento da ECU / novo quadro mais leve / novos decalques / novos guidão / nova máscara de luz dianteira branca.
  • 250cc / 300cc EN ES dois tempos (modelos Carb e com injeção de combustível): Novas tolerâncias de virabrequim – rolamentos / novo mapeamento de ECU / nova opção de caixa de câmbio de seis velocidades / novo quadro mais leve / novos decalques / novos guidão / nova máscara de luz dianteira branca.
  • 250Fi / 300Fi EN ES ‘Twin’ quatro tempos: Novo mapeamento ECU / novo quadro mais leve / novos decalques / novo guiador / nova máscara de luz frontal branca.
  • 450Fi / 530Fi EN ES quatro tempos: Novo injetor de combustível / novo mapeamento ecu / novo quadro mais leve / novos decalques / novo guidão / nova máscara de luz frontal branca.
LEIA MAIS:  LUTO: Piloto italiano morre durante o Six Days

A TM Racing 2021 muda em detalhes:

 

125cc e 144cc – 2 tempos

Os modelos de dois tempos da TM Racing continuam disponíveis nas versões com carburador ou com injeção de combustível (pode parecer um pouco complicado, pois os nomes dos modelos são diferentes em países diferentes, mas EN 2S é a versão carburada, EN TSi ES é a versão injetada). Os motores de 125 cc e 144 cc refrigerados a água recebem “pequenas, mas significativas afinações do motor”, nomeadamente um novo sistema de distribuição do cilindro e um novo sistema de escape.

Os modelos baby EN também apresentam um novo virabrequim e um novo sistema elétrico dedicado ao sistema de injeção TSi e uma nova programação de ECU para o modelo do ano 2021.

A TM diz que as alterações de 2021 trabalham junto com a programação eletrônica atualizada para maximizar o desempenho e a eficiência do motor. A ‘nova 2020’ válvula de escape eletrônica TMEES com um sistema de acionamento direto coloca-os mais próximos em desempenho com seus modelos de maior capacidade, com ganhos de potência e torque na faixa de rotação mais baixa, enquanto fortalece o desempenho médio e superior do motor.

A eletrônica do sistema TMEES trabalha com a eletrônica do motor para garantir um desempenho perfeito para cada disciplina off-road, afirma TM.

250cc e 300cc – 2 tempos

 

Em 2019, os motores 250 e 300 2T foram totalmente reprojetados, o que aumentou o desempenho e a facilidade de uso do piloto. O modelo com injeção de combustível chegou um ano depois. A TM aumentou o alcance e as opções do modelo.

Para 2021 TM foi atualizado com uma caixa de câmbio de seis velocidades totalmente nova para todos os modelos baseados em Enduro, novas tolerâncias de montagem do virabrequim e novos rolamentos  em todos os modelos. Também há atualizações para a ignição ECU nas motos com injeção de combustível.

LEIA MAIS:  SUPER ENDURO: Billy Bolt declarado campeão do mundo

O conjunto revisado da caixa de câmbio apresenta peças tratadas e revestidas com redução de fricção para mudanças mais suaves e precisas para os modelos Enduro que têm seis relações individuais.

Motores contrabalançados

Os motores mais recentes também apresentam um eixo balanceador para reduzir a vibração do motor, proporcionando um desempenho mais suave, melhor ‘sensação’ e uma redução na fadiga do piloto. A ignição sensível à posição da engrenagem funciona junto com o sistema de controle da válvula de escape TMEES, que também apresenta um novo sistema de controle, que verá o servo montado em um novo cilindro e trabalhando diretamente em um novo sistema de polia, diz a TM.

A programação de controle eletrônico revisada, mais o interruptor do mapa de ignição montado no guiadão, permite que a entrega de potência para cada um dos motores de 250 cc e 300 cc seja adaptada pelo piloto na pista, dependendo da seleção de marcha, posição da válvula, rpm (e comunicação com a injeção de combustível sistema quando aplicável), garantindo a melhor entrega de potência e tração em todos os momentos. É um sistema que, segundo a TM, está provando ser ótimo para seções de rocha escorregadia, pois permite ao piloto controlar e ajustar a potência e o torque em todas as condições.

Para 2021, os modelos EN também mantêm os radiadores de maior capacidade e um circuito de resfriamento aprimorado ao lado de um sistema de distribuição de óleo revisado para a lubrificação do motor.

250Fi ‘Twin’ / 300Fi ‘Twin’ / 450Fi / 450Fi ‘Twin’ / 530Fi – 4 tempos

 

A linha de motocicletas de quatro tempos da TM Racing teve grande sucesso nas últimas temporadas, com vários títulos de Supermoto, um modelo 450Fi Enduro desenvolvido em uma moto TM Racing Rallye, a 450 DKR / Rallye. As variantes 250Fi e 300Fi não são estranhas no Campeonato Mundial de Enduro, notadamente sob as asas dos campeões mundiais de 2019 Loic Larrieu e Andrea Verona.

LEIA MAIS:  Johnny Aubert regressa à competição

A linha de quatro tempos de 2021 mantém a configuração ‘reversa’ do chassi com tanque de combustível sob o assento e entrada de ar acima do motor. Este layout viu grandes mudanças nas características de manuseio de todos os modelos de quatro tempos e foi gradualmente aprimorado ano após ano pela TM para se concentrar na massa centralizada, melhor equilíbrio total, bem como revisões na geometria e suspensão que permitiram a TM criar motos com estabilidade e agilidade.

Todos os modelos 250Fi e 300Fi 2021 apresentam a configuração de cabeçote de cilindro de ‘porta dupla’ como a configuração de motor ‘padrão’ da linha de quatro tempos de menor capacidade. Os motores 250Fi e 300Fi ES-4S têm um novo programa de ECU, projetado para funcionar junto com o coletor de admissão revisado, para melhorar a capacidade de resposta e o desempenho do motor.

Todos os motores do modelo TM 4T Enduro também possuem diferenças internas no eixo de comando, pistão, virabrequim, biela e configurações eletrônicas para adequar o desempenho ao mercado de Enduro.

O motor 450Fi vê pequenas atualizações em alguns componentes e configurações auxiliares para as variantes MX e Road, mas não para o modelo EN.

Todos os modelos já estão disponíveis e têm atualizações opcionais, incluindo kits de ventiladores, tanques de combustível de 12 litros, amortecedores Ohlins TTX, pinças triplas CNC e guidão Reikon de fábrica – verifique com seu revendedor mais próximo para mais detalhes.

Especificações completas e mais informações, incluindo preços em seu país: TMRacing.it/enduro ou TMRacing-usa.com