Projeto Missão78 inicia com pé direito a temporada na Europa. Piloto do time brasileiro alcança resultado especial após travar uma verdadeira batalha dentro da pista, com direito a ultrapassagem na última volta, em prova de estreia do piloto a bordo da Yamaha YZF-R6.
Belíssimas disputas e um pódio marcaram estreia do AD78 Team Brasil na primeira etapa da temporada 2022 do Campeonato Espanhol de Superbike, pilotos brasileiros encararam os 4.423m que formam o circuito Jerez Angel Nieto, na Espanha. Meikon Kawakami (#83), na categoria Supersport Next Generation e Eduardo Burr (#88) na categoria SBK Junior levaram as cores brasileiras para a pista espanhola. A corrida foi transmitida pelo YouTube e teve até torcida participando ao vivo.
O sábado (2/4) começou bem para Meikon, que cravou o 5º melhor tempo na classificação, porém, na corrida 1, quando os pontos entram em jogo, o piloto teve problemas e terminou a prova em 22º lugar da categoria Supersport NG. Determinado a recuperar o atraso, Meikon retornou no domingo (3/4) focado na estratégia para conquistar um bom lugar desde o início, já que largaria da 12ª posição. O piloto da Yamaha YZF-R6 numeral #83 arrancou bem e pulou para sexto logo na largada e, até o fim da primeira volta, Meikon já era quinto. Na metade da segunda volta assumiu a segunda colocação, depois foi ultrapassado, pressionou o piloto a frente, retomou o segundo lugar e perdeu a posição faltando cinco voltas para o fim. Então, nas duas últimas voltas a briga pela vice-liderança se intensificou ainda mais, com trocas de posição a cada curva, chamando atenção para a belíssima e limpa disputa travada entre o brasileiro e o piloto local. O espetáculo foi acompanhado metro a metro pela transmissão, inclusive com registro da ultrapassagem de Ruiz sobre Kawakami na última curva da última volta. Apenas 75 centésimos de segundo separaram Meikon do degrau de cima, com isso o piloto conquistou o merecido pódio e o 3º lugar em sua prova de estreia na categoria, mostrando que tem condições de brigar pelo título na temporada.
Fiz um bom ritmo hoje (domingo) levando em consideração os problemas de sábado, estou muito feliz com o resultado. Fisicamente senti a diferença dessa moto para a 300, ela é mais pesada e gera mais desgaste físico, mas vou melhorar isso para estar bem na próxima corrida e brigar pela vitória, valeu, comentou Meikon diretamente do ‘parc ferme’ após completar a prova. E nas redes sociais, Meikon publicou
A primeira a gente nunca esquece! Feliz com a estreia de R6 e já ansioso para a próxima! Isso aqui é muito divertido! Obrigado pelo apoio e torcida. Nos vemos em Valência!
A estreia de Eduardo Agoston Burr no campeonato começou com a 13ª posição na tomada de tempos de sábado, subindo para a 9ª colocação na corrida 1, somando seus primeiros pontos na categoria SBK Junior em sua primeira prova oficial no campeonato. No domingo, largando da 13ª posição, o piloto da Yamaha YZF-R3 numeral #88 arrancou bem e assumiu o oitavo lugar antes da primeira curva, mas perdeu posições e acabou em décimo quinto no início da terceira volta, no rabo do primeiro pelotão. Daí em diante o bloco da frente se distanciou enquanto o intermediário se embolava em disputas. Na sexta volta, Burr era décimo terceiro, mas nada estava resolvido pois, a cada trecho, as posições eram alteradas, do primeiro ao último. Do meio para o fim da prova, o piloto chegou a ser o décimo na pista, passando a nono quando faltavam apenas três voltas. Mais uma vez as duas últimas voltas foram de tirar o fôlego e as posições só foram definidas na linha de chegada. Eduardo cruzou a linha na 13ª posição da SBK Junior.
No sábado, o piloto também conquistou o pódio e a 3ª colocação na categoria Yamaha R3 bLU cRU Challenge, disputada simultaneamente com a SBK Junior, com pontuação separada.
Estou muito feliz com esse resultado, meu objetivo era estar no TOP 10, pois os 10 primeiros da corrida 1 largam nessa ordem para a corrida 2. No sábado tivemos uma corrida complicada com bandeira vermelha e relargada. O domingo teve uma pegada intensa do começo ao fim, muitas ultrapassagens em um circuito que ainda estou conhecendo os macetes, mas vamos pra cima com tudo!, comentou Eduardo.
Foi um fim de semana muito positivo. Os testes de pré-temporada foram em condições climáticas difíceis, os pilotos só conseguiram testar praticamente com pneus de chuva. Mas pudemos ver um grande trabalho do time, uma grande evolução. O Meikon trouxe pra gente esse resultado especial, um pódio em sua estreia de Yamaha YZF-R6, apesar de alguns contratempos, ele estava muito focado, positivo e se divertindo muito! O Burr mostrou que está pronto para lutar no primeiro pelotão. Tivemos uma torcida grande de todo o Brasil, recebemos mensagens lindas. Gostaríamos de agradecer muito! Temos um grande trabalho pela frente com os 8 pilotos da Missão78. Hoje já estamos em Aragon para os testes e a primeira etapa do Mundial de SuperBike (World SBK), continuem acompanhando e torcendo, comenta Rebeca Camargo, Missão78.
Os pilotos M78 retornam para a próxima etapa em 23 e 24 de abril, no circuito Ricardo Tormo. O campeonato Espanhol de Superbike (ESBK) terá 7 etapas ao longo de 2022 e retorno marcado para a grande final em Jerez no mês de outubro.
RESULTADOS
Campeonato Espanhol de Superbike (ESBK) 2022
1ª etapa – 31 de março a 3 de abril
Circuito de Jerez de la Frontera – Espanha
(cinco primeiros colocados, corridas 1 e 2)
Supersport NG (domingo)
1 – Aleix Viu #81
2 – Yeray Ruiz #72
3 – Meikon Kawakami #83 AD78 Team Brasil by MS Racing
4 – Guillem Erill #52
5 – Martin Vugrinec #2
Supersport NG (sábado)
1 – Aleix Viu #81
2 – Yeray Ruiz #72
3 – Guillem Erill #52
4 – Eric Fernandez #7
5 – Sander Kroeze #36
22 – Meikon Kawakami #83 AD78 Team Brasil by MS Racing
SBK Junior (domingo)
1 – Julio Garcia #48
2 – Unai Calatayud #55
3 – Antonio Torres #57
4 – Dayron Morillas #56
5 – Jose Manuel Osuna #26
13 – Eduardo Burr #88 AD78 Team Brasil by MS Racing
SBK Junior (sábado)
1 – Julio Garcia #48
2 – Unai Calatayud #55
3 – Ivan Bolaño #71
4 – Jose Manuel Osuna #26
5 – Borja Jimenez #57
9 – Eduardo Burr #88 AD78 Team Brasil by MS Racing
Resultado completo no site da cronometragem oficial crono-jerez.com
Sobre o projeto Missão78: Incita o desenvolvimento da nova geração de talentos do esporte a motor no Brasil, apoiando e investindo na revelação de jovens pilotos, formando ainda, melhores seres humanos para o futuro. Com a experiência de quem atuou de perto nas principais competições brasileiras por mais de 10 anos, Rebeca Camargo em parceria com a AD78 Sports materializaram o sonho de apoiar os iniciantes com a criação do Instituto Missão78, que conta com o apoio, patrocínio e parceria estratégica de: Yamaha Racing Brasil, Playstation, AD78 Sports, Monster Energy, MS Racing, NG Brakes, Gangster, CZ Chainz, Terranew Motos, Tutto Moto e LS2 Capacetes.
FONTE: VGCOM – FOTO: VGCOM – M78 – LzPhotos_Media