A Yamaha Motor Europe tem o prazer de confirmar que o atual campeão mundial de motocross FIM MX2, Maxime Renaux, fará a escalada para a classe MXGP em 2022. O francês de 21 anos se juntará à equipe Monster Energy Yamaha Factory MXGP, onde estará a bordo da YZ450FM no Campeonato Mundial de Motocross pelos próximos dois anos, pelo menos até o final da temporada de 2023.
Renaux está com a Yamaha há mais de uma década e tem trabalhado seu caminho até a pirâmide da Yamaha Racing, desde que era uma jovem estrela em ascensão em uma YZ85.
Em 2015, o jovem talento festejou três vitórias no EMX125 a bordo de uma GYTR equipada com a YZ125 e acabou por ganhar o seu primeiro título mundial com uma vitória impressionante no Campeonato do Mundo Júnior de 125cc em El Molar, Espanha, nesse mesmo ano. Depois que as temporadas de 2016 e 2017 foram marcadas por lesões, o determinado francês entrou na categoria MX2, como um wild card em 2018 e instantaneamente mostrou grande potencial.
Com 18 anos, Renaux completou a sua primeira temporada completa na MX2 em 2019, onde conseguiu conduzir a sua YZ250F ao primeiro pódio a caminho do sétimo lugar da geral na classificação final. No ano seguinte, em 2020, o ás da Yamaha rapidamente se estabeleceu como uma ameaça ao título. Ele acabou terminando em terceiro no Campeonato Mundial MX2 após comemorar sua primeira corrida de Grande Prêmio e vitória geral no MXGP da Itália em Faenza.
Depois de muitas performances notáveis ao longo de seus primeiros dois anos na MX2, Renaux foi convocado para a equipe Monster Energy Yamaha Factory MX2 e melhorou substancialmente sua pilotagem e corrida. Na sua temporada de estreia como piloto Yamaha de ‘fábrica’, o ‘959’ levou a sua YZ250FM a 24 resultados nos três primeiros, 10 vitórias em corridas, 14 pódios e cinco vitórias em Grandes Prémios no seu caminho para a glória do título no 2021 FIM MX2 World Campeonato.
Para 2022, Renaux está pronto para o próximo capítulo e desafio em sua carreira. Depois do Paris Supercross no final de novembro, a estrela francesa subirá para a categoria rainha, onde se juntará aos experientes pilotos MXGP Jeremy Seewer e Glenn Coldenhoff sob o toldo Monster Energy Yamaha Factory MXGP.
Estou muito animado para o novo desafio e o próximo capítulo, para mudar para a MXGP. Eu sei que será um desafio totalmente novo e é a parte mais importante da minha carreira porque, uma vez que você atinge o MXGP, você está no topo, não há classe para seguir em frente. Sinto-me pronto para isso e estou realmente ansioso para tornar esta experiência boa e longa. Testei a moto e já sinto-me muito bem e muito confortável. Já andei com uma 450, por isso não é uma moto nova para mim, mas é a primeira vez com uma YZ450FM de fábrica e já me sinto superpronto para isso, por isso vamos passar o inverno a testar e a desenvolver a moto para me servir da melhor maneira possível, para que estejamos prontos para a próxima temporada. Estou ansioso por tudo. – Maxime Renaux
Estamos muito satisfeitos em receber Maxime na equipe Monster Energy Yamaha Factory MXGP ao lado de Jeremy e Glenn. O MXGP World Championship é extremamente competitivo, mas Maxime tem a velocidade e as habilidades para ter uma temporada de estreia promissora. Ele passou toda a sua carreira dentro da família Yamaha e Maxime é um exemplo da pirâmide Yamaha de sucesso, que se concentra em trazer um piloto das categorias juniores ao pináculo do motocross. Espero uma grande colaboração. – Luis Vosters
Maxime está com a Yamaha desde muito jovem. Ele faz parte da Família Yamaha e está conosco desde que corria com uma 85cc. Ele venceu o Campeonato do Mundo Júnior de 125cc com uma YZ125 e progrediu bem na pirâmide da Yamaha Racing para chegar à equipe Factory MX2 em 2021, onde conquistou o título mundial MX2. Depois de vencer o Campeonato Mundial MX2 este ano, Maxime está pronto para um novo desafio e subir para MXGP. Ele já tem alguma experiência na YZ450F e já ganhou algumas grandes corridas de praia na França. A Yamaha Motor Europe está ansiosa pelo novo desafio com a Maxime e estamos extremamente felizes em continuar com ele por mais dois anos ou mais. Vamos apoiá-lo totalmente em seus primeiros dois anos dentro da classe rainha, onde estamos ansiosos para escrever outro capítulo agradável, desta vez contra as grandes feras do MXGP. – Alexandre Kowalski