Maverick Viñales impõe a sua lei nos treinos do Qatar




Depois de Andrea Dovizioso ter brilhado no primeiro dia de testes oficiais do MotoGP no Qatar, o segundo dia de trabalho na pista qatari viu o grande dominador dos testes anteriormente realizados em Valência, Sepang e Phillip Island, Maverick Viñales, brilhar.

O piloto da Yamaha continua a demonstrar todo o seu talento aos comandos da M1 e foi o mais veloz ao obter o tempo de 1m54.455s, marca que superou a pole position realizada o ano passado por Jorge Lorenzo, então aos comandos de uma Yamaha, e que tinha ficado em 1m54.543s. Contudo o piloto espanhol está ainda a meio segundo do recorde da volta mais rápida de um protótipo de MotoGP à pista de Losail, que está nas mãos de Jorge Lorenzo com o tempo de 1m53.927s.

Num dia onde a Yamaha foi  claramente mais forte do que a concorrência, Valentino Rossi foi segundo a 0.277s do seu companheiro de equipE. Seguiu-se o satélite Jonas Folger, que foi o melhor estreante durante o dia e continua demonstrar uma boa forma no traçado de Losail. O piloto da Tech 3 foi o último homem a entrar no segundo 54, ficando a 0.462s de Viñales.

Pelo segundo dia consecutivo o privado Cal Crutchlow foi o melhor piloto da Honda e desta feita também o primeiro piloto não Yamaha. O impetuoso britânico foi no entanto já mais de meio segundo mais lento do que Maverick Viñales. O top cinco ficou completo com um surpreendente Aleix Espargaró, que demonstrou o bom andamento da Aprilia RS-GP versão 2017.

Já o atual campeão do mundo, Marc Márquez, não foi além da sétima posição num dia não sofreu nenhuma queda ao contrário da véspera. Quanto à Ducati que tão bem costuma rodar em Losail estreou na Desmosedici GP17 uma nova carenagem e teve em Jorge Lorenzo o piloto mais rápido no oitavo lugar e já a uns distantes 0.899s do seu compatriota, Maverick Viñales. Mesmo assim e à semelhança de outras sessões o espanhol voltou ficar atrás de um piloto privado da Ducati, desta feita Álvaro Bautista, depois de no primeiro dia ter sido mais lento do que Karel Abraham

LEIA MAIS:  MOTO-E: Granado tenta corrida de recuperação na Itália

Já Andrea Dovizioso, que na véspera havia sido o mais veloz, não foi além de um modesto 13º lugar com um tempo meio segundo mais lento do que já alcançou nesta mesma pista. O dia do italiano ficou ainda marcado pelo facto de ter rodada com a inovadora carenagem apresentada pela Ducati.

Nota ainda para a Suzuki que continua a desiludir nestes ensaios. Andrea Iannone e o estreante Álex Rins não foram além da 12ª e 17º posições, respectivamente, a mais de um segundo do topo. Por último nota ainda para a KTM que ficou com os seus pilotos (Mika Kallio, Pol Espargaró e Bradley Smith) nas três últimas posições e a mais de dois segundos do primeiro lugar, o que mostra que os homens de Mattighofen têm ainda muito trabalho pela frente no desenvolvimento da RC16.


FONTE: MS