Matthias Walkner, da Red Bull KTM Factory Racing, venceu o Rally Silk Way. Em segundo lugar na quinta e última etapa, Walkner ampliou sua liderança no topo da tabela para reivindicar a vitória da corrida e terminar seis minutos à frente de seu rival mais próximo.
A segunda rodada do Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country 2021 da FIM foi, infelizmente, interrompida no meio do evento devido à situação da pandemia na Mongólia. Reduzida a cinco etapas, com os pilotos repetindo especiais anteriormente disputadas nos dois dias finais, a corrida ainda apresentou um desafio considerável devido ao terreno misto.
A quinta etapa desta terça-feira foi uma repetição do segundo dia do evento. Embora a especial tenha somado 132km, os tempos foram tirados da marca dos 110km, apresentando aos pilotos uma finalização rápida para a prova. O primeiro a entrar na etapa e desfrutando de uma vantagem de quase cinco minutos sobre o segundo colocado, Matthias Walkner ainda avançou com força nas estreitas trilhas da floresta. Com a navegação menos importante na especial cronometrada, o experiente austríaco conseguiu manter um ritmo rápido, mas seguro, no terreno exigente. Ao fazer isso, ele terminou o dia como vice-campeão e aumentou sua liderança na classificação final do evento para seis minutos e 20 segundos.
Combinado com seu segundo lugar na primeira rodada do Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country da FIM – Rally do Cazaquistão – Walkner passa para a liderança da classificação da série com uma vantagem de 21,5 pontos sobre o segundo colocado.
A etapa final aqui foi muito boa de pilotar. Foi igual ao segundo dia, mas em vez de torná-lo mais difícil, parece que os carros e caminhões o prepararam muito bem para nós hoje. Tentei forçar no início, porque sei que a primeira parte da especial é boa para mim nas pistas rápidas. Na floresta, achei que teria que desacelerar um pouco, mas rodei melhor hoje e consegui forçar a etapa inteira. É uma pena que o rally tenha que ser encurtado, mas os organizadores fizeram um ótimo trabalho ao nos dar um evento completo para correr. Ganhar o famoso troféu tigre aqui no Silk Way é incrível, e com a minha vitória aqui, agora também estou liderando o campeonato. Eu não poderia ter pedido um resultado melhor. – Matthias Walkner
Estou muito feliz por voltar ao degrau mais alto de um pódio de rally. É uma grande recompensa para Matthias e toda a equipe que trabalhou muito para isso. A moto tem sido perfeita e teve um desempenho muito bom em todos os diferentes terrenos que vimos aqui no Rally Silk Way. Matthias está liderando o campeonato agora com uma boa vantagem na liderança, então vamos tentar manter esse ímpeto de vitória nas próximas rodadas da série. – Jordi Viladoms – Gerente da Equipe KTM Rally
A próxima vez que a Red Bull KTM Factory Racing estará em ação no Rallye du Maroc, no Marrocos, de 8 a 13 de outubro.
2021 Silk Way Rally – Resultados Provisórios, Quinto Estágio
1. Daniel Sanders (AUS), GASGAS, 1:04:05
2. Matthias Walkner (AUT), KTM, 1:05:21 +1: 16
3. Franco Caimi (ARG), Hero, 1:06:11 +2: 06
4. Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 1:06:54 +2: 49
5. Sebastian Buhler (GER), Hero, 1:06:54 +2: 49
2021 Silk Way Rally – Classificação Provisória do Rally
1. Matthias Walkner (AUT), KTM, 6:19:18
2. Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 6:25:38 +6: 20
3. Franco Caimi (ARG), Hero, 6:25:44 +6: 26
4. Daniel Sanders (AUS), GASGAS, 6:26:37 +7: 19
5. Sebastian Buhler (GER), Hero, 6:29:36 +10: 18
2021 Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country FIM
1. Matthias Walkner (AUT), KTM, 57,5 pontos
2. Skyler Howes (EUA), Husqvarna, 36 pts
3. Daniel Sanders (AUS), GASGAS, 32,5 pontos
4. Franco Caimi (ARG), Hero, 32 pts
5. Adrien Van Beveren (FRA), Yamaha, 31 pts