Marzagão (GO) é palco da final do Campeonato Brasileiro de Enduro 2020




Campeões da temporada serão definidos neste fim de semana (5 e 6/12), com a presença dos principais pilotos do país na modalidade

Está aberta a contagem regressiva para a grande final do Campeonato Brasileiro de Enduro. Com presença dos principais pilotos do país, as disputas marcadas para este fim de semana (5 e 6/12) na cidade de Marzagão, Goiás, irão definir os campeões de 13 categorias – além da classe Enduro GP, que reúne os mais rápidos da competição. O evento irá cumprir rigorosamente os protocolos de prevenção ao coronavírus e os participantes deverão usar máscaras de proteção, manter o distanciamento físico, utilizar álcool em gel e passar por medição de temperatura corporal. O acesso do público não será permitido.

Localizada a 200 quilômetros da capital Goiânia, Marzagão recebe pelo terceiro ano consecutivo uma prova do Brasileiro de Enduro. As disputas serão válidas pela primeira vez como a decisão do campeonato e ainda têm papel beneficente, já que as inscrições incluem a doação de fraldas infantis para ajudar o Natal de pessoal carentes por meio de programa da Secretaria de Assistência Social do município.

Em 2020, a abertura do Brasileiro foi realizada em Itapema (SC) e a competição também passou por Penha (SC), Santa Cruz de Goiás (GO) e Rio Negrinho (SC). Com a programação das finais, que incluem rodada dupla na cidade goiana, o campeonato fechará o ano com 12 etapas realizadas.

O percurso será inédito, mas na mesma região das etapas dos anos anteriores, antecipa Rildo Gonzaga, diretor de prova em Marzagão.

Preparamos um trajeto bem variado, com trechos de areia, subidas, descidas, retas de altas velocidades, curvas com escoras, canaletas e trilhas de gado. O desafio vai exigir muita concentração, para não cometer erros, e preparo físico. O calor é um adversário a mais, segundo a previsão não deve chover, então será muito importante ter atenção com a hidratação, continua Gonzaga.

O percurso da prova soma 31 quilômetros, incluindo três especiais (trechos cronometrados): Cross Teste Honda, com 5km; Enduro Teste Oratório, com 3,5km; e o Enduro Teste Vale da Lua, com 5km. Os pilotos darão três voltas por dia no percurso, sendo que, apenas na última volta, o Cross Teste Honda será cumprido no início e no fim das disputas.

LEIA MAIS:  Gustavo Pellin defende liderança no Gaúcho de Enduro

No sábado, às 16h30, será realizado o Desafio Parts 57 Troca Rápida. O desafio, entre os pilotos de destaque no ranking do Brasileiro, irá premiar quem fizer a troca de pneu mais rápida. A ação é da Borilli em conjuto com a Parts 57, ambas marcas apoiadoras do campeonato.

Títulos em jogo

Estarão em jogo os últimos pontos do ano para as categorias E1, E2, E3, EJ e E4, as quais também valem pela classe Enduro GP, e E230, E35, E40, E45, E50, EAmador, EFeminina e Youth. Na Enduro GP, o mineiro Gabriel Soares, da Honda Racing, defende a liderança – ele também está na ponta da tabela da E2.

Vice-líder da Enduro GP, o companheiro de time Bruno Crivilin está embalado pelas vitórias nas últimas etapas e pelo bronze inédito conquistado no Campeonato Mundial de Enduro 2020 (classe J1). O capixaba é o atual campeão bicampeão brasileiro da Enduro GP e da E1 – cujo atual líder é o catarinense Loandro Anton (equipe Pro Tork / KTM Sacramento). O paulista Vinícius Calafati, da Honda Racing, é o ponteiro da classe E3.

O fluminense Nicolás Rodriguez e o capixaba Tiago Wernersbach, ambos da Honda Edgers Factory Team, aceleram para manter a dianteira nas classes EJ e E4, respectivamente. Já os pilotos Luciano Rocha (classe E230), Aloizio de Assis Filho (E35 – equipe Q4), Adriano de Ávila (E40 – Q4), Luciano Frozi (E45), Levi Tesch (E50 – Lekker), Bárbara Neves (EFeminina – Honda Racing), Fabricio Theiss (EAmador – Pro Tork / KTM Sacramento) e Jean Zandonadi (Youth) são os destaques das demais categorias.

Vale lembrar que as classificações não incluem os descartes permitidos por regulamento, os quais serão aplicados no final do campeonato. As categorias Kids, direcionadas aos novos talentos do esporte, definiram os vencedores da temporada na etapa anterior, em Rio Negrinho (SC). Os campeões foram Vicente Nunes (classe Infantil), Estevão Rangel (Cadete), Frederico Rangel (Juvenil) e, pela categoria Feminina, novidade da competição, Gabriela Azevedo.

LEIA MAIS:  Brasileiro de Enduro FIM - Nielsen Bueno dispara na liderança da Over 35

Inscrições

As inscrições para a prova final do Brasileiro de Enduro 2020 estão abertas e podem ser feitas por meio do site oficial do campeonato até a próxima quarta-feira (2/12): www.brasileirodeenduro.esp.br/inscricao.

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2020 é patrocinado por Honda, copatrocinado por IMS e tem o apoio de MXF Motors, Beta Brasil, Borilli, bLU cRU Yamaha, Airoh Helmet, Motorex, Motul, Edgers, Race Tech, Sig Visual, Parts 57, MR Pro Braces, Tech Ride, DYVA, BMP, Circuit Equipament, Dirt Racing, BMS Racing, Galfer, RTech, All Balls, Wossner, Jeri Adventure Ride, Brasil Moto Tour, Receptivo Itália, AdvenTour Brasil, Freeride Spirit e Planetour Agência de Viagens.

Campeonato Brasileiro de Enduro 2020

5ª prova (final) – Marzagão (GO)

Evento sem acesso do público

Programação 

Sábado (5/12)

08h00 – Abertura da Secretaria de Prova
08h00 – 10h00 – Vistoria técnica e condução das motos ao Parque Fechado
09h30 – Entrega de medalhas aos pilotos do Six Days 2019 Portugal
09h30 – Entrega do Troféu “Marcinho MR-Pro”
09h30 – Briefing na área de largada
10h00 – Largada dos dois primeiros pilotos
16h00 – Término das atividades
16h30 – Desafio Parts 57 Troca Rápida
20h00 – Divulgação dos resultados oficiais

Domingo (6/12)

07h00 – 09h00 – Vistoria Técnica das categorias regionais
09h00 – Largada dos dois primeiros pilotos
09h30 – Previsão de largada das categorias regionais
15h00 – Término das atividades
16h00 – Divulgação dos resultados oficiais
16h30 – Premiação Campeonato Brasileiro 2020
17h30 – Premiação das categorias regionais

* A programação está sujeita a alterações. 


FONTE: Mundo Press – FOTO: ROGÉRIO LEITE/MUNDO PRESS

 


LEIA MAIS:  Eduardo Furtado e Rígor Rico sobem ao pódio na terceira etapa da HEBS