Márquez vence no Texas e Rossi lidera o mundial




De volta às vitórias, Marc Márquez venceu em Austin e Rossi, segundo, passa a liderar o mundial de MotoGP. Pedrosa estava no pódio pela primeira vez desde a vitória no ano passado em Misano. Destaque para o fato de ser a quinta vitória seguida para Márquez no COTA e a nona seguida nos EUA.

Pedrosa consegue o melhor inicio, com Márquez em segundo e Rossi em terceiro após a primeira curva, com Dovizioso por perto.

Lorenzo e Viñales lutavam pelo top cinco, com Zarco bem perto do grupo de líderes. Viñales, Zarco e Lorenzo eram quarto, quinto e sexto. Viñales caiu na curva 18! O líder do mundial encerrava aqui, bem cedo na corrida, o inicio de sonho de temporada.

Logo a seguir foi Abraham a cair e a abandonar a corrida. As Hondas oficiais de fábrica lideravam e ganhavam vantagem, com Pedrosa sólido no primeiro lugar. Rossi era terceiro e Zarco quarto.

Zarco estabelecia a melhor volta até ao momento e colava-se a Rossi, com Pedrosa a ter mais de meio segundo de vantagem sobre Marc Márquez.

Numa pista onde as Honda se dão bem, Miller ‘apertava os calos’ do sétimo, Lorenzo. Zarco entretanto tentava ultrapassar Rossi de forma agressiva mas obriga o italiano a sair de pista!

A manobra não seria concretizada e Rossi até ficava mais perto de Márquez, que por sua vez começava a aproximar-se de Pedrosa.

Na curva sete Márquez ultrapassa Pedrosa e passava a liderar a prova, com Rossi a cerca de um segundo, mais atrás.

Márquez ganhava mais um décimo de Pedrosa e a diferença entre ambos era já de mais de meio segundo.

Nesta fase chegava a confirmação de que Rossi ia ser penalizado em três décimos devido à vantagem por ter seguido por fora após o incidente com Zarco, que o obrigou a cortar a curva por dentro.

LEIA MAIS:  Dezessete pilotos da Moto3 se envolvem em acidente na França

A dez voltas do fim estava assim a classificação:

Sam Lowes caí quando estava em 15.º, posição que seria a sua melhor da carreira na classe.

A sete voltas do fim Márquez estabelece a melhor volta até ao momento, a primeira no segundo 04. Iannone, oitavo, pressiona Lorenzo e espera pelo momento certo para ultrapassar o campeão de 2015.

Rossi estava a três décimos de Pedrosa, que esta já longe de Márquez, que escapara de todos na liderança. Se Rossi acabasse em terceiro assumia a liderança do campeonato.

Márquez rodava no segundo cinco enquanto o resto dos pilotos que o seguia estava no segundo seis.

A duas voltas do fim Rossi passa a segundo, à frente de Pedrosa, mas tinha de acabar três décimos de segundo à frente do espanhol para manter o segundo lugar no final da corrida. Na box da Yamaha ninguém informava Rossi de que tinha uma penalização.

Final da prova com Márquez a vencer a corrida, com Rossi a ser segundo e a passar a liderar o campeonato. Pedrosa fechou o pódio, ele que perdeu terreno no final para Il Dottore.