O piloto espanhol, Campeão do Mundo de MotoGP em título, completa neste sábado 25 anos de idade. Figura incontornável do campeonato, Márquez estreou no Mundial de velocidade aos 15 anos, no Grande Prémio de Portugal de 2008, no circuito do Estoril, aos comandos de uma KTM de 125cc, mas teve de esperar o ano de 2010, aos comandos de uma Derbi, para festejar o primeiro título da carreira, na categoria inferior.
O catalão, natural de Cervera, foi ‘promovido’ à categoria Moto2 no ano seguinte e esteve quase a sagrar-se campeão, terminando no segundo lugar, atrás do alemão Stefan Bradl, mas em 2012 dominou o Mundial de forma incontestada, alcançando o único troféu na classe intermediária.
O ‘salto’ para MotoGP, em 2013, não poderia ter sido mais bem-sucedido: Márquez venceu logo à segunda corrida do ano, o Grande Prémio das Américas, tendo-se tornado o piloto mais jovem a conseguir um triunfo e uma “pole position” em 500cc/MotoGP.
Márquez tornou-se também o primeiro estreante a conquistar o título na categoria rainha, em 35 anos, e continuou a reescrever a história no ano seguinte, ao sagrar-se o mais jovem bicampeão mundial, com 21 anos, após vencer as primeiras 10 provas.
Em 2015, o espanhol não foi além do terceiro lugar, atrás do compatriota Jorge Lorenzo e de Valentino Rossi, mas ressurgiu em em 2016, assegurando a conquista do título quando faltavam disputar ainda três corridas.
Em 2017 o espanhol apenas encerrou a questão na última prova e conquistou o seu quarto título da classe rainha, em apenas cinco temporadas na classe e aos 25 anos de idade prepara-se para lutar em 2018 pelo sétimo título de campeão do Mundo.
FONTE: MOTOSPORT