LUTO: Motovelocidade perde Fausto Gresini




A família da motovelocidade mundial está profundamente triste ao saber do falecimento de Fausto Gresini. Duas vezes Campeão do Mundo nas 125cc e figura-chave no paddock como fundador da Gresini Team a partir de então, o lendário italiano fará muita falta.

Gresini começou a competir no Campeonato do Mundo de 125cc em 1983 e estreou-se com vitória na temporada seguinte. No ano seguinte, ele conquistou mais vitórias e pódios em seu caminho para a coroa pela primeira vez, ao vencer o Campeonato Mundial de 125cc em 1985. Vice-campeão em 1986, o italiano lutou para conseguir 10 vitórias em seu caminho para recuperar a coroa em 1987, consolidando seu lugar na história dos Grandes Prêmios.

Gresini competiu até 1994 e somou 21 vitórias no total, tornando-se um dos pilotos de maior sucesso da sua época nas 125cc. Depois de pendurar seus couros, ele então encontrou um sucesso igual e impressionante ao começar uma carreira do outro lado da parede do pit.

A sua jornada como Diretor Esportivo começou em 1997 e a equipe Gresini conquistou o Campeonato do Mundo pela primeira vez em 2001 com o japonês Daijiro Kato, enquanto os dois dominavam as 250cc juntos. Mais campeonatos vieram em 2010 na Moto2 ™ com Toni Elias e 2018 na Moto3 ™ com Jorge Martin, bem como em 2019, com a equipe ganhando a primeira Copa do Mundo FIM Enel MotoE ™ com Matteo Ferrari. As equipes que levam o seu nome competem nas três classes do Campeonato do Mundo FIM MotoGP ™ em 2021, do MotoGP ™ ao Moto3 ™, bem como no MotoE ™, e continuarão a correr em sua homenagem.

LEIA MAIS:  Granado renova patrocínio às vésperas do embarque para a Europa

A memória de Gresini viverá tanto em suas conquistas na pista quanto em seu legado como fundador e gerente da equipe. A família FIM, MotoGP ™ e Dorna Sports estendem as suas mais profundas condolências a todos aqueles que o lendário italiano deixa para trás; sua família, amigos, colegas, equipes e muito mais, neste momento mais difícil.

Estou profundamente triste com a perda de Fausto. Ele era um grande amigo e gostei muito dele. Tenho acompanhado de perto as notícias sobre o seu estado e tive a sorte de consegui falar com ele mesmo quando estava no hospital. Lamento muito sofrer uma perda como esta no paddock e quero enviar as minhas mais profundas condolências à sua família, amigos e membros da sua equipe. – Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports

Fausto Gresini lutou por muito tempo para vencer este” inimigo invisível “que tirou um de nossos heróis de nós. Aprendi a apreciar Fausto primeiro como piloto e depois como Team Manager, sempre vou sentir falta são as longas “paddock talks” com ele, onde sempre demonstrou ter opiniões muito acertadas mas também ser um dos gestores de equipe mais bem informados, com uma energia e motivação incríveis. Gostaria de expressar aqui as minhas mais profundas condolências à sua família, à sua equipe e amigos, em nome da FIM e em meu nome pessoal. – Presidente da FIM Jorge Viegas


FONTE: FIM – FOTO: DIVULGAÇÃO