LUTO: Morre o belga André Malherbe, três vezes campeão mundial 500cc




Dia triste para o motocross mundial após a notícia da morte de André Malherbe. Atualmente o ex-piloto belga tinha 66 anos.

André Malherbe foi e será uma lenda do motocross. Entre 1973 e 1974 foi campeão europeu de 125cc antes da categoria alcançar o status mundial em 1975, mas nessa altura Malherbe aceitou o desafio de dar o grande salto para a então categoria rainha, as 500cc. Pilotando para a equipe oficial da Honda, Malherbe conquistou três títulos mundiais de 500cc em 1980, 1981 e 1984, conquistando um total de 26 vitórias em Grandes Prêmios e 64 pódios. Ele também foi um pivô para sua nação com três vitórias no Motocross das Nações.

Malherbe se despediu do Mundial de Motocross em 1987, depois que a Honda decidiu não renovar seu contrato. No entanto, ele expandiu seus horizontes, primeiro nas quatro rodas, onde se sagrou campeão francês de F3000, e depois estreando no Rally Dakar (motos) em 1988 com a equipe oficial Yamaha. Infelizmente, o destino o atingiu duramente naquele mesmo ano, já que em uma das etapas pela Argélia, Malherbe sofreu um grave acidente que ocasionou uma dupla fratura na coluna vertebral, perdendo toda a sensibilidade nos braços e nas pernas. Naquela época, ele mal tinha 31 anos.

Malherbe deixa este mundo. No entanto, sua marca no esporte permanecerá como um dos maiores expoentes do motocross.


FONTE: MX1ONBOARD – FOTO: DIVULGAÇÃO



LEIA MAIS:  ON-LINE: Acompanhe a cronometragem da 12ª etapa do mundial de motocross na Indonésia