FOTOS: Laia Sanz a rainha do Dakar




Adicionando outro capítulo surpreendente à sua carreira notável, Laia Sanz da GASGAS Factory Racing completou hoje com sucesso seu 11º Rally Dakar consecutivo. Guardando o seu melhor para o fim ao conquistar o 17º lugar na etapa final, Laia não só encerrou o evento super desafiante a um final emocional e positivo, mas voltou a gravar se nome como uma verdadeira lenda do Dakar.

Estou muito feliz por terminar. Não faz muito tempo que não sabíamos se estaríamos aqui, então subir ao pódio no final, sim, é simplesmente incrível. Com o que vem acontecendo no mundo este ano torna este um pouco rally mais especial. A minha abordagem ao rali funcionou para mim, rodando num ritmo seguro e controlável e queria apenas chegar ao fim. Me senti muito bem depois do dia de descanso, pude puxar um pouco mais e terminei o rally forte. Minha equipe tem sido incrível. Apoiando-me o tempo todo e minha moto estava perfeita durante toda a corrida. Portanto, graças a eles, estou muito feliz por concluir outro Dakar! – disse Laia Sanz

O Rally Dakar 2021 chegou ao fim hoje com uma especial relativamente curta de 200 quilômetros. Partir de Yanbu e chegar à linha de chegada em Jeddah não foi uma etapa fácil. Com obstáculos técnicos desde o início, ele forneceu um último teste exigente para todos os competidores.

Terminar o Dakar deste ano provou ser um desafio para todos os pilotos, incluindo Laia. Com o objetivo de simplesmente completar o rali deste ano, tendo tido muito pouco tempo para se preparar adequadamente para o evento depois de contrair a doença de Lyme no verão passado, a piloto espanhola fez exatamente o que se propôs alcançar. Optando por um ritmo constante durante a semana de abertura, Laia alcançou o dia de descanso no meio da corrida sem grandes erros.

LEIA MAIS:  Varela começa defesa do título com sexto lugar na Rússia

Depois de um dia muito necessário de recuperação e relaxamento relativo, Laia se sentiu muito mais confiante em sua capacidade física para completar o evento. Pegando o ritmo conforme o final do rally se aproximava, a “Rainha do Deserto” conseguiu seu melhor resultado de etapa no último dia de corrida, terminando em 17º lugar. Após um final muito positivo no seu Dakar, Sanz subiu para o 17º lugar na classificação final.

É simplesmente incrível para Laia completar mais um Rally Dakar. Voltando de sua doença no ano passado, nós realmente não sabíamos o que esperar e o plano era levar isso dia após dia. Completando o rali, seu recorde de finalização é agora 11 em uma linha, uma conquista verdadeiramente notável. Este ano foi um Dakar especialmente difícil, um dos mais difíceis durante muito tempo, mas todos os dias ela lutou muito. Estou muito orgulhoso dela pelo que ela conquistou. – Jordi Viladoms – Gerente da Equipe GASGAS Rally

Resultados (provisórios): Rally Dakar 2021, estágio 12
1. Ricky Brabec (Honda) 2:17:02
2. Kevin Benavides (Honda) 2:19:19
3. Matthias Walkner (KTM) 2:21:15
17. Laia Sanz (GASGAS) 2:40:27

Classificação geral provisória (após o estágio 12)
1. Kevin Benavides (Honda) 47:18:14
2. Ricky Brabec (Honda) 47:23:10
3. Sam Sunderland (KTM) 47:34:11
17. Laia Sanz (GASGAS) 51:07:48