O piloto da KTM mais uma etapa da temporada ao conquistar o Grande Prémio de Trentino, a quinta rodada do ano e a primeira em solo europeu. Contudo engane-se que o italiano teve um passeio no circuito de Pietramurata tal como aconteceu na primeira corrida do dia e ontem na bateria de qualificação.
Logo no início da prova, Antonio Cairoli ficou preso na primeira curva e perdeu várias posições, tendo concluído a primeira volta em 15º. Sem baixar os braços e com intenso apoio dos muitos fãs presentes em Pietramurata, Cairoli foi recuperando posições atrás de posições, realizando algumas ultrapassagens espectaculares pelo meio, cruzando a linha da chegada em segundo na última volta, e que permitiu garantir a vitória no evento italiano para delirio dos tifosi.
Assim Tim Gajser, que venceu a segunda bateria, teve de contentar-se com o segundo lugar no Grande Prémio de Trentino ficando a dois pontos da vitória. Apesar da derrota o atual campeão do mundo continua na frente do campeonato com 18 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, que é precisamente Antonio Cairoli.
O pódio ficou completo com um surpreendente Arnaud Tonus, que exibiu-se a um grande nível em Pietramurata. Evgeny Bobryshev, segundo na última bateria, e Gautier Paulin completaram o top cinco, com quatro marcas diferentes: KTM, Honda, Yamaha e Husqvarna.
No campo das desilusões continua Romain Febvre, apenas 13º, e a Suzuki que teve em Kevin Strijbos o melhor representante num modesto 15º lugar.
MX2
Com apenas 16 anos o jovem promissor piloto da KTM conquistou a sua primeira prova do Mundial ao vencer o Grande Prémio de Trentino, quinta prova da temporada e a primeira em solo europeu.
O piloto espanhol terminou o evento empatado em pontos com o seu colega de equipa e vencedor da primeira bateria, Pauls Jonass, mas como Prado dominou por completa a segunda e decisiva bateria, aquela que é utilizada para critérios de desempate, ficou com o primeiro lugar no evento realizado no espetacular circuito de Pietramurata. O pódio ficou completo com Julien Lieber, piloto que ficou no quinto lugar na bateria final.
Em termos de campeonato Pauls Jonass é o novo líder, tendo nove pontos de vantagem sobre o anterior líder, Jeremy Seewer. O piloto da Suzuki não teve vida fácil nestas duas baterias, foi nono na primeira e quarto na seguinte. Nas contas finais do Grande Prémio, Seewer terminou em sexto. Quanto a Jorge Prado segue no sétimo lugar do campeonato.
O Mundial de MXGP prossegue no próximo fim de semana com a realização do Grande Prémio da Europa, em Valkenswaard.