KTM acusa Ducati de ignorar regras: “acham que são mais espertos que todos”




Chefe de time austríaco afirma que regras aerodinâmicas eram claras para todos os construtores e que Ducati as ignorou

O diretor esportivo da KTM na MotoGP, Mike Leitner, afirmou que “a Ducati continua a enganar” no tema aerodinâmico, e que Gigi Dall’Igna “pensa que é mais inteligente que os outros”.

A polêmica se deve a uma asa colocada à frente da roda traseira da Desmosedici durante o GP do Catar, prova de abertura da temporada 2019. O regulamento diz que apêndices aerodinâmicos não podem ser colocados à frente da roda tendo como base a carenagem. Mas a Ducati, alegando que a asa era para arrefecer o pneu traseiro e não gerar downforce, colocou seu apêndice com base na balança.

Mike Leitner argumenta que em dezembro todos os construtores entraram em acordo que a regra aerodinâmica para 2019 era clara, e que a Ducati ignorou o espírito do acordo.

“Em dezembro, um spoiler sob a balança não teria sido permitido. Mas oito dias antes do GP do Catar, de repente, essa peça não tinha funções aerodinâmicas e servia para resfriar o pneu traseiro”, disse Leitner à Speedweek.

“Até uma criança percebe a carga aerodinâmica gerada por uma peça que é instalada sob a balança, e à qual você também insere três barbatanas. Mas Gigi Dall’Igna acha que ele é mais esperto do que todos os outros”, disse Leitner referindo-se ao engenheiro que ocupa o cargo de Diretor Geral da Ducati.

A Ducati também não respeitou outro dos pactos entre as equipes: a contenção do gasto no desenvolvimento aerodinâmico.

“Os custos vão ficar fora de controle. Apenas um dia de trabalho no túnel de vento custa 20 mil euros, e isso não garante que as corridas vão melhorar”, afirma. “Ter mais gastos seria pior para este esporte. A Ducati sempre protesta contra regras que são estáveis, e enquanto outros fabricantes construíram seus protótipos de 2019 com base nas diretrizes acordadas em dezembro. A Ducati ainda continua enganando e persuadindo o diretor técnico da FIM para adotar uma nova versão das regras” , finaliza o responsável pela KTM.


FONTE: MOTORSPORT

LEIA MAIS:  SUPERBIKE: Jonathan Rea, o mais veloz em AIA