KTM 450 SMR supermoto está de volta!




Depois de uma longa pausa, a KTM decidiu trazer de volta um modelo que marcou o auge da marca na Supermoto: a KTM 450 SMR. Resultado de uma preparação meticulosa, a nova versão já se prepara para ser a próxima referência e incorpora na perfeição o espírito “READY TO RACE” que fez a reputação da marca laranja.

Está equipada com o motor de 450 cc que permitiu à KTM 450 SX-F se estabelecer como a rainha do motocross e do supercross. A mais recente tecnologia de 4 tempos desenvolvida pela KTM garante nada menos que 63 HP para um peso de pouco mais de 27 kg. 

Os pilotos da Supermoto esperam excelente sensação e manuseio extremo de sua moto para deslizar sobre o asfalto. Esta é a razão pela qual o motor foi posicionado criteriosamente na KTM 450 SMR a fim de promover a centralização de massa. Sob a cabeça do cilindro SOHC esconde-se um cilindro de alumínio leve (diâmetro de 95 mm) movido por um pistão de 320 g responsável por entregar um torque monstruoso. O virabrequim foi estrategicamente posicionado para melhorar o manuseio da moto. Uma biela ultra sofisticada completa o conjunto. Garantia de confiabilidade,

Para explorar todo o potencial do motor, os engenheiros optaram por uma caixa de câmbio de 5 velocidades PANKL Racing Systems. Este está equipado com um sensor avançado que permite adaptar os mapas do motor a cada relatório. A embreagem anti-drible SUTER é responsável por otimizar a estabilidade da roda traseira, condição essencial para qualquer amador ou profissional ousado.

O quadro da motocicleta é feito de tubos de aço cromo-molibdênio, montados por soldagem automatizada para garantir os mais altos níveis de precisão e qualidade. A rigidez torcional e a flexibilidade do quadro foram especialmente calculadas para permitir que a KTM 450 SMR mostre sua vantagem desde as primeiras voltas na pista.

LEIA MAIS:  Brasileiro de Supermoto 2021 anuncia cidades pré-definidas para a temporada

O comportamento do chassis é particularmente estável em linha reta, o que garante uma excelente aderência e uma aceleração relâmpago. A direção altamente informativa permite mudanças de curso super-rápidas com confiança.

Os garfos ar XACT de 48 mm com tecnologia AER e circuitos de amortecimento separados, projetados pela WP Suspension. O uso de um sistema de amortecimento de pistão flutuante traz uma verdadeira vantagem em termos de desempenho. Leve, compacto e totalmente ajustável, o amortecedor XACT WP fornece a sensação supermoto necessária para aderir ao asfalto e as qualidades de manuseio necessárias para lidar com solavancos com confiança em todos os terrenos. 

A coesão entre a roda traseira (que oferece um curso de 266 mm, contra 285 mm na frente), o sistema de link e a geometria do eixo traseiro é essencial para desfrutar do máximo conforto do usuário e manobrabilidade incomparável.

No lado da frenagem, o KTM 450 SMR conta com uma pinça de freio de 4 pistão radial e um cilindro mestre BREMBO na frente e um disco flutuante de 310 mm na frente e 220 mm na traseira. A dosagem de freio, perfeitamente balanceada e ultraconfiável, promete longas sessões de derrapagem com toda serenidade.

Cada detalhe conta para fazer a diferença na pista. Os engenheiros do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento queriam, portanto, causar uma boa impressão com a KTM 450 SMR. O radiador de alumínio de alta resistência foi projetado usando mecânica de fluidos digital (CFD) para máxima eficiência. 

Sua posição foi calculada para centralizar melhor as massas. O corpo de injeção Keihin de 44 mm garante uma resposta suave do acelerador enquanto o sistema de gerenciamento de motor Keihin altamente sofisticado adapta os mapeamentos do motor, controle de partida e controle de tração para necessidades do piloto. 

LEIA MAIS:  Confira como foi a abertura do Brasileiro de Supermoto

O design específico da caixa do filtro de ar garante a captação vigorosa de que a supermoto precisa. O tanque de combustível de 7 litros permite que você entregue sua paixão por horas. A mangueira de combustível está, além disso, perfeitamente protegida dentro da motocicleta.

Leves e robustas, as rodas especiais supermoto tubeless ALPINA 16.5 / 17, equipadas com pneus slick Bridgestone, estão prontas para serem testadas.