Fim de semana incrível para a Yamaha Ausió Racing Team no GP da Itália, realizado no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola. Kiara Fontanesi conquistou seu sexto título mundial, o segundo consecutivo após ter ganhou no ano passado na França. A italiana não sentiu a pressão de chegar com apenas oito pontos de vantagem sobre Van de Ven, e conseguiu superar cada bateria para confirmar o título.
Na primeira bateria (sábado) , Van de Ven liderou desde o início e Fontanesi, que teve que fazer várias ultrapassagens durante as primeiras voltas começou a acompanhar de perto. Apesar do fato de que em algum momento ela conseguiria se aproximar da líder, ficou incapaz de completar a ultrapassagem. Kiara terminou em segundo e viu a diferença no campeonato ficar reduzida para apenas 5 pontos.
No domingo, Fontanesi não conseguiu assumir a liderança após a largada, ficando com Papenmeier. Mas durou pouco, Van de Ven a alcançou rapidamente e assumiu a liderança. No entanto, o dia era de Fontanesi, que na frente de seus fãs fez um corrida sensacional. Ela ultrapassou Van de Ven com uma grande manobra e venceu a segunda bateria, a mais valiosa de todas, ganhando o título mundial WMX com 8 pontos sobre Van de Ven.
Com este título Kiara Fontanesi esta em terceiro lugar no ranking de pilotos com mais títulos mundiais, agora tem 6, apenas superado por Everts e Cairoli. Para a Yamaha Ausió, foi uma grande experiência fazer parte do caminho de Fontanesi para a glória.