Júlio “Bissinho” quer ampliar domínio na classe Brasil – CRF 230cc do Rally dos Sertões




Pelo quarto ano seguido, o Rally dos Sertões contará com a categoria especial Brasil – CRF 230cc. A classe especialmente destinada a pilotos que competem com a motocicleta Honda CRF 230F, modelo nacional que popularizou o esporte off-road em todo o país, é considerada a porta de entrada para o evento. O paulista Júlio “Bissinho” Zavatti, da Honda Racing, venceu todas as disputas e está de olho no tetracampeonato pela categoria. A largada do 26º Rally dos Sertões está marcada para este sábado (18), em Goiânia (GO).

Após 3.601 quilômetros de desafios, incluindo 2.059 de especiais (trechos cronometrados), a prova termina no próximo dia 25 em Fortaleza (CE). O roteiro também inclui passagem pelos Estados da Bahia e do Piauí. Bissinho quer ampliar o domínio na classe Brasil – CRF 230cc e, de quebra, conquistar lugar de destaque na classificação geral das motocicletas. No ano passado, ele cravou o quarto lugar das motos a bordo da versátil Honda CRF 230F – depois de ficar em sexto nas disputas de 2016 e em nono em 2015.

“Pelos resultados, é possível notar a minha evolução no Rally dos Sertões. É um grande feito para mim e para a Honda CRF 230F brigar de igual para igual com as motos importadas e de maior cilindrada. A felicidade é grande em competir e alcançar mais resultados importantes”, declarou Bissinho.

“A motocicleta é mais leve e muito prazerosa de pilotar em qualquer tipo de terreno, qualquer tipo de prova. Eu me sinto muito bem com ela e por representar a equipe Honda Racing no Rally dos Sertões, pretendo acelerar a CRF 230F por muito tempo ainda”, acrescentou. Bissinho também destacou as qualidades do modelo nacional assinado pela Honda nos trechos mais travados.

“Nos trechos mais difíceis do rali, a moto se sai muito bem porque é leve e tem um torque de motor bem mais fácil de dominar do que o de um equipamento de alta cilindrada. A CRF 230F encara qualquer desafio, principalmente os pontos mais técnicos do percurso, onde não basta apenas acelerar. Desta forma, é possível ganhar tempo e conseguir subir posições na classificação geral”, ensinou.

Além da divisão exclusiva para o modelo nacional da Honda, Bissinho compete no Sertões pela categoria Rally Brasil, que reúne os pilotos com motocicletas fabricadas no país. A prova também vale como as etapas finais do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2018, no qual o piloto da Honda Racing está invicto e lidera com folga as disputas da Rally Brasil.

LEIA MAIS:  Dobradinha da Honda na quarta etapa do Rally dos Sertões com Jean Azevedo em primeiro e Gregorio Caselani na segunda posição

A equipe Honda Racing de Rally conta com o patrocínio da Honda, Michelin, Mobil, D.I.D correntes, Edgers, BRC, Race Tech e Alex Design.

Roteiro do Rally dos Sertões 2018:

1ª Etapa – Domingo (19/08) Goiânia (GO) – Formosa (GO)
Deslocamento Inicial – 245 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 315 km
Deslocamento Final – 126 km Total do dia: 686 km

2ª Etapa – Segunda-feira (20/08) Formosa (GO) – Posse (GO)
Deslocamento Inicial – 29 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 307 km
Deslocamento Final – 47 km
Total do dia: 383 km

3ª Etapa – Terça-feira (21/08)
Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento Inicial – 24 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 255 km
Deslocamento Final – 71 km
Total do dia: 350 km

4ª Etapa – Quarta-feira (22/08)
Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA) – ETAPA MARATONA
Deslocamento Inicial – 123km
Trecho Especial (Cronometrado) – 355 km
Deslocamento Final – 0 km Total do dia: 478 km

5ª Etapa – Quinta-feira (23/08)
Barra (BA) – São Raimundo Nonato (PI)
Deslocamento Inicial – 0 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 401 km
Deslocamento Final – 45km
Total do dia: 446 km

6ª Etapa – Sexta-feira (24/08)
São Raimundo Nonato (PI) – Juazeiro do Norte (CE)
Deslocamento Inicial – 39 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 226 km
Deslocamento Final – 337 km
Total do dia: 602 km

7ª Etapa – Sábado (25/08)
Juazeiro do Norte (CE) – Fortaleza (CE)
Deslocamento Inicial – 168 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 200 km
Deslocamento Final – 288 km
Total do dia: 656 km

LEIA MAIS:  Brasileiros vencem nona etapa e sobem para o terceiro lugar da categoria para UTVs do Rally Dakar

TOTAL DA PROVA: 3.601 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.059 km


FONTE: Mundo Press – FOTO: GUSTAVO EPIFÂNIO