Juliano Meira brilha no Rally Terra Verde e garante título brasileiro




Em seu primeiro ano no rally Baja, piloto de Sorocaba foi o mais rápido na geral do domingo. Ele deixou para trás adversários experientes e se tornou o melhor do país na categoria UTV 2

Primeiro ano competindo nas provas de rally Baja e, de cara, conquista o título brasileiro na categoria UTV 2: essa foi a façanha do piloto Juliano Meira, confirmada no último final de semana (03 e 04 de dezembro) no Rally Terra Verde, em São Carlos (SP). O evento foi válido pelas 15ª e 16ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, encerrando assim a temporada 2022.

Juliano Meira se coloca entre os principais nomes do rally Baja nacional (Virginio Cruz/PhotoAction)

Ainda, com direito à cereja do bolo, na etapa de domingo o piloto de Sorocaba foi o mais rápido na geral dos UTVs. No acumulado da disputa, fechou com a segunda posição entre os mais de 30 inscritos.

Um desafio e tanto

O trecho cronometrado teve 65 quilômetros e foi percorrido por quatro vezes (totalizando 270 quilômetros nos dois dias do Rally Terra Verde). E se o percurso já era desafiador por si só (caminhos entre canaviais, com muitos saltos e curvas de nível), a chuva se encarregou de tornar tudo ainda mais difícil. O piso bom deu lugar em alguns momentos a lama e as poças, mudando completamente as condições de aderência. O que premiou a capacidade de adaptação dos pilotos que, no rally Baja, não utilizam planilha ou navegador e quem está no volante tem que lidar sozinho com o que vem pela frente.

No sábado eu fui mais cauteloso para não errar e me aproximar da vitória no campeonato. Com a vantagem que eu tinha na pontuação acumulada, pude andar mais solto no domingo e arriscar um pouco mais, especialmente na volta com a chuva, detalhou Meira, sobre a estratégia utilizada para confirmar o título da UTV 2. Ele representa a One Rally Team.

A chuva veio forte na reta final da competição, mas nem por isso, os participantes aliviaram na aceleração e demonstraram muita dedicação e coragem na busca do melhor tempo – afinal, tratava-se da última e decisiva fase do campeonato.

Em alguns momentos, eu não enxergava nada. A referência que eu tinha da passagem anterior já não valia mais; o terreno estava totalmente diferente e escorregou demais. Mas atingi o meu objetivo, que era o título brasileiro da categoria e, ainda, o vice no ranking geral da temporada, declarou o piloto, que valoriza. Um resultado excepcional para quem está começando no esporte, contra adversários bem mais experientes e diversas conquistas no currículo. Em 2023 tem mais, encerrou Meira.

Siga o Juliano no Instagram: @pilotojulianomeira

LEIA MAIS:  Gabriel Soares e Martin Duplessis fecham Prólogo do Rally Jalapão no top 5 na geral das motos

O piloto Juliano Meira tem patrocínio de One Rally Team, Casarini, Master Bus, New Millen, Tempermax, Cobrecom e Thunder Drink.


FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS – FOTO: Virginio Cruz/PhotoAction