Josep Garcia retorna ao mundial de enduro




Josep Garcia cresceu andando de moto. Começando com motocross, o espanhol até passou uma temporada correndo no Red Bull Rookies Cup antes de se decidir pelo enduro. Após o sucesso no Campeonato Espanhol de Enduro, Josep venceu o Campeonato Mundial de Enduro2 em 2017.

Em 2018, Garcia permaneceu com a equipe Red Bull KTM, competindo no então recém-formada World Enduro Super Series. Com grande parte do campeonato consistindo em eventos de hard enduro, Josep aceitou o desafio, destacando-se em muitos eventos enquanto também enfrentava especialistas na modalidade.

O três vezes vencedor da classe Enduro1 do ISDE se concentrou na tarefa e, sem dúvida, melhorou sua técnica de pilotagem, concluindo a temporada inaugural do World Enduro Super Series com um quarto lugar altamente recomendável. Continuando a trabalhar duro, a dedicação de Josep valeu a pena e, no final do World Enduro Super Series 2019, ele conquistou um impressionante segundo lugar após a difícil temporada de sete rodadas.

Devido à pandemia global, a temporada 2020 do WESS Enduro World Championship foi cancelada, mas competindo em sua KTM 350 EXC-F, Josep correu seu campeonato nacional de enduro, onde conquistou os títulos da E2 e do geral. As corridas Wildcard nas duas rodadas finais do 2020 FIM Enduro World Championship terminaram com desempenhos ultra competitivos e duas vitórias em dois dias.

Agora, armado com um conjunto maior de habilidades devido em parte às suas experiências no hard enduro, e com o apoio total da fábrica, Garcia retornará ao Campeonato Mundial de Enduro da FIM em 2021 ansioso para reivindicar um segundo título mundial, bem como competir em alguns eventos selecionado de hard enduro.

LEIA MAIS:  Biguaçu, em Santa Catarina, recebeu a 2ª prova do Brasileiro de Enduro

O Campeonato Mundial FIM de Enduro 2021 terá seis rodadas e está programado para começar com o GP de Portugal nos dias 18 e 20 de junho. A série então segue para a Itália no final daquele mês, antes de viajar para a Estônia e a Suécia em julho. Uma pausa de dois meses é seguida pelas duas rodadas finais – Alemanha e França – ambas realizadas em outubro.

Estou realmente ansioso para este próximo capítulo da minha carreira. Fazer parte da World Enduro Super Series nos últimos três anos tem sido ótimo, ganhei muita confiança e experiência. Ajudou-me a crescer como piloto e estou muito feliz com o que conquistei. Voltar ao Campeonato Mundial de Enduro FIM com a KTM, lutar por um título nessa série novamente, é um desafio que estou muito feliz em aceitar. Vou me concentrar no Campeonato Mundial de Enduro FIM, no Campeonato Espanhol de Enduro e em alguns eventos do Campeonato Mundial de hard Enduro, se os dois campeonatos mundiais estiverem bem alinhados. O objetivo é lutar pelo título do EnduroGP e na classe E2 em todos os campeonatos que participo. Meu objetivo sempre foi vencer, então vou lutar muito e dar tudo de mim para isso. Correr as últimas rodadas do campeonato em 2020 e ser capaz de vencer dois dias tirou um pouco da pressão dos meus ombros. Sabemos que temos o nível para estar lá e sabemos em que áreas temos que melhorar. Também sei que tenho uma ótima moto com a KTM 350 EXC-F – uma moto com a qual tenho corrido na temporada passada e com a qual me sinto muito confortável. Agora temos que continuar trabalhando, nos preparar para a temporada, seguir a estratégia e fazer o melhor que pudermos. – Josep Garcia

Estamos entusiasmados em ver o WESS Enduro World Championship começar seu próximo capítulo com a introdução do FIM Hard Enduro World Championship, que ainda incorpora uma variedade de estilos de eventos e mantém o espírito do WESS com alguns dos eventos de enduro mais icônicos globalmente em seu calendário. Gostamos dos desafios que nossas motos, equipe e pilotos enfrentaram ao competir no WESS e continuamos a estar comprometidos com esta série conforme ela avança em 2021. No entanto, um grande e um ponto importante para nós são as mudanças que estão sendo feitas no Campeonato Mundial de Enduro da FIM. Achamos que é o momento certo para voltar a competir nesta série e estamos ansiosos para ver o rumo que ela tomará sob uma nova gestão. Josep é a escolha óbvia para competir neste campeonato e temos fome de sucesso juntos. – Robert Jonas – Vice-presidente da KTM Motorsports Offroad


LEIA MAIS:  Pro Tork no pódio da terceira etapa do Brasileiro de Enduro FIM