Jonathan Rea e Kawasaki: a parceria de maior sucesso já vista no World Superbike

Foto: VGCOM - KAWASAKI - MARCOS CARMONA



Seis vezes Campeão do Mundo com a Kawasaki, craque norte-irlandês – que visitou o Brasil em 2022 – se tornou o piloto com mais títulos e vitórias de todos os tempos

O fim de uma era, Jonathan Rea encerrou neste fim de semana – Espanha – sua última rodada junto ao Kawasaki Racing Team WorldSBK. Uma parceria que, desde 2015, marcou para sempre o Mundial de Superbike e deixará saudade aos fãs do esporte em todo o mundo. 

Rea conquistou todos os seus títulos com a Kawasaki, aos 36 anos, soma 119 vitórias, 104 com a Kawasaki, um recorde na categoria em nove temporadas. Números jamais vistos no mais exigente campeonato com motos de produção em série, Rea e Kawasaki, fizeram história. 

Quando anunciado ao final de 2014, instantaneamente Rea se tornou um dos favoritos ao sucesso e à briga pelo título, e não decepcionou. Naquele ano de estreia na Kawasaki, conquistou o título mundial 2015 em Jerez de la Frontera à duas rodadas antes do fim da temporada. Com isso nasceu a era Rea. 

Uma ZX-10RR atualizada manteve o norte-irlandês no topo em 2016, até 2020, conquistando seis campeonatos surpreendentes para assinar seu nome como o maior de todos os tempos no que diz respeito a números. 

Quero agradecer a todos da Kawasaki Motors Company e na KRT por acreditarem em mim e por darem a oportunidade de provar o meu valor ao mais alto nível. Aprendi e cresci muito como pessoa e piloto desde o primeiro dia em que joguei minha perna sobre a Ninja ZX-10R em 2015. Ganhar seis Campeonatos Mundiais de SBK consecutivos será sempre o destaque mais óbvio do meu tempo com a Kawasaki; também serão as lembranças incríveis, as lições de vida e as risadas que levarei comigo para o futuro. E, com certeza, é nossa missão terminar a temporada 2023 com a força e o comprometimento que sempre demonstramos. Agora, olhando para trás em nossa jornada, fico orgulhoso da alegria e felicidade que trouxemos aos fãs e proprietários da Kawasaki em todo o mundo. Isto não é um adeus, porque você não se despede da família, mas é simplesmente o fim deste capítulo incrível, diz Rea.  

O Team Manager do KRT, Guim Roda, acrescentou:

Tanto na vida como nas corridas, as prioridades definem o caminho a seguir. Estou muito feliz e orgulhoso que durante esses nove anos Jonny tenha definido suas prioridades com a KRT e nos proporcionado tantos sucessos. Considero eu, nossa equipe, a Kawasaki e todos os nossos fãs em todo o mundo, privilegiados por ter feito parte desta jornada. Qualquer que seja a direção que ele tome no futuro, espero que ele possa continuar a crescer como piloto. A tarefa que temos agora é terminar a temporada de 2023 da melhor maneira possível, com as ferramentas que conseguimos forjar este ano. Como sempre, continuaremos buscando melhorias. A KRT está empenhada em dar um bom show com Johnny durante suas últimas corridas na formidável e impressionante Ninja ZX-10RR.

Jonathan Rea segue para o time Yamaha em 2024. 

LEIA MAIS:  Granado melhora recorde de Barcelona em 0s5 em segundo dia de teste

 UM CAPÍTULO À PARTE: – Bem-vindo, Rea! – Kawasaki Brasil celebra evento com o craque junto aos fãs brasileiros e mídia 

Num esforço sem precedentes, a Kawasaki do Brasil tem o orgulho de ter trazido Rea ao país em 2022. Em São Paulo, os fãs da marca puderam interagir e conversar pessoalmente com Rea, ganhar brindes, fotos e autógrafos. Os eventos aconteceram em outubro de 2022, no Hotel Pullmann em Guarulhos – SP, numa coletiva sem igual no segmento seguido por jantar. No dia seguinte, um Trackday incrível no Autódromo da Capuava com o astro norte-irlandês. 

No primeiro dia de evento, jornalistas, influencers, fãs da marca e público inscrito, puderam tirar dúvidas presencialmente ou de forma virtual enquanto acontecia a Live em tempo real, atualmente disponível no canal do YouTube, Kawasaki Motores do Brasil. No segundo dia, todos puderam presenciar o piloto junto acelerar com o piloto Leandro Mello, a nova ZX-10R na pista. Rea chegou em grande estilo, de helicóptero e pode compartilhar um dia inesquecível com os concessionários e fãs brasileiros. 

Para nós da Kawasaki Motores do Brasil, trazer o Jonathan Rea ao país pela primeira vez foi um sonho realizado. Havíamos nos conhecido pessoalmente em 2018 durante o GP da Holanda e, desde então, trazê-lo junto ao nosso público amante da Kawasaki no Brasil se tornou uma missão para nós. 

Não só pelos suas conquistas nas pistas, mas Johnny sempre se mostrou extremamente feliz por estar ao lado dos fãs, como piloto e como pessoa é um grande exemplo de campeão fora das pistas também. 

Durante os dias em que esteve no Brasil, Johnny foi mais que um parceiro para nós, se tornou um amigo de verdade. Os eventos o trouxeram para mais perto do público e todos puderam conhecê-lo pessoalmente e ouvir parte desta trajetória incrível junto à Kawasaki no Mundial de Superbike. 

Foram milhares de fotos, brindes e centenas de autógrafos, algo que queríamos proporcionar para os fãs da Kawasaki e conseguimos, sua breve passagem em dois dias de eventos por aqui, foi inesquecível.” Comemora Sonia Harue, diretora Comercial e Marketing da Kawasaki no Brasil.   

A Kawasaki Motores do Brasil deseja tudo o que vida pode proporcionar de melhor à Jonathan Rea e família e agradece muito à memorável, sensacional e carinhosa presença nos eventos e, com nosso público em nosso país.  

  • Cheers, Johnny! 
LEIA MAIS:  Com três brasileiros no grid, Mundial de Superbike SSP300 chega à 5ª etapa

 Jonathan Rea e Kawasaki: 

270 corridas no Mundial de Superbike de 2015 a 2023 e suas conquistas:  

06 – Títulos Mundiais: 2015 Kawasaki ZX-10R – 2016 Kawasaki ZX-10RR – 2017 Kawasaki ZX-10RR – 2018 Kawasaki ZX-10RR – 2019 Kawasaki ZX-10RR – 2020 Kawasaki ZX-10RR (Recorde) 

01 – Vice-campeonato: 2021 Kawasaki ZX-10RR 

104 – Vitórias com a Kawasaki de 119 conquistas (Recorde) 

221 – Pódios de 273 corridas disputadas com a Kawasaki 

39 – Pole-position com a Kawasaki 

93 – Melhores voltas com a Kawasaki 


FONTE: VGCOM