João Carneiro vai ao pódio na estreia da categoria principal do SuperBike Brasil




Piloto é quarto colocado na prova da SuperBike Pro com a motocicleta CBR 1000RR-R Fireblade SP; Juninho Moreira (Copa Pro Honda CBR 650R) e Enzo Ximenes (Honda Jr Cup) comemoram vitórias em Interlagos

João Carneiro estreou com pódio na categoria principal do SuperBike Brasil, a SuperBike Pro, neste domingo (26/2), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O piloto da equipe satélite Honda foi o quarto colocado na corrida de abertura da temporada 2023 com a motocicleta CBR 1000RR-R Fireblade SP. Juninho Moreira conquistou sua primeira vitória na Copa Pro Honda CBR 650R, enquanto Enzo Ximenes foi o mais rápido da Honda Jr Cup.

Atual bicampeão da Copa Pro Honda CBR 650R, João Carneiro compôs o grid da classe SuperBike Pro pela primeira vez. Da sexta posição, ele fez uma largada forte e chegou perto do terceiro lugar. Manteve a concentração e o ritmo até o final, confirmando um dos cinco lugares disponíveis no pódio da principal categoria.

Eu nunca tinha corrido de mil cilindradas e o contato com a moto foi recente. Fiquei bem contente, a moto é muito boa e tem uma ciclística perfeita, consegui me adaptar rápido. A classe SuperBike Pro é totalmente diferente. Andei bem e colhi alguns pontos importantes, porque o campeonato é o que vale. Me senti à vontade na pista e fiz uma largada espetacular. Estou muito feliz, vou trabalhar mais para continuar evoluindo. Agradeço a todos do time, eles deixaram a moto perfeita para mim, declara João Carneiro.

Pelo segundo ano na SuperBike Pro, Guilherme Brito largou da pole position, mas sofreu uma queda que o tirou da prova na primeira volta, enquanto liderava a corrida. Ele também defende a nova equipe satélite Honda e compete com a CBR 1000RR-R Fireblade SP.

Fiz uma boa largada, estava muito confiante e consegui fazer uma ultrapassagem por fora na primeira curva. Coloquei bom ritmo na primeira volta, já tinha aberto quase um segundo, mas perdi o controle da frente da moto. Foi um pouco de excesso de confiança, estava me sentindo muito bem com a moto, mas acabei passando do ponto. A equipe fez um ótimo trabalho no fim de semana, a moto estava perfeita. Agora vou trabalhar e me fortalecer para a próxima etapa, explica Brito, que foi campeão da primeira edição da Copa Pro Honda CBR 650R, em 2020.

Além dos títulos da Copa Pro Honda CBR 650R, Guilherme Brito e João Carneiro vieram da categoria Honda Jr Cup, mostrando a importância do trabalho de formação realizado nas categorias monomarca da fábrica japonesa. O time satélite Honda na classe SuperBike Pro é patrocinado por fluidos e lubrificantes Pro Honda, Seguros Honda e DID Correntes.

LEIA MAIS:  Meikon Kawakami coloca a Yamaha no pódio na estreia do Espanhol de Superbike

Categorias monomarca Honda

As categorias monomarca Honda movimentaram a programação do SuperBike Brasil. A Honda Jr Cup foi a primeira corrida do dia e deu show na pista. Enzo Ximenes levou a bandeira quadriculada, começando o campeonato na liderança. Direcionada a jovens de oito a 16 anos com a moto Honda CG 160 Titan, a categoria-escola está em sua 11ª temporada.

Foi uma corrida bem disputada até a sexta volta, aí consegui abrir uma vantagem. Estou muito feliz por isso, de começar o campeonato ganhando. Vou me preparar mais para ser campeão esse ano, promete Ximenes.

Pela Copa Pro Honda CBR 650R, criada em 2020, Juninho Moreira foi o mais rápido.

Eu não esperava vencer a corrida, dei o meu melhor e foi tudo certo. Comecei a competir no meio do ano passado na Copa Pro Honda CBR 650R, foi a minha primeira vitória na categoria. Eu já gostava da moto, agora que ganhei, fiquei apaixonado por ela. É fácil de pilotar, avalia.

A classe teve presença feminina no pódio, com Raquel Vaz, de Brasília, em terceiro lugar.

O objetivo na corrida era me divertir. Larguei da nona posição e consegui terminar em terceiro lugar, estou muito feliz com o resultado. Quero agradecer ao Adilson Kajuru, que me deu essa oportunidade, e ao meu pai. A moto é maravilhosa e espero continuar andando na categoria, conclui a competidora, que no ano passado também subiu no pódio da Copa Pro Honda CBR 650R, quando ficou em segundo lugar na etapa de Goiânia (GO).

Lucas Bessa foi o ganhador da subcategoria Light, enquanto Alexandre Colorado venceu pela Master. A segunda etapa do SuperBike Brasil está marcada para os dias 8 e 9 de abril, novamente em Interlagos.

LEIA MAIS:  MOTOGP: Quartararo vence no dramático GP da Catalunha

1ª etapa do SuperBike Brasil 2023

Local: Autódromo de Interlagos (SP)   Resultados extraoficiais (três primeiros)

SuperBike / Categoria SuperBike Pro 1 – #3 – Ramiro Gandola 2 – #41 – Maxi Gerardo 3 – #53 – Leo Tamburro 4 – #14 – João Carneiro – Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Pro 1 – #84 – Juninho Moreira 2 – #27 – Alexandre Colorado  3 – #9 – Raquel Vaz

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Light 1 – #111 – Lucas Bessa  2 – #22 – Alex Fernandes  3 – #333 – Cleber Araujo

Copa Pro Honda CBR 650R / categoria Master 1 – #27 – Alexandre Colorado 2 – #92 – Nelmer Zaffalon

Honda Jr Cup (motos Honda CG 160 Titan) 1 – #12 – Enzo Ximenes 2 – #9 – Leo Marques  3 – #96 – Miguel Garcia


FONTE: Mundo Press – FOTO: Idário Café/Mundo Press