Joan Barreda vence a quinta etapa do Dakar




Está encerrada para as motos a quinta etapa do Dakar de 2018, a última realizada na sua totalidade no Perú, país de onde iniciou a 40ª edição do maior evento off-road do mundo. Hoje os pilotos tiveram pela frente 266 km cronometrados, novamente com muita areia, numa jornada que liga San Juan de Marcona a Arequipa.

No final a vitória ficou nas mãos de Joan Barreda Bort (Honda), que assim garantiu a segunda vitória em etapas neste Dakar. O piloto da Honda, que já havia prometido que iria atacar hoje, imprimiu um ritmo forte desde o início e não deu qualquer chance aos seus rivais. Nova demonstração de força por parte do espanhol que recuperou tempo importante na corrida.

No segundo posto ficou o melhor homem da KTM, Matthias Walkner. O piloto austríaco, que após o abandono de Sam Sunderland lidera o time da KTM, realizou uma etapa consistente apesar de ter ficado a 10m26s de Joan Barreda.

Kevin Benavides, que subiu para segundo e reduziu parte da diferença para primeiro classificado da corrida, Adrien Van Beveren. Durante a etapa chegou a pensar-se que o piloto argentino iria vencer o piloto da Yamaha, mas a verdade é que Van Beveren segurou a liderança por 1 minuto.

Quem também perdeu muito tempo foi o seu colega, Xavier de Soultrait, Segundo na etapa de ontem, hoje Soultrait perdeu 14m43s para o líder da prova. Dia de menor alegria na Yamaha, depois de ontem ter alcançado uma saborosa dobradinha. Nota ainda para outro piloto da Yamaha, no caso Franco Caimi. O piloto argentino sofreu uma queda logo o início da etapa, que danificou a sua moto, e  irá provocar um grande atraso na classificação geral, onde era oitavo na largada da etapa.

LEIA MAIS:  Ricky Brabec (Honda) continua líder do Dakar

Já Pablo Quintanilla viveu também um dia para esquecer. Segundo da classificação geral, o piloto da Husqvarna perdeu 28m52s para Joan Barreda, sem que se saiba ainda o motivo que provocou tal atraso. Assim o piloto chileno irá cair na geral, onde é um dos grandes favoritos à vitória.

CONFIRA OS 10 MELHORES DE HOJE

ACUMULADO APÓS 5 ETAPAS