Jirios Abboud e Michel Velludo garantem título antecipado no Motovelocidade




O Autódromo de Goiânia conheceu neste domingo (9/9) os dois primeiros campeões brasileiros de motovelocidade 2018. Jirios Abboud e Michel Velludo foram os mais rápidos do dia nas categorias SBK Master e Super Sport 600cc, respectivamente, e faturaram o troféu uma etapa antes da temporada chegar ao fim. Num calor de mais de 30ºC e com boa presença do público, o dia também encaminhou outros favoritos ao título nacional e marcou a 2ª etapa do Goiás Superbike.
Piloto Michell Veludo garante título de campeão brasileiro de motocelocidade pela Super Sport 600cc. Crédito: Fábio César
Mineiro, Jirios celebrou sua conquista demonstrando carinho e respeito pela terra goiana.
“Aqui só me dá alegria e sorte. No início eu tinha até medo de correr, pelas curvas perigosas, mas hoje estou gostando”, disse. Descendente de libanês, o veterano explicou sua estratégia de corrida. “Meu foco era o Nestore [2º colocado]. Precisava ganhar dele para garantir o título antecipado. Então fiquei o tempo todo vigiando”, afirmou o agora bicampeão brasileiro, que tem 58 anos.
Jirios vence pela categoria SBK Master e leva título neste domingo. Crédito: Fábio César
Já Michel Velludo, que é de Ribeirão Preto, conquistou o título na categoria Super Sport 600cc. Além de cruzar primeiro a linha de chegada, ele contou com o revés de Antônio Carlos, o único que poderia alcançá-lo na classificação geral. Antônio teve problema mecânico e acabou não disputando a prova deste domingo, em Goiânia, deixando o espaço livre para Velludo somar pontos suficientes para se sagrar campeão antecipado do Brasileiro.
Pela categoria principal, a Superbike, Danilo Lewis foi o mais rápido do dia. O paulista é outro piloto apaixonado por Goiânia e afirma se sentir em casa correndo aqui. Para ele, a maior dificuldade do dia foi o calor. No asfalto, a sensação térmica era de 60ºC.
“Na largada a gente já está suando. Sobe a temperatura do motor e dos pneus, o desgaste aumenta. Então é sempre um desafio. Logo no início consegui certa distância dos adversários,  achei melhor não arrisca mais”, analisou o piloto, que está muito perto de conquistar o título nacional.
Outro piloto que já está com a vida encaminhada rumo ao título é Josué Ferreira, o Buchecha. Aos 54 anos, ele venceu a prova da 300cc Master e agora só precisa se manter entre os 10 primeiros na próxima etapa do Brasileiro para ser o campeão.
“Conquistei hoje minha 21ª vitória consecutiva, com muito orgulho. Me profissionalizei tarde, aos 41 anos, e apesar disso estou conseguindo garantir excelentes resultados”, celebrou o piloto, que representa Goiás no cenário nacional.
Na categoria Sport 300cc, Bruno Cesar, de Brasília, venceu a prova em Goiânia. Já as categorias que são exclusivas do Goiás Superbike tiveram como vencedores: Caíque Lanna, de 13 anos, pela 300cc Light; Vigmar Cardoso, pela SBK Light; e Wesley dos Reis, pela 150cc.
Presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG), Roberto Boettcher destacou a boa presença do público no autódromo em plena reta final de feriado prolongado.
“Os torcedores encheram a arquibancada, movimentaram os boxes e também marcaram presença na estrutura que montamos perto da curva ‘S’. Tinha gente em todos os cantos do autódromo prestigiando o evento”, celebrou.
O calendário oficial do Goiás Superbike terá nova corrida no mês que vem. A 3ª etapa da competição estadual será realizada no dia 21 de outubro. Já o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade chega à reta final no dia 4 de novembro, em Curvelo (MG), quando ocorre a 5ª e última etapa da temporada 2018.
O Goiás Superbike é realizado pela FMG, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), e tem como patrocinadores/parceiros: Mobil Super Moto, Ducati Champion, Saga Triumph, Indian, Medcomerce, Umuarama KTM, Umuarama Harley Davidson, Saga BMW Motorrad, MR Motos, Moto Aires, Belcar Motos Yamaha, Seduce, ProEsporte e Detran/Balada Responsável.
Confira os primeiros colocados de cada categoria disputada neste domingo:
Superbike (BR e GO)
1º Danilo Lewis
2º Ian Testa
3º Gabriel Zampollo
SBK Light (GO)
1º Vigmar Cardoso
2º Marco Shelton
3º Pedro Henrique
SBK Master (BR e GO)
1º Jirios Abboud
2º Nestore Guarino
3º João Ricardo Reis
Super Sport 600cc (BR e GO)
1º Michel Velludo
2º Indiana Munoz
3º Eduardo Barros
Sport 300cc (BR e GO)
1º Bruno César
2º Matheus Barbosa
3º Rafael Antônio
300cc Light (GO)
1º Caíque Lanna
2º João Pedro Pires
3º Alexandre Silva
300cc Master (BR e GO)
1º Josué Buchecha
2º Waldemir Gustavo
3º José de Barros
Sport 150cc (GO)
1º Wesley dos Reis
2º Ricardo do Amaral
3º Yuri Henrique

FONTE: CBM

LEIA MAIS:  MOTOGP 2020: Chassis de aço X chassis de alumínio