Jean Azevedo é o campeão do Rally dos Sertões 2017 na categoria motos. O piloto da Honda Racing concluiu neste sábado (26/8) a última etapa da edição de 25 anos da prova e assegurou seu sétimo título. Em segundo lugar ficou Gregorio Caselani, com Mario Marchiori em terceiro. Em sete dias, os pilotos percorreram 3.300,06 km, entre Goiânia (GO) e Bonito (MS).
“Foi um rali diferente, eu comecei com um grande prejuízo logo na primeira etapa, com furo no radiador da moto. Mas não desisti, estava muito bem preparado e consegui vir tirando a diferença a cada etapa, numa disputa muito boa com o Gregorio, que é um excelente piloto e, com certeza, chegaríamos na última etapa disputando essa liderança. Infelizmente ele teve um problema mecânico. De qualquer forma, fechamos em primeiro e segundo e toda a equipe Honda está de parabéns. A vitória não é só minha, é de todo o time. Agora vamos comemorar meu sétimo título, pois o Rally dos Sertões era um dos objetivos da Honda e essa conquista me deixa muito feliz”, festejou Jean, que anteriormente já havia vencido em 1995, 2000, 2002, 2004, 2005 e 2015.
A prova de motos começou a ser definida na quinta etapa, quando o então líder Gregorio teve um problema mecânico. Jean, que vinha em segundo, assumiu a liderança e foi assim até a chegada, em Bonito. Além do título do Rally dos Sertões, ele ainda conquistou o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country pela 10ª vez.
“Foi um rali muito duro, muito técnico desde o primeiro dia, quando eu abri uma boa vantagem. Depois dei uma administrada e o Jean se aproximou um pouco. Travei uma grande disputa com o cara que mais conhece o Rally dos Sertões, o Jean Azevedo, mas tive problemas na quinta etapa e fiquei fora da briga pelo título. Mas consegui recuperar a vice liderança e atingimos o objetivo da equipe, que era fazer a dobradinha”, afirmou Gregorio.
Também integrante da Honda Racing, Túlio Malta, que pilotou uma Honda CRF 230F ficou em sexto lugar na categoria Brasil e 40º na geral. Durante o Rally dos Sertões ele faturou o título de campeão brasileiro de rally cross country categoria Nacional.
“É uma emoção muito grande. Foi uma batalha diária, uma satisfação pessoal muito grande em poder contribuir para a equipe Honda. Foi a realização de um sonho meu e da minha família”, disse Túlio.
Júlio ‘Bissinho’ Zavatti, piloto da Motofield (equipe apoiada pela Honda), foi o vencedor da categoria Brasil pelo terceiro ano consecutivo e quinto colocado na geral. Janaína Souza, a única mulher nas motos, fez uma estreia fantástica no Rally dos Sertões. Ficou em quarto na categoria Brasil e foi 25ª na geral.
Classificação final (extra-oficial)
1º Jean Azevedo 24h49min12
2º Gregorio Caselani 26h28min29
3º Mario Marchiori 27h19min58
4º Bruno Airton Leles 27h21min18
5º Júlio ‘Bissinho’ Zavatti 27h21min56
Resultado da sétima etapa (extra-oficial)
1º José Hélio2h54min11
2º Jean Azevedo 2h55min04
3º Mario Marchiori 3h02min36
4º Gregorio Caselani 3h03min08
5º Luciano Gomes 3h06min16
FONTE: VIPCOMM