Itaúba recebe etapa final do Circuito Mato-grossense de MotoCross

Foto: @tinho_divulgacao



O final de semana promete muita emoção e adrenalina no município de Itauba com a disputa da etapa final do Circuito Mato-grossense de MotoCross.

O evento promovido pela LIMMT (Liga Independente de Motociclismo do Estado de Mato Grosso) acontece nos dias 4 e 5 de novembro irá contar com os melhores pilotos do estado de Mato Grosso, Pará, Rondonia e Mato Grosso do Sul. Eles se encontram nessa etapa final em busca do lugar mais alto do pódio.

De acordo com a organização, no sábado (4) acontecem os treinos livres a partir das 13h30. No domingo (5) a partir das 8h00 inicia-se o aquecimento e as 10h00 os motores roncam pra valer com o inicio das provas oficiais.

Em disputa as seguintes categorias: Imporatadas MX4, Importadas MXJr, MX2 Junior, Nacional Intermdiária, 50cc/65cc, Nacional Força Livre, Importadas MX3, Importadas MX2, Importada Light, Nacional 35+, Importada Intermediária, Nacional Novatos e Importada MX1.

Uma mega estrutura de box, arquibancadas cobertas para o público, praças de alimentação e muitas outras melhorias foram promovidas para receber essa última etapa em 2023 que terá entrada franca.

A realização do evento fica por conta da Prefeitura Municipal de Itaúba com apoio da Câmara Municipal de Vereadores sob a realização da LIMMT (Liga de Motociclismo do estado de Mato Grosso). Ao todo serão distribuídos 25 mil reais em premiação.

A Rota FM e o site MTEsporte estarão acompanhando na integra GP Itaúba que terá a locução do sinopense Mixirica.

Sobre o município de Itaúba

O nome Itaúba foi adotado como típico e expressivo do lugar, devido à essência vegetal dominante nas matas virgens onde a cidade foi projetada, ainda no início da década de setenta, graças à construção da Br-163.

LEIA MAIS:  VÍDEO: ONBOARD com Jean "Capanema" Bach na pista de Campo Novo do Parecis/MT

O naturalista alemão Karl Friedrich Philipp Von Martius (1863), classificou a árvore Itaúba como Lígnum Lapideum, madeira de pedra, dura, resistente como a pedra. A classificação botânica da árvore é Mezilaurus Itaúba, espécie da família das lauráceas.
Apresenta folhas espessas e oblongas, pequenas flores e frutos de bagas negras. É a rainha das madeiras de construção, largamente utilizada nas propriedades rurais como mourões de cerca.

Desta forma, presume-se que, ao dar o nome de Itaúba à localidade, os pioneiros queriam indicar que o povo desta região tinha uma postura decidida, firme, dura na luta como a Itaúba nas matas.

Formou-se um patrimônio que, em 18 de Setembro de 1977, transformou-se em Distrito Administrativo do Município de Chapada dos Guimarães. O município de Itaúba foi criado pela Lei Estadual n° 5.005, de 13 de maio de 1986 e esta localizada ao norte do Estado de Mato Grosso, a 600 km da Capital Cuiabá, as margens da Br-163 no km 907, Fazendo divisa com os Municípios de Ipiranga do Norte, Claudia, Sinop, Tabaporã, Nova Santa Helena, Colider e Nova Canaã.

O atual prefeito do município é Antônio Ferreira de Oliveira Neto, mais conhecido por Tijolinho, tendo como vice  Douglas Aziliero, o Douglas da Rodoviária.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO


FONTE: MX ESPORTE