Husqvarna PowerHusky/Itaminas conquista seis pódios, na abertura do Brasileiro de Enduro

Foto: Ney Evangelista



Humberto Martin “Machito” dominou na E35 nos dois dias e venceu também na Open. Joaquim Neto 2º na E1, Renato Paz 3º na E2, Luciano Rocha 3º na E3, Danilo Sfalsim 2º na EJ e Henrique Spinassé 4º na Cadete subiram ao pódio, em Aracruz/ES

Disputas acirradas, habilidade técnica e muito preparo físico para encarar o forte calor marcam a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de Enduro, disputada no último fim de semana (9 e 10), em Aracruz/ES. O time da Husqvarna PowerHusky/Itaminas conquistou seis pódios após acelerar por três voltas com três Especiais (trechos cronometrados) cada, em um roteiro 50km por dia entre pedras, eucaliptos, areia, subidas e descidas e single tracks. Destaque para Humberto Martin “Machito” (FE 350) que venceu os dois dias na E35 e conquistou o primeiro lugar na geral Open e para Joaquim Neto (FE250) que estreou em nova categoria andando forte e finalizou em 2º na E1 e 4º na Elite geral. Renato Paz (FE 350) foi 3º na E2 e 6º na Elite geral, Luciano Rocha (TE 300) terminou em 3º na E3 e 14º na Elite geral, Danilo Sfalsim (FE350) 2º na EJ e 11º na Elite geral e Henrique Spinassé (TC50) ficou em 4º na Cadete. Já Maurício Fernandes (TE 300) fechou em 6º na E50.

Em seu retorno às competições no Brasil, após quase dois anos fora conquistando títulos no Supercross, além da Medalha de Prata e 5º na geral no último Six Days (ISDE) na Argentina, defendendo seu país, a Venezuela, Humberto Martin “Machito” #191, 36 anos, voltou com tudo e já começou o campeonato na liderança da E35 e na Open.

Foi indescritível, bom demais começar com vitórias nestes dois dias. Me acertei muito bem com a FE 350 e isso me ajudou nas especiais. Fiquei feliz porque estive sempre entre os ponteiros na geral Elite. Agora é continuar os trabalhos não somente como piloto mais também contribuir na evolução dos pilotos da equipe, destaca.

Machito dominou na E35, venceu os dois dias e também na Open (Mateus Pereira)

Joaquim Neto #711 estreou na nova categoria E1 e mostrou muita competitividade ao garantir o 2º lugar e se classificar entre os quatro mais velozes na Elite geral da prova.

Gostei bastante das Especiais com trechos de alta, subidas animais e descidas fortes, single tracks, pedras soltas e saltos. O nível está muito alto entre os pilotos e brigamos por segundos, cada volta era uma caixa de surpresa. Principalmente no domingo, a disputa foi forte. Me diverti e estou muito satisfeito com minha F250, quero agradecer aos mecânicos e toda nossa grande equipe, afirma o piloto de Sarzedo (MG) de 22 anos.

Joaquim Neto andou forte e foi o quarto da Elite geral na estreia na E1 (Mateus Pereira)

Na estreia na equipe, o piloto de Bragança Paulista/SP, Renato Paz #101, 21 anos, subiu ao pódio em 3º na E2 e elogiou o desempenho da nova moto.

O domingo foi um dia muito positivo, após fazermos alguns ajustes na moto que fizeram a diferença e fiquei muito mais à vontade. A FE 350 é espetacular, sempre entregando uma grande potência e facilitando muito a minha pilotagem sobre os obstáculos. Agora é hora de voltar ao trabalho e seguir evoluindo, explica o sexto mais veloz da Elite geral.

Renato Paz: segundo na E3 e sexto na Elite geral na estreia na equipe (Mateus Pereira)

O mineiro de São José Lapa, Luciano Rocha #94, 22 anos, luta pelo bicampeonato este ano na E3, após o título em 2023 e ter finalizado como vice-campeão da Elite geral.

As três Especiais foram bem duras e gostei bastante, cada uma com sua particularidade, exigiram do físico porque estava muito quente e do equipamento. Achei a Especial das pedras bem interessante, apimentou mais ainda a disputa. Foi um fim de semana de aprendizado também, agora foco na próxima etapa, conta Luciano que finalizou a prova em 3º na E3.

Luciano Rocha aprovou a Especial das pedras e subiu ao pódio em terceiro na E3 (Mateus Pereira)

Já Danilo Sfalsim #21 correu em casa com a torcida da família e amigos e garantiu o 2º lugar no pódio na EJ.

A corrida estava muito legal e as Especiais divertidas. Os mecânicos fizeram um trabalho incrível, mudamos um pouco o setup da moto para o domingo e fiquei mais confortável para pilotar e me senti mais à vontade. Fiquei muito feliz de ter recebido o troféu das mãos da minha mãe, foi importante ter essa motivação da família e meus amigos nesta prova de estreia na equipe, conta o piloto de 19 anos, natural de Aracruz/ES.

Danilo Sfalsim correu em casa e foi o segundo na EJ (Mateus Pereira)

A partir desta temporada, a equipe terá um representante na categoria infantil. O piloto do Espírito Santo, da cidade de João Neiva, Henrique Spinassé, 9 anos. Em 2023 foi Campeão Brasileiro de Enduro (infantil), Bicampeão Capixaba de Enduro (infantil) e Campeão Capixaba de Motocross (50cc) e já abriu o campeonato no pódio com o 4º lugar na Cadete:

Tive de superar alguns desafios nesta 1ª etapa mas quero agradecer a minha equipe pela dedicação e empenho, vamos para a próxima.

O capixaba Henrique Spinassé conquistou o quarto lugar no pódio da Cadete (Mateus Pereira)

Para Maurício Fernandes #111, que além de piloto é chefe de equipe o time está no caminho certo e se entrosando rapidamente.

Foi uma prova difícil com Especiais muito boas e técnicas, onde tivemos de superar também um calor escaldante, então todos estão de parabéns pela performance e dedicação. Mesmo os pilotos que entraram na equipe este ano estão se adaptando bem as motos e, certamente, a evolução junto ao equipamento só tente a melhorar a partir das próximas etapas, ressalta Fernandes, que finalizou em 6º na E50 e é sócio-diretor da Husqvarna no Brasil.

Maurício Fernandes finalizou em sexto na E50 (Mateus Pereira)

A equipe Husqvarna PowerHusky/Itaminas conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Itaminas, S3 Brasil, Goldentyre Brasil, Ride 100% e Grupo 2W Motors.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Uma KTM enduro com motor insano de 1000cc

Mais informações no site da PowerHusky (clique aqui)  e Instagram @ powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br

Resultados 1ª rodada Campeonato Brasileiro de Enduro (10/3)

E35 e Open (três primeiros)1º – Humberto Martin “Machito”#191 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)2º – Gustavo Ribeiro#2053º – Phabulo Calheiros#1002

E1 (três primeiros)1º – Bruno Crivilin #11 2º – Joaquim Neto #711 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)3º – Loandro Anton #133

E2 (três primeiros)1º – Vinícius Calafati #322° – Crispy Arriegada #93º – Renato Paz #101 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)

E3 (três primeiros)1º – Patrick Capila#12º – Felipe Caliari#10113º – Luciano Rocha#94 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)

EJ (três primeiros)1º – Gustavo Meirelles#2332º – Danilo Sfalsim#21 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)3º – João Basílio#777

Elite (Geral)1º – Bruno Crivilin #11 2º – Vinícius Calafati #32 3º – Crispy Arriegada #94º – Joaquim Neto #711 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)6º – Renato Paz#101 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)11º – Danilo Sfalsim#21 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)14º – Luciano Rocha#94 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)

E501º Frederico Garcia#952º Kleber Gonçalves#5953º Leandro Lima#5446º Maurício Fernandes (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)

Cadete (quatro primeiros)1º – Davi Freitas#2222º – Pedro Spindler#11113º – Pedro Silva#21994º – Henrique Spinassé#232 (Husqvarna PowerHusky/Itaminas)

Campeonato Brasileiro Enduro 2024Prova 2 – 19 a 21/4 – Biguaçu (SC)Prova 3 – 24 a 26/5 – Venda Nova do Imigrante (ES)Prova 4 – 28 a 30/6 – Belo Vale (MG)Prova 5 – 16 a 18/8 – Castro Alves (BA)Prova 6 – 20 a 22/9 – Coaqueiro Baixo (RS)Prova 7 – 8 a 10/11 – Mairiporã (SP)


FONTE: MSuzuki Comunicação


LEIA MAIS:  Pilotos MXF Racing Team partem para Minas Gerais em busca de conquistas