A equipe Husqvarna Factory Racing para o Dakar 2022 foi oficialmente revelada esta semana com Skyler Howes e Luciano Benavides preparados e prontos para o início em 1º de janeiro – novas máquinas FR 450 Rally com muito desenvolvimento, mas onde estão os logotipos da Rockstar Energy?
Olhando mais de perto as motos que vão para o Rally Dakar é um dos prazeres que antecede a data de largada. Nem todas as equipes divulgaram imagens e detalhes das motos (até agora), mas para quem gosta do metal tanto quanto do drama da corrida, essas são as FR 450 Rally Husqvarnas Skyler Howes e Luciano Benavides que vão correr no Dakar.
2021 testemunhou muitos testes pelos pilotos da Husqvarna, ajudando consideravelmente no desenvolvimento da nova moto, e a máquina que você vê aqui é a mesma que as equipes KTM e GASGAS irão usar.
A nova moto que desenvolvemos ao longo do ano foi outra grande melhoria para mim. Explica Howes que disputará seu primeiro Dakar como piloto de fábrica. Em anos anteriores, acabei de chegar ao Dakar e muitas vezes andava na moto pela primeira vez naquele evento. Agora, tive a chance de não apenas passar muito mais tempo naquela moto, mas também de dar uma grande contribuição para o seu desenvolvimento. Isso fez com que me sentisse realmente em casa com a nova Rally FR 450 e estou ansioso para levá-la ao Dakar.
Benavides diz o mesmo, embora ele, como muitos, teve lesões para superar no início de 2021.
A equipe fez um trabalho incrível, com muitas horas e testes. Diz Luciano. Passámos muito tempo a meio do ano a desenvolver a nova moto e depois quando pilotamos no Marrocos foi definitivamente um grande passo em frente para mim. A moto não só teve um desempenho muito bom, mas também ajudou-me a mim e à minha confiança.
O Dakar de 2022 parece destinado a ser um dos mais disputados dos últimos anos, com trocas de pilotos entre as equipes e uma grande mistura de antigos vencedores e pilotos mais jovens, todos ansiosos pelo resultado.
Não há mais Rockstar na equipe?
Não é a maior notícia no planeta Terra agora, mas é notável que os logotipos da Rockstar Energy não aparecem mais nas motos ou nas roupas dos pilotos da Husqvarna Factory Racing.
O lançamento dessas imagens oficiais para o Dakar 2022 concretiza o boato de que a Rockstar não patrocinaria as equipes de corrida de fábrica globalmente em 2022 – embora as equipes off-road, motocross e supercross na América do Norte ainda funcionem sob as cores da Rockstar.
Não está claro se a falta de suporte da Rockstar para as equipes internacionais da Husqvarna é apenas para 2022 ou permanente, mas há rumores de que seja o mesmo entre as equipes de enduro e motocross.