Luciano Benavides e Skyler Howes representarão a Husqvarna Factory Racing na corrida off-road mais difícil do mundo – o Rally Dakar – com a equipe de dois homens pronta para competir com a nova FR 450 Rally.
Faltando pouco mais de duas semanas para o maior evento de rally do ano, a Husqvarna Factory Racing está pronta para enfrentar o evento icônico, realizado na Arábia Saudita pelo terceiro ano consecutivo. Armados com a última edição da Husqvarna FR 450 Rally, Benavides e Howes esperam começar suas temporadas de 2022 com os melhores resultados no Rally Dakar.
Com a queda no Dakar de 2021 na nona etapa, Luciano Benavides foi forçado a passar o início de sua temporada de 2021 se recuperando de uma lesão no ombro. Determinado a voltar à moto e correr o mais rápido possível, o jovem argentino voltou às competições na primeira rodada do Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country FIM no Cazaquistão, onde conquistou um impressionante sexto lugar geral.
Um sólido sétimo lugar no Rally do Silk Way aumentou ainda mais a confiança de Benavides e ele foi capaz de manter o ímpeto no Rallye du Maroc, onde sua consistência lhe permitiu garantir outro resultado nos seis primeiros. Agora, rumo ao Dakar 2022, Luciano está de volta à plena forma e se sente mais motivado do que nunca para garantir seu melhor resultado no lendário evento.
Assinando pela fábrica da Husqvarna em abril, Skyler Howes competiu em seu primeiro evento internacional pela equipe pouco mais de um mês depois, no Rally do Cazaquistão. O simpático americano impressionou imediatamente, convertendo sua velocidade e entusiasmo em vitórias em duas etapas.
Vindo bem com a equipe e com a moto, Howes continuou a apresentar fortes desempenhos pelo resto da temporada do campeonato mundial, misturando-se com os pilotos mais experientes e também ganhando experiência valiosa ao longo do caminho. Garantindo o quinto lugar e terminando como o melhor privado no Dakar 2021, Skyler está agora ansioso para competir no evento pela primeira vez como um piloto de fábrica totalmente apoiado e espera fazer o melhor uso de suas excelentes habilidades de navegação no terreno técnico enquanto luta por um resultado superior.
Marcando a primeira rodada do 2022 FIM World Rally-Raid Championship e premiando pontos extras devido à sua classificação como um FIM Marathon Rally, a 44ª edição do Dakar está se tornando mais importante do que nunca. Cobrindo 12 etapas de 1º de janeiro a 14 de janeiro, e totalizando cerca de 8.000 quilômetros, a corrida promete fornecer o teste final de resistência, velocidade e navegação enquanto viaja pelo deserto saudita.
2021 foi um ano longo e difícil para mim. Tudo começou bem com o Dakar onde tive boa velocidade, mas depois a minha queda obrigou-me a sair da prova. Demorei muito e treinei para recuperar a força do ombro, mas felizmente consegui voltar à moto muito cedo e começar a aumentar o ritmo novamente. As primeiras duas rodadas do campeonato mundial correram bem no Cazaquistão e no Silk Way, fui capaz de ganhar confiança aos poucos, mas sabia que estava um pouco fora do ritmo. Passámos muito tempo a meio do ano a desenvolver a nova moto e depois quando a rodámos em Marrocos foi definitivamente um grande passo em frente para mim. A moto não só teve um desempenho muito bom, mas também ajudou-me e à minha confiança – senti-me confortável desde o início e a partir daí a velocidade veio com mais facilidade. A equipe fez um trabalho incrível – muitas horas de trabalho e testes e estou satisfeito com o resultado. Agora, olhando para o próximo Dakar, estou feliz com o meu estado mental e físico e com a minha velocidade. A moto e a equipe estão a trabalhar muito bem neste momento, por isso acredito que temos um excelente pacote para o Dakar e vamos poder lutar por bons resultados. Com certeza vai ser difícil como sempre, mas este será o meu quinto Dakar e acho que estou mais bem preparado do que nunca. – Luciano Benavides
O ano foi muito bom para mim – foi minha primeira temporada como piloto de fábrica e isso fez uma grande diferença, foi ótimo apenas me concentrar na minha corrida, o que eu sinto que se reflete nos meus resultados. Indo para o Dakar em janeiro, estou definitivamente mais preparado do que nunca, mas ao mesmo tempo meus objetivos continuam os mesmos – dar tudo de mim, ficar seguro, mas tentar sair do outro lado com o melhor resultado possível. O Dakar é difícil e você pode garantir que terá dias difíceis. A chave é continuar olhando para frente e focar no resultado final – isso é o que me faz continuar e me mantém motivado. A nova moto que desenvolvemos ao longo do ano foi outra grande melhoria para mim. Em anos anteriores, acabei de chegar ao Dakar e muitas vezes andava na moto pela primeira vez nesse evento. Agora, tive a chance de não apenas passar muito mais tempo com ela, mas também de dar uma grande contribuição para o seu desenvolvimento. Isso fez com que me sentisse realmente em casa na nova Rally FR 450 e estou ansioso para levá-la a Dakar. No final do dia, ficarei feliz se der o meu melhor e me divertir, espero que o resultado final reflita isso também. – Skyler Howes