Husqvarna do Brasil apoia categorias de base e incentiva novos talentos no motociclismo




A aposta na nova geração de pilotos, assim como patrocínio a campeonatos e corridas de mini moto fazem parte do projeto da marca

As categorias de base e os jovens pilotos que podem se tornar o futuro das duas rodas no país estão na mira da Husqvarna Brasil. Não basta apenas ter o talento, ele necessita ser esculpido, a criança precisa receber um treinamento adequado, um bom equipamento e se tiver um apoio ou pequeno incentivo, então, o caminho está aberto para o voo. Pensando neste nicho, a marca está apostando também no futuro do esporte.

Nesta temporada a Husqvarna Brasil Power Husky/Goldentyre está com um time de pilotos oficiais e satélites, com idade entre 8 a 18 anos, sob supervisão também do embaixador da marca no Brasil, Humberto Martin, o Machito, 31 anos, e a equipe compete no Campeonato Brasileiro de Motocross, no Arena Cross e outras provas da modalidade. Os competidores oficiais são Machito e Franco Iavecchia, 16 anos. Da equipe satélite são: Heitor Matos (8 anos), Bruno Brito (12 anos), Miqueas Chambón (17 anos) e German Bratschi (18 anos).

A entrada de jovens pilotos na equipe nos fazem acreditar que estamos no caminho certo. Há muitos desafios pela frente mas contamos com um time muito competente e, aliado a uma marca conceituada como a Husqvarna Motorcycles, certamente vão resultar em novos talentos para o futuro do motociclismo brasileiro, afirma Maurício Fernandes, sócio-diretor da Husqvarna Brasil.

Venezuelano que adotou o Brasil há alguns anos como sua pátria, Machito é tricampeão Latino-Americano de Motocross, campeão Brasileiro do Arena Cross, entre outros títulos, e tem uma escola (Machito School 101) em Atibaia/SP, inclusive é responsável pela preparação da equipe.

A aposta em pilotos menores e amadores é muito importante porque está se plantando a semente para ser um profissional na MX1 e MX2. É de extrema importância a Husqvarna estar apoiando os meninos e vai fazer total diferença para o futuro deles, ressalta o piloto.

Segundo Machito a receita para o triunfo é ter um equipamento de primeira, profissionais dispostos a fazer tudo para oferecer o equipamento 100% acertado para as competições, como é caso do trabalho supervisionado por Fernandes, que também é competidor, e executado por Fábio Guerreiro (chefe de equipe e preparador) e uma boa preparação para que o piloto atinja seus objetivos.

Eu sou a prova viva disso. Fui apoiado desde pequeno e se não fosse isso não teria chegado longe como chequei e alcançado tudo que consegui. Esse incentivo faz toda a diferença, pode ser uma coisa mínima, mas acaba mudando o futuro de uma criança, completa Machito.

Franco Iavecchia, piloto oficial da marca, vem focado nos treinamentos desde os 13 anos e evoluindo rápido com os treinamentos de Machito, além de estar muito feliz por ter sido escolhido para representar e defender a Husqvarna.

Estou aproveitando ao máximo essa oportunidade e quero conseguir melhores resultados para a equipe. Por isso tenho uma boa rotina, com bastante treinos de moto, mas também com bike, academia, pilates e junto com os estudos, é claro, explica o jovem piloto. Acho muito top a Husqvarna apoiar as categorias de base como a 50cc e 65cc, porque é daí que saem os grandes pilotos, reforça.

Machito avalia a evolução de Iavecchia:

Acompanho Franco há três anos e evoluiu rápido mas teve uma melhora bastante significativa quando entrou para a equipe, pois começou a andar em uma moto bem competitiva (FC 250 Rockstar). Ele, ainda, tem uns 6 a 7 anos na MX2 para alcançar seus objetivos e tenho certeza que trará muitas conquistas para Husqvarna.

Muito além das motocicletas

LEIA MAIS:  VÍDEO: Melhores momentos da 10ª Etapa do mundial de motocross na Itália

A Husqvarna conta com uma linha premium da maior fábrica europeia de motocicletas de alto desempenho, por esse motivo os pilotos da equipe têm sempre à disposição um equipamento de ponta e superior para seus desafios. No Brasil a marca é representada, há sete anos, pelo Grupo 2W Motors, comandado pelos irmãos Raul Fernandes Jr e Maurício Fernandes, e vem se consolidando cada vez mais no mercado. Desde 2017 mantém uma equipe no Enduro e Rally em competições nacionais e internacionais e, a partir desta temporada, está com um time também no Motocross.

Aos 8 anos, Heitor Matos, é piloto satélite da marca e compete no Motocross com os modelos TC 50cc e TC 65cc nos campeonatos Brasil afora e vem se destacando com suas performances e sobretudo nos pódios.

Essa é minha primeira temporada competindo de Husqvarna e até o momento só tenho motivos para comemorar, evoluí muito nesse ano e dentro da pista os resultados estão vindo. A moto é bem forte, fácil de pilotar e me passa muita segurança, conta o piloto, que apesar da pouca idade, é campeão latino-americano, brasileiro e paulista de BMX.

A Husqvarna Brasil patrocinou, neste mês, o Mini Race Brasil de Motocross, primeira corrida de mini moto do país focada nas categorias 50, 65 e 85cc, realizada em São José (SC), na Semana do Dia das Crianças. A corrida disputada na chuva e com muita lama deixou a pista pesada mas o pequenos deram show de pilotagem. Heitor foi vice-campeão da categoria 50cc e dominou grande parte da corrida.

Foi uma prova bem legal e muito importante para o futuro do esporte. É sempre bom ver grandes empresas como a Husqvarna Brasil dando a devida atenção para as categorias de base e investindo cada vez mais nessa garotada super talentosa. E o resultado desse trabalho está sendo colhido com corridas cada vez mais disputadas entre os pequenos, diz Clericson Alan, pai de Heitor.

A marca comercializa também a linha Husqvarna mini e entre os modelos mais procurados no mercado brasileiro estão a TC 50 mini, TC 50, TC 65, TC 85 17/14 e TC 85 19/16. Segundo Raul Fernandes Jr a performance surpreende.

As mini motos utilizam a mesma tecnologia da linha de motocross de tamanho normal. O motor 2 tempos combina desempenho de nível superior com a confiabilidade ideal para a garotada acelerar, além da embreagem hidráulica e uma caixa de câmbio manual. São componentes premium de um equipamento altamente competitivo, finaliza o empresário.

A equipe Husqvarna Brasil Power Husky/Goldentyre conta com patrocínio da Goldentyre Brasil, 2W Motors, KTM Bikes Industries, Fantic Bikes e apoio da Circuit Equipment, Machito School 101, LiquiMolly Brasil, Gu Energy e 100%.

LEIA MAIS:  Max Nagl lesionado

FONTE: MSuzuki Comunicação – FOTO: Husqvarna