A Honda revelou dois modelos conceito de motocicletas elétricas, o “EV Fun Concept” e o “EV Urban Concept”, no EICMA 2024, em Milão. (Dias de imprensa: 5 a 6 de novembro, Dias públicos: 7 a 10 de novembro).
– A Honda estreou mundialmente dois modelos conceito, o EV Fun Concept e o EV Urban Concept, na EICMA 2024
– O EV Fun Concept é o primeiro modelo esportivo elétrico da Honda e está programado para ser colocado à venda em 2025
– O EV Urban Concept incorpora a visão da Honda de mobilidade urbana em um futuro próximo
– Após 2025, a Honda pretende aumentar a variedade de sua linha elétrica com o objetivo de se tornar a empresa líder em motocicletas elétricas
A Honda tem como objetivo alcançar a neutralidade de carbono em todos os seus produtos e atividades corporativas até 2050 e, em particular, alcançar a neutralidade de carbono para todos os seus modelos de motocicletas até década de 2040. Para atingir esse objetivo, a Honda está trabalhando para eletrificar suas motocicletas como o principal pilar de sua estratégia ambiental futura.
A Honda posicionou 2024 como o primeiro ano para o lançamento global de suas motocicletas elétricas e iniciou em grande escala a entrada no mercado de motocicletas elétricas, posicionando o período até 2026 como uma fase de entrada no mercado, e posteriormente como um período de expansão dos negócios.
O EV Fun Concept é uma motocicleta elétrica projetada para uso a lazer e foi citada na coletiva de imprensa sobre os negócios de motocicletas elétricas da Honda, realizada em 29 de novembro de 2023. O EV Fun Concept é um modelo esportivo naked equivalente a uma motocicleta de motor de combustão interna (ICE, sigla em inglês para Internal Combustion Engine) de médio porte. É o primeiro modelo esportivo elétrico da Honda a ser equipado com uma bateria fixa e está programado para ser comercializado em 2025.
O EV Urban Concept é um modelo elétrico que incorpora a visão da Honda de mobilidade elétrica urbana com seu design focado em funcionalidade, tecnologias conectadas e um pacote de baterias desenvolvidas internamente.
Com a adição dos novos modelos esportivos EV Fun Concept e do EV Urban Concept, a Honda realiza um progresso sólido em direção ao seu plano de introduzir globalmente 30 modelos elétricos até 2030.
A Honda irá acelerar seus esforços para desenvolver uma linha completa de motocicletas elétricas para atender às diversas necessidades dos clientes e promover o desenvolvimento de uma ampla variedade de veículos elétricos. Por meio de seus esforços, a Honda visa expandir sua participação no mercado global e se tornar a empresa líder no campo das motocicletas elétricas.
EV Fun Concept
O EV Fun Concept é o primeiro modelo esportivo elétrico da Honda e está sendo desenvolvido como uma motocicleta elétrica de próxima geração que oferece uma nova sensação de pilotagem silenciosa e uma experiência emocional única nas motos elétricas.
Além do alto nível de “pilotagem, curvas e frenagem”, criado com tecnologias de motocicletas desenvolvidas pela Honda ao longo dos anos, a nova pilotagem silenciosa e sem vibrações, possível apenas com energia elétrica, e o chassi fino e fácil de manusear, realizado por sua bateria fixa, proporcionarão uma nova experiência emocional muito diferente das motocicletas com motor de combustão interna (ICE). A Honda acredita que a nova experiência elétrica irá melhorar o estilo de vida dos clientes de motocicletas.
O sistema e o carregamento do EV Fun Concept foram desenvolvidos aplicando o know-how e as tecnologias da Honda cultivadas em seus automóveis e produtos de força. A bateria é compatível com o carregador rápido CCS2*, o mesmo padrão dos automóveis, e foi desenvolvida para otimizar o equilíbrio entre o desempenho de um carregamento leve e rápido, além de proporcionar uma autonomia de mais de 100 km, suficiente para uso urbano.
*CCS2: Sistema de Carregamento Combinado Tipo 2, uma especificação para conectores de carregamento rápido de veículos elétricos.
EV Urban Concept
O EV Urban Concept é a representação original da visão da Honda sobre como deve ser a mobilidade elétrica urbana. Ele incorpora uma visão da mobilidade para um futuro próximo que coopera e ressoa com as pessoas e a sociedade por meio de seu estilo essencial e sofisticado e pela interface homem-máquina (HMI, sigla em inglês para Human Machine Interface) intuitiva e novas experiências criadas pela fusão de software e hardware. O objetivo da Honda é ampliar a liberdade de mobilidade para o maior número de clientes possíveis e expandir as suas possibilidades de mobilidade.
A Honda Motor Europe Limited, subsidiária da Honda no Reino Unido, divulgou detalhes sobre o EV Fun Concept e o EV Urban Concept em seu site.
Vídeo site: Link
Sobre a Honda no Brasil
Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.
FONTE: HONDA DO BRASIL