Entre conquistas continentais e nacionais, pilotos da equipe vermelha foram destaques nas competições de Rally, Motocross, Enduro, Enduro de Regularidade e Motovelocidade
A equipe Honda Racing fechou a temporada 2024 com 30 títulos para a sua galeria de conquistas do motociclismo. O saldo foi um dos mais positivos dos últimos anos, superando as 21 conquistas de 2023. As vitórias da temporada 2024 incluíram taças continentais e nacionais, entre outras, em todas as modalidades disputadas pelo esquadrão vermelho: Rally, Motocross, Enduro, Enduro de Regularidade e Motovelocidade.
Outro destaque do ano foi a presença de pilotos oficiais em eventos de renome no exterior, para adquirem mais experiência.
O trabalho realizado no ano ainda trouxe a oportunidade de impactar milhares de pessoas, desde os profissionais envolvidos aos fãs do esporte, reforçando que o motociclismo é um estilo de vida, observou Renato Carreira Cruz, Gerente de Marketing e Relações Públicas da Honda Racing e da Honda Motos no Brasil.
Os resultados mostram que ainda há muito por vir em 2025, quando a Honda completará 47 anos de incentivo às competições nacionais. O esporte está no DNA da empresa pioneira no apoio ao motociclismo brasileiro.
Acreditamos que o esporte é uma ferramenta para divulgar valores fundamentais que regem a condução de uma motocicleta, que são disciplina, dedicação, respeito às regras e foco na segurança, finalizou Cruz.
Conquistas de peso
Para abrir a lista de feitos da temporada 2024, a Honda Racing contou com o bicampeonato latino-americano de Rally Raid do piloto Martin Duplessis. Ele foi o mais rápido entre as motos com a Honda CRF 450RX. Mesmo modelo utilizado por Gabriel Soares “Tomate” na conquista do título brasileiro da modalidade, na categoria Moto 2, pelo segundo ano consecutivo. Com a CRF 250F, Tiago Wernersbach foi tetracampeão brasileiro de Rally Raid na classe Brasil, invicto em todas as provas válidas pela competição em 2024.
No Motocross, destaque para Vitor Borba, primeiro piloto da história a ser campeão brasileiro das categorias MX2 e MX2Jr em uma mesma temporada. Bernardo Tibúrcio faturou o título da classe AX2 no Arena Cross e ainda fez parte da melhor campanha da Seleção Brasileira no tradicional Motocross das Nações, a “Copa do Mundo” da modalidade, na Inglaterra, com a 13ª colocação. A dupla de jovens talentos acelerou a CRF 250R.
Para encerrar o ano da melhor forma, eles disputaram o Mini O’s, nos Estados Unidos, considerado o maior campeonato amador de supercross e motocross do planeta. Tibúrcio fechou a competição com vitória em uma corrida e o vice-campeonato da categoria 450 Pro Sport, enquanto Borba confirmou lugar no Top 10.
Na motovelocidade, domínio total da equipe Honda Racing no SuperBike Brasil. Eric Granado tornou-se pentacampeão da SuperBike Pro, conquistando o décimo título da categoria principal para o esquadrão vermelho. O time subiu nos três degraus mais altos do pódio, com João Carneiro como vice-campeão e Guilherme Brito na terceira colocação. Os pilotos aceleraram as motocicletas Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP.
Domínio também no Campeonato Brasileiro de Enduro, no qual a Honda Racing foi campeã em todas as categorias que disputou. Bruno Crivilin fechou o ano de forma invicta na Elite (geral) e na categoria E1, com a CRF 250RX. Vinicius Calafati, com a CRF 450RX, foi o campeão da E2. Com a moto de fabricação nacional CRF 250F, Alexandre Valadares “Brankim” faturou a E4 e Bárbara Neves, a EF. Crivilin e Calafati estiveram na Espanha, representando o Brasil no International Six Days Enduro (ISDE), e conquistaram medalhas de prata.
A equipe Honda Racing encarou as principais provas de Enduro de Regularidade da temporada e comemorou muitas vitórias. Destaque para o título inédito de Crivilin entre os atletas da Elite, no Enduro da Independência. O piloto também venceu a principal categoria do Ibitipoca Off-Road.
As equipes Honda Racing Brasil são patrocinadas por Pro Honda, Honda Seguros, DID, NGK, Ogio, Michelin, Pirelli, Kenda, Fly, Alpinestars, ASW, Macna e Axalta.
Títulos Honda Racing Brasil 2024
1 – Campeonato Latino-Americano de Rally Cross Country – Geral Motos – Martin Duplessis
2 – South American Rally Race Series – Geral Motos – Martin Duplessis
3 – South American Rally Race Series – Moto 1 – Martin Duplessis
4 – Sertões Series – Geral Motos – Martin Duplessis
5 – Sertões Series – categoria Moto 1 – Martin Duplessis
6 – Campeonato Brasileiro de Rally Raid – Moto 2 – Gabriel Soares “Tomate”
7 – Campeonato Brasileiro de Rally Raid – Brasil – Tiago Wernersbach
8 – Sertões – Moto 2 – Gabriel Soares “Tomate”
9 – Sertões – Brasil – Tiago Wernersbach
10 – Rally Jalapão – Brasil – Tiago Wernersbach
11 – Rally Minas Brasil – Brasil – Tiago Wernersbach
12 – Rally RN 1500 – Moto 2 – Gabriel Soares “Tomate”
13 – Rally RN 1500 – Brasil – Tiago Wernersbach
14 – Campeonato Brasileiro de Motocross – MX2 – Vitor Borba
15 – Campeonato Brasileiro de Motocross – MX2Jr – Vitor Borba
16 – Campeonato Brasileiro de Motocross – MX4 – Roosevelt Assunção (equipe satélite JP Pro Honda)
17 – Campeonato Brasileiro de Motocross – MXF – Tatá Castro (equipe satélite JP Pro Honda Team)
18 – Arena Cross – AX2 – Bernardo Tibúrcio
19 – SuperBike Brasil – SuperBike Pro – Eric Granado
20 – Campeonato Brasileiro de Enduro – Elite (geral) – Bruno Crivilin
21 – Campeonato Brasileiro de Enduro – E1 – Bruno Crivilin
22 – Campeonato Brasileiro de Enduro – E2 – Vinicius Cafalati
23 – Campeonato Brasileiro de Enduro – E4 – Alexandre Valadares “Brankim”
24 – Campeonato Brasileiro de Enduro – EF – Bárbara Neves
25 – Enduro da Independência – Elite – Bruno Crivilin
26 – Enduro da Independência – Brasil – Alexandre Valadares “Brankim”
27 – Enduro da Independência – Feminina – Bárbara Neves
28 – Ibitipoca Off-Road – Elite – Bruno Crivilin
29 – Ibitipoca Off-Road – Graduado – Gabriel Soares “Tomate”
30 – Rally Piocerá – Feminina – Bárbara Neves
FONTE: Mundo Press