Honda Racing fecha temporada 2024 com 30 títulos no motociclismo

Foto: Idário Café/Mundo Press



Entre conquistas continentais e nacionais, pilotos da equipe vermelha foram destaques nas competições de Rally, Motocross, Enduro, Enduro de Regularidade e Motovelocidade

A equipe Honda Racing fechou a temporada 2024 com 30 títulos para a sua galeria de conquistas do motociclismo. O saldo foi um dos mais positivos dos últimos anos, superando as 21 conquistas de 2023. As vitórias da temporada 2024 incluíram taças continentais e nacionais, entre outras, em todas as modalidades disputadas pelo esquadrão vermelho: Rally, Motocross, Enduro, Enduro de Regularidade e Motovelocidade.

Outro destaque do ano foi a presença de pilotos oficiais em eventos de renome no exterior, para adquirem mais experiência.

O trabalho realizado no ano ainda trouxe a oportunidade de impactar milhares de pessoas, desde os profissionais envolvidos aos fãs do esporte, reforçando que o motociclismo é um estilo de vida, observou Renato Carreira Cruz, Gerente de Marketing e Relações Públicas da Honda Racing e da Honda Motos no Brasil.

Os resultados mostram que ainda há muito por vir em 2025, quando a Honda completará 47 anos de incentivo às competições nacionais. O esporte está no DNA da empresa pioneira no apoio ao motociclismo brasileiro.

Acreditamos que o esporte é uma ferramenta para divulgar valores fundamentais que regem a condução de uma motocicleta, que são disciplina, dedicação, respeito às regras e foco na segurança, finalizou Cruz.

Conquistas de peso

Para abrir a lista de feitos da temporada 2024, a Honda Racing contou com o bicampeonato latino-americano de Rally Raid do piloto Martin Duplessis. Ele foi o mais rápido entre as motos com a Honda CRF 450RX. Mesmo modelo utilizado por Gabriel Soares “Tomate” na conquista do título brasileiro da modalidade, na categoria Moto 2, pelo segundo ano consecutivo. Com a CRF 250F, Tiago Wernersbach foi tetracampeão brasileiro de Rally Raid na classe Brasil, invicto em todas as provas válidas pela competição em 2024.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Assista AO VIVO o Loretta Lynn’s Amateur Motocross- Dia 2

No Motocross, destaque para Vitor Borba, primeiro piloto da história a ser campeão brasileiro das categorias MX2 e MX2Jr em uma mesma temporada. Bernardo Tibúrcio faturou o título da classe AX2 no Arena Cross e ainda fez parte da melhor campanha da Seleção Brasileira no tradicional Motocross das Nações, a “Copa do Mundo” da modalidade, na Inglaterra, com a 13ª colocação. A dupla de jovens talentos acelerou a CRF 250R.

Para encerrar o ano da melhor forma, eles disputaram o Mini O’s, nos Estados Unidos, considerado o maior campeonato amador de supercross e motocross do planeta. Tibúrcio fechou a competição com vitória em uma corrida e o vice-campeonato da categoria 450 Pro Sport, enquanto Borba confirmou lugar no Top 10.

Na motovelocidade, domínio total da equipe Honda Racing no SuperBike Brasil. Eric Granado tornou-se pentacampeão da SuperBike Pro, conquistando o décimo título da categoria principal para o esquadrão vermelho. O time subiu nos três degraus mais altos do pódio, com João Carneiro como vice-campeão e Guilherme Brito na terceira colocação. Os pilotos aceleraram as motocicletas Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP.

Domínio também no Campeonato Brasileiro de Enduro, no qual a Honda Racing foi campeã em todas as categorias que disputou. Bruno Crivilin fechou o ano de forma invicta na Elite (geral) e na categoria E1, com a CRF 250RX. Vinicius Calafati, com a CRF 450RX, foi o campeão da E2. Com a moto de fabricação nacional CRF 250F, Alexandre Valadares “Brankim” faturou a E4 e Bárbara Neves, a EF. Crivilin e Calafati estiveram na Espanha, representando o Brasil no International Six Days Enduro (ISDE), e conquistaram medalhas de prata.

A equipe Honda Racing encarou as principais provas de Enduro de Regularidade da temporada e comemorou muitas vitórias. Destaque para o título inédito de Crivilin entre os atletas da Elite, no Enduro da Independência. O piloto também venceu a principal categoria do Ibitipoca Off-Road.

LEIA MAIS:  MOTOCROSS: Lista de inscritos para o GP do Qatar

As equipes Honda Racing Brasil são patrocinadas por Pro Honda, Honda Seguros, DID, NGK, Ogio, Michelin, Pirelli, Kenda, Fly, Alpinestars, ASW, Macna e Axalta.

Títulos Honda Racing Brasil 2024

1 – Campeonato Latino-Americano de Rally Cross Country – Geral Motos – Martin Duplessis
2 – South American Rally Race Series – Geral Motos – Martin Duplessis
3 – South American Rally Race Series – Moto 1 – Martin Duplessis
4 – Sertões Series – Geral Motos – Martin Duplessis
5 – Sertões Series – categoria Moto 1 – Martin Duplessis
6 – Campeonato Brasileiro de Rally Raid – Moto 2 – Gabriel Soares “Tomate”
7 – Campeonato Brasileiro de Rally Raid – Brasil – Tiago Wernersbach
8 – Sertões – Moto 2 – Gabriel Soares “Tomate”
9 – Sertões – Brasil – Tiago Wernersbach
10 – Rally Jalapão – Brasil – Tiago Wernersbach
11 – Rally Minas Brasil – Brasil – Tiago Wernersbach
12 – Rally RN 1500 – Moto 2 – Gabriel Soares “Tomate”
13 – Rally RN 1500 – Brasil – Tiago Wernersbach
14 – Campeonato Brasileiro de Motocross – MX2 – Vitor Borba
15 – Campeonato Brasileiro de Motocross – MX2Jr – Vitor Borba
16 – Campeonato Brasileiro de Motocross – MX4 – Roosevelt Assunção (equipe satélite JP Pro Honda)
17 – Campeonato Brasileiro de Motocross – MXF – Tatá Castro (equipe satélite JP Pro Honda Team)
18 – Arena Cross – AX2 – Bernardo Tibúrcio
19 – SuperBike Brasil – SuperBike Pro – Eric Granado
20 – Campeonato Brasileiro de Enduro – Elite (geral) – Bruno Crivilin
21 – Campeonato Brasileiro de Enduro – E1 – Bruno Crivilin
22 – Campeonato Brasileiro de Enduro – E2 – Vinicius Cafalati
23 – Campeonato Brasileiro de Enduro – E4 – Alexandre Valadares “Brankim”
24 – Campeonato Brasileiro de Enduro – EF – Bárbara Neves
25 – Enduro da Independência – Elite – Bruno Crivilin
26 – Enduro da Independência – Brasil – Alexandre Valadares “Brankim”
27 – Enduro da Independência – Feminina – Bárbara Neves
28 – Ibitipoca Off-Road – Elite – Bruno Crivilin
29 – Ibitipoca Off-Road – Graduado – Gabriel Soares “Tomate”
30 – Rally Piocerá – Feminina – Bárbara Neves

LEIA MAIS:  Willian Guimarães é campeão antecipado no Sportbay Paranaense de Motocross

FONTE: Mundo Press