Equipe conquista as principais competições do país no motocross, enduro, rali e motovelocidade
A temporada 2019 terminou com muita festa para a equipe Honda Racing Brasil. O time vermelho faturou 37 títulos nas principais competições de motocross, enduro, rali e motovelocidade nacionais e até mesmo em prova fora do país. Dos 16 pilotos oficiais da marca, 11 consagraram-se campeões, número que reforça a hegemonia de uma empresa tem 40 anos de competições no Brasil e 60 no mundo.
No Brasileiro de Motocross, Jetro Salazar conquistou o título da categoria MX1 e o bicampeonato da Elite MX, com a CRF 450R. Com o mesmo modelo de moto, Hector Assunção se tornou campeão do Arena Cross, na classe Pró. Já Lucas Dunka venceu de forma invicta esta última competição na MX2, com a CRF 250R.
“Tínhamos em disputa cinco títulos, vencemos quatro, um aproveitamento de 80%. Alcançamos nossa meta, mas queremos mais. Para 2020, o desafio é maior”, conta Cale Neto, chefe da equipe Honda Racing de motocross.
O balanço foi positivo para o time de Enduro FIM, que faturou o Campeonato Brasileiro com Bruno Crivilin e a CRF 250RX na Enduro GP (geral) e E1, além da categoria EF, exclusiva para mulheres – com Bárbara Neves e a moto nacional CRF 250F. Ela também conquistou o bicampeonato latino-americano de enduro, no Chile.
“Afirmamos a força da equipe Honda Racing de Enduro FIM nas competições nacionais e internacionais. Para 2020, queremos continuar representando bem a marca e colocar os atletas nas melhores colocações possíveis, trazendo títulos para o Brasil no motociclismo off-road”, destaca Felipe Zanol, chefe da equipe Honda Racing de Enduro FIM.
No rali e enduro de regularidade, todos os pilotos da equipe levaram para casa ao menos um troféu de campeão. Destaque para o bicampeonato de Tunico Maciel no Rally dos Sertões, o título do Brasileiro de Rally Cross Country na geral das motos e na Production Aberta, além do Sertões Series, com a CRF 450RX. Ele também assegurou o tricampeonato no Rally Piocerá e a vitória no Ibitipoca Off-Road. Gregório Caselani foi o campeão brasileiro na Super Production e Jean Azevedo, do Sertões, na mesma categoria.
Bissinho Zavatti mais uma vez deu à Honda o título brasileiro de Rally Cross Country na categoria Brasil, destinada às motos de fabricação nacional, com a CRF 250F, no ano de estreia do modelo.
“Foi um ano perfeito, que será sempre lembrado e servirá de exemplo. Nossa equipe é muito forte, graças a todos os integrantes: mecânicos, apoios, motoristas, cozinheiro, que trabalham com muito amor e dedicação. Estou desde 2013 à frente do time como chefe e me orgulho a cada ano do grupo que formamos. Vamos com tudo para 2020”, evidencia Dário Júlio, que além de chefe da equipe Honda Racing de Rally e Enduro de Regularidade é piloto e conquistou o título no Ibitipoca Off-Road 2019, na categoria Brasil, com a CRF 250F.
A equipe Honda Racing de Motovelocidade levou a sétima taça consecutiva do SuperBike Brasil, com o tricampeonato de Eric Granado na principal categoria da competição.
“Tivemos alguns momentos complicados durante o ano, mas nossa equipe se manteve firme e forte o tempo todo para fecharmos mais uma vez como campeões. Destaco também o desempenho na reta final do Pedro Sampaio, que terminou com o vice-campeonato. Agradeço a todos da equipe Honda, que trabalharam sempre acreditando em fazer o melhor”, ressalta Reinaldo Campos, chefe da equipe Honda Racing de Motovelocidade.
“Foi uma temporada intensa, de muito trabalho e empenho, porém muito gratificante. Sabemos o esforço de cada time para trazer todos esses resultados, que ficarão para sempre na história da Honda. Muito obrigado a todos os pilotos, chefes, mecânicos e integrantes das equipes, que fizeram de 2019 um ano muito especial”, conclui Odair Dedicação Júnior, gerente de marketing da Moto Honda.
As equipes Honda Racing são patrocinadas por Pro Honda, ASW, Circuit Equipment, Alpinestars, DID, Michelin e Seguros Honda.
Títulos Honda Racing Brasil 2019
1 – Brasileiro de Motocross – categoria MX1 – Jetro Salazar
2 – Brasileiro de Motocross – categoria Elite MX – Jetro Salazar
3 – Arena Cross – categoria Pró – Hector Assunção
4 – Arena Cross – categoria MX2 – Lucas Dunka
5 – SuperBike Brasileiro – categoria Pro – Eric Granado
6 – SuperBike Paulista – categoria Pro – Eric Granado
7 – Brasileiro de Enduro FIM – categoria Enduro GP – Bruno Crivilin
8 – Brasileiro de Enduro FIM – categoria E1 – Bruno Crivilin
9 – Brasileiro de Enduro FIM – categoria EF – Bárbara Neves
10 – Latino-americano de Enduro FIM – categoria Open – Bárbara Neves
11 – Enduro da Independência – categoria Feminino – Bárbara Neves
12 – Ibitipoca Off-Road – categoria Master – Tunico Maciel
13 – Ibitipoca Off-Road – categoria Brasil – Dário Júlio
14 – Rally Piocerá – categoria Master – Tunico Maciel
15 – Rally dos Sertões – Geral Motos – Tunico Maciel
16 – Rally dos Sertões – categoria Production Aberta – Tunico Maciel
17 – Rally dos Sertões – categoria Super Production – Jean Azevedo
18 – Brasileiro de Rally Cross Country – Geral Motos – Tunico Maciel
19 – Brasileiro de Rally Cross Country – categoria Super Production – Gregório Caselani
20 – Brasileiro de Rally Cross Country – categoria Producion Aberta – Tunico Maciel
21 – Brasileiro de Rally Cross Country – categoria Brasil – Bissinho Zavatti
22 – Sertões Series – Geral Motos – Tunico Maciel
23 – Sertões Series – categoria Super Production – Gregório Caselani
24 – Sertões Series – categoria Production Aberta – Tunico Maciel
25 – Rally RN 1500 – Geral Motos – Gregório Caselani
26 – Rally RN 1500 – categoria Super Production – Gregório Caselani
27 – Rally RN 1500 – categoria Brasil – Bissinho Zavatti
28 – Rally Jalapão – Geral Motos – Tunico Maciel
29 – Rally Jalapão – categoria Production Aberta – Tunico Maciel
30 – Rally Caminhos da Neve – Rally RN 1500 – Geral Motos – Gregório Caselani
31 – Rally Caminhos da Neve – categoria Super Production – Gregório Caselani
32 – Rally Caminhos da Neve – categoria Production Aberta – Tunico Maciel
33 – Rally Caminhos da Neve – categoria Brasil – Bissinho Zavatti
34 – Rally Rota Sul – Geral Motos – Gregório Caselani
35 – Rally Rota Sul – categoria Super Production – Gregório Caselani
36 – Rally Rota Sul – categoria Production Aberta – Tunico Maciel
37 – Rally Rota Sul – categoria Brasil – Bissinho Zavatti
FONTE: Mundo Press – FOTO: Idário Café/Mundo Press