Honda Racing apresenta equipe oficial em busca de mais títulos em 2019




Com mais de 40 anos de incentivos ao motociclismo brasileiro, a Honda está pronta para escrever um novo capítulo de sua história na temporada 2019. A Honda Racing anunciou nesta terça-feira (26), em grande evento para imprensa e parceiros na capital paulista, as equipes oficiais de Motovelocidade, Motocross, Rally Cross Country, Enduro FIM e Enduro de Regularidade. A marca também revelou os eventos patrocinados no segmento de competições para o ano.

Entre as novidades, está a chegada da primeira mulher à equipe de fábrica mais tradicional do esporte sobre duas rodas no país. A goiana Bárbara Neves vai acelerar a novíssima Honda CRF 250F nas provas de Enduro FIM. A motocicleta nacional também será destaque nas equipes Honda Racing de Rally Cross Country e de Enduro de Regularidade.

A presença de Bárbara Neves foi recebida com extremo entusiasmo, como mostra Marcos Monteiro, Gerente Geral Comercial da Moto Honda da Amazônia.

“A mulher ocupa o espaço que tem direito na sociedade, e no esporte não é diferente. A chegada da Bárbara Neves é um caminho natural para o motociclismo feminino, que a cada ano ganha mais força e representatividade”, comemorou. “A Bárbara já é uma inspiração para todas as mulheres, até mesmo para as que ainda não andam de moto”, continuou Monteiro.

A jovem piloto prometeu empenho máximo na equipe Honda Racing de Enduro FIM.

“É uma grande honra, para mim, integrar a equipe mais importante do motociclismo e ainda ser a primeira mulher a vestir essa camisa. Vou me dedicar ao máximo para retribuir a oportunidade com muitas vitórias. Quero representar a Honda Racing e o esporte feminino da melhor maneira possível”, afirmou Bárbara Neves.

O time oficial de Enduro FIM recebeu outro reforço de peso, o atual campeão brasileiro das classes E1 e Enduro GP, o capixaba Bruno Crivilin. Ele irá pilotar a nova versão da moto Honda CRF 250RX. Gabriel Soares, na classe E2, e Nicolás Rodrigues, na E3, completam o esquadrão vermelho da modalidade com as motos Honda CRF 450RX. A Honda ainda anunciou o patrocínio inédito ao Campeonato Brasileiro de Enduro FIM na temporada 2019.

Honda Talent Test (HTT) e nova equipe satélite no Motocross – A filosofia de incentivo aos novos talentos do motociclismo nacional foi mantida com a realização do Honda Talent Test (HTT). Desta vez, o foco foram os pilotos do Motocross e o aprovado, o goiano Matheus Klysman. Ele competirá pela classe MX2 no Campeonato Brasileiro da modalidade.

“Pelo segundo ano consecutivo, o HTT reuniu, na pré-temporada, os jovens que sonham ingressar na equipe Honda Racing. É promovida uma bateria de testes físicos e com a moto, para avaliar os candidatos com transparência. O desempenho dos pilotos é acompanhado de perto pelo staff da Honda Racing, formado por chefes de equipes, dirigentes, treinadores, preparadores físicos e pilotos profissionais”, explicou Odair Dedicação Júnior, Gerente de Marketing da Moto Honda da Amazônia.

“O HTT é motivo de muito orgulho para a Honda, já que a evolução do esporte está na renovação das categorias de base”, acrescentou o executivo.

Klysman terá como companheiros de MX2 outros dois pilotos revelados no HTT, só que em 2018: os catarinenses Lucas Dunka e Leonardo Souza. Na MX1, a Honda Racing conta com o atual campeão brasileiro da MX Elite, o equatoriano Jetro Salazar, e com o paulista Hector Assunção a bordo das motos Honda CRF 450R.

A Honda anunciou a criação de uma nova equipe satélite para o Motocross, a Circuit Honda, que absorveu outros dois jovens talentos que se destacaram no HTT 2019. Reginaldo Ribeiro irá competir pela MX2 e Rafael de Araújo, o Bubinha, defenderá o time na MX2 Júnior. A equipe terá um representante na MX1, o venezuelano Humberto Martin.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Conheça a pista de Ironman MX, última etapa do AMA Motocross

Além do Campeonato Brasileiro de Motocross, a Honda manterá o patrocínio ao Arena Cross em 2019, no qual os pilotos da equipe vermelha estarão na briga pelo título da classe Pró.

Jetro Salazar, Hector Assunção, Lucas Dunka e Leonardo Souza ainda estão confirmados na abertura do Campeonato Mundial de Motocross, o GP da Patagônia, dias 2 e 3 de março na Argentina. É o segundo ano consecutivo que a equipe brasileira da Honda Racing abre a temporada testando máquinas e pilotos ao lado dos melhores do planeta.

Honda CRF 250F pronta para as competições – Além das provas de Enduro FIM, com Bárbara Neves, a nova moto Honda CRF 250F é novidade nas equipes de outras modalidades. Considerado o “Rei da CRF 230F”, o piloto paulista Júlio “Bissinho” Zavatti ganhou mais cilindradas para a temporada 2019. Ele irá acelerar a nova Honda CRF 250F para manter a hegemonia entre as motocicletas nacionais nas provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, o que inclui o Rally dos Sertões.

Tunico Maciel, mineiro vencedor das motos no Rally dos Sertões 2018, e o gaúcho Gregório Caselani, atual campeão brasileiro da modalidade (na geral e na classe Super Production) seguem na equipe, bem como o multicampeão Jean Azevedo. Todos aceleram as motos Honda CRF 450RX. Pelo oitavo ano seguido, a Honda será patrocinadora oficial do Rally dos Sertões, o maior do país.

No Enduro de Regularidade, a Honda Racing começou a temporada da melhor forma possível, com o tricampeonato de Tunico Maciel na categoria Master do Rally Piocerá / Cerapió. Nas mãos de Dário Júlio, que retornou à categoria de elite da modalidade, a Honda CRF 250F estreou em grande estilo nas competições, com o terceiro lugar da Master.

A dupla irá defender a equipe vermelha nas provas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e no Enduro da Independência, do qual a Honda é patrocinadora oficial em 2019. Vale lembra que o Consórcio Honda patrocinou o Rally Piocerá, realizado em janeiro de 2019.

Força total na Motovelocidade – Com a motocicleta Honda CBR 1000RR Fireblade, a equipe Honda Racing acelera forte no SuperBike Brasil, o principal campeonato de Motovelocidade do país. O bicampeão Eric Granado, de São Paulo, e o gaúcho Pedro Sampaio, revelado no HTT 2018, irão representar a equipe oficial na categoria de elite, a Superbike Pro.

A Honda manteve o patrocínio ao SuperBike Brasil na temporada 2019, bem como o incentivo às categorias de entrada para novos pilotos da Motovelocidade, a Junior Cup e a classe CBR 500R.

Livro comemorativo “Honda Racing – Liderando o Pódio há 40 Anos” – A Honda completou 40 anos de incentivos às competições brasileiras em 2018. Para eternizar o capítulo inicial dessa história, a empresa lançou o livro comemorativo “Honda Racing – Liderando o Pódio Brasileiro há 40 Anos”.

São 160 páginas dedicadas a traçar a linha do tempo da jornada percorrida pela Honda em quatro décadas de esforços em benefício do esporte, desde a criação da Fórmula Honda 125, em 1978. O livro traz os ídolos, fotos antigas e atuais, curiosidades e as competições que marcaram o período.

Confira as formações das equipes oficiais da Honda Racing para a temporada 2019:

MOTOVELOCIDADE
Chefe de equipe: Reinaldo Campos

Eric Granado
Idade: 22 anos
Natural de: São Paulo (SP)
Competição em 2019: SuperBike Brasil
Categoria: Superbike Pro
Moto: Honda CBR 1000RR Fireblade
Destaques da carreira: 
Bicampeão do SuperBike Brasil (2018 e 2017) / Categoria Superbike Pro
Campeão europeu de Motovelocidade 2017 / Categoria Moto2
Campeão do SuperBike Brasil 2016 / Categoria Supersport 600cc
Campeão brasileiro de Motovelocidade 2015 / Categoria GP 600

LEIA MAIS:  VÍDEO: Red Bull KTM Factory Racing 2021 MXGP | Jeffrey Herlings

Pedro Sampaio
Idade: 21 anos
Natural de: Bento Gonçalves (RS)
Competição em 2019: SuperBike Brasil
Categoria: Superbike Pro
Moto: Honda CBR 1000RR Fireblade
Destaques da carreira: 
Campeão do SuperBike Brasil 2017 / Categoria SuperSport 600cc
Campeão brasileiro de Motovelocidade 2013 / Categoria GP 250
Cinco vezes campeão gaúcho de Motovelocidade

ENDURO FIM
Chefe de Equipe: Felipe Zanol

Bárbara Neves
Idade: 18 anos
Natural de: 
Goiânia (GO)
Competição em 2019: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Categoria: EFeminina
Moto: Honda CRF 250F
Destaques da carreira: 
Campeã latino-americana de Enduro FIM 2018 / Categoria Mulheres Open Júnior
Campeã brasileira de Cross Country 2018 / Categoria Feminina
Campeã do Enduro da Independência 2018 / Categoria Feminina
Campeã brasileira de Enduro FIM 2017 / Categoria EFeminina

Bruno Crivilin
Idade: 21 anos
Natural de: Aracruz (ES)
Competição em 2019: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Categorias: E1 e Enduro GP
Moto: Honda CRF 250RX
Destaques da carreira:
Campeão brasileiro de Enduro FIM 2018 / Categorias E1 e Enduro GP
Campeão Romaniacs Hard Enduro 2017 / Categoria Silver
Campeão brasileiro de Enduro FIM 2015 / Categoria EJr

Gabriel Soares
Idade: 21 anos
Natural de: Divinópolis (MG)
Competição em 2019: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Categorias: E2 e Enduro GP
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira: 
Vice-campeão da Copa EFX 2018 / Categoria Elite
Campeão mineiro de Enduro FIM 2017 / Categoria EJ
Tetracampeão mineiro de Motocross

Nicolás Rodriguez
Idade: 21 anos

Natural de: Rio de Janeiro (RJ)
Competição em 2019: Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
Categoria: E3
Moto: Honda CRF 450RX (com kit adicional)
Destaques da carreira: 
Campeão da Copa EFX 2018 / Categoria E1
Campeão da Copa EFX 2017 / Categoria E3

MOTOCROSS
Chefe de equipe: Cale Neto

Jetro Salazar
Idade: 27 anos
Natural de: Quito (Equador)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX1 / Pró
Moto: Honda CRF 450R
Destaques da carreira: 
Campeão brasileiro de Motocross 2018 / Categoria MX Elite
Campeão brasileiro de Motocross 2016 / Categoria MX1
Campeão latino-americano de Motocross 2015 / Categoria MX1

Hector Assunção
Idade: 26 anos

Natural de: Osasco (SP)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX1 / Pró
Moto: Honda CRF 450R
Destaques da carreira: 
Hexacampeão brasileiro de Motocross
Tetracampeão do Arena Cross

Lucas Dunka (piloto Honda Talent Test 2018)
Idade: 20 anos

Natural de: Balneário Camboriú (SC)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX2 / Pró
Moto: Honda CRF 250R
Destaques da carreira: 
Duas vezes campeão catarinense de Motocross em 2016 / Categorias MX1 e MX2
Campeão catarinense de Motocross 2014 / Categoria Intermediária

Leonardo Souza (piloto Honda Talent Test 2018)
Idade: 21 anos
Natural de: Balneário Camburiú (SC)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX2 / Pró
Moto: Honda CRF 250R
Destaques da carreira: 
Duas vezes campeão mineiro de Motocross em 2017 / Categorias MX2 e MX2Jr

LEIA MAIS:  Yamaha Racing Brasil anuncia nova parceria com a RAM para temporada de 2024

Matheus Klysman (piloto Honda Talent Test 2019)
Idade: 20 anos
Natural de: Anápolis (GO)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Motocross e Arena Cross
Categoria: MX2 / Pró
Moto: Honda CRF 250R
Destaques da carreira: 
Campeão goiano de Motocross 2018 / Categoria Nacional
Campeão goiano de Motocross 2011 / Categoria 65cc
Duas vezes campeão tocantinense de Motocross

RALLY CROSS COUNTRY
Chefe de equipe: Dário Júlio Lopes

Tunico Maciel
Idade: 25 anos
Natural de: Lavras (MG)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (o que inclui o Rally dos Sertões)
Categoria: Production Aberta
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira:
Campeão do Rally dos Sertões 2018 / Geral e categoria Production Aberta
Duas vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country (2018 pela Production Aberta e 2015 pela Marathon)
Campeão do Rally dos Sertões 2015 / Categoria Marathon

Gregório Caselani
Idade: 31 anos
Natural de: Caxias do Sul (RS)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (o que inclui o Rally dos Sertões)
Categoria: Super Production
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira: 
Bicampeão brasileiro de Rally Cross Country (2016 e 2018) / Geral e categoria Super Production
Campeão do Rally dos Sertões 2016 / Geral e categoria Super Production
Campeão do Rally dos Sertões 2013 / Categoria Production Aberta
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2012 / Categoria Production Aberta

Jean Azevedo
Idade: 45 anos
Natural de: São José dos Campos (SP)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (o que inclui o Rally dos Sertões)
Categoria: Super Production
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira: 
Dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country / Geral e categoria Super Production
Heptacampeão do Rally dos Sertões (maior vencedor das motos)
Três vezes campeão do Rally Dakar (1997 e 2003 na categoria Production; 2011 na Super Production)
Único brasileiro a vencer etapas do Rally Dakar com motocicletas (uma em 2005 e outra em 2007)

Júlio “Bissinho” Zavatti
Idade: 32 anos
Natural de: Monte Alto (SP)
Competições em 2019: Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (o que inclui o Rally dos Sertões)
Categoria: Rally Brasil
Moto: Honda CRF 250F
Destaques da carreira: 
Campeão brasileiro de Rally Cross Country 2018 / Categoria Rally Brasil
Campeão das últimas quatro edições do Rally dos Sertões / Categoria Rally Brasil e divisão Brasil – CRF 230F
4º lugar na classificação geral das motos do Rally dos Sertões 2017 com a Honda CRF 230F

ENDURO DE REGULARIDADE
Chefe de equipe: Dário Júlio Lopes

Tunico Maciel
Idade: 25 anos
Natural de: Lavras (MG)
Competições em 2019: Rally Piocerá, Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e Enduro da Independência
Categoria: Master
Moto: Honda CRF 450RX
Destaques da carreira: 
Atual tricampeão do Cerapió/Piocerá
Atual bicampeão do Enduro dos Ipês Off-Road
Campeão do Enduro da Independência 2012 / Categoria Sênior

Dário Júlio
Idade: 41 anos
Natural de: Lavras (MG)
Competições em 2019: Rally Piocerá, Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e Enduro da Independência
Categoria: Master
Moto: Honda CRF 250F
Destaques da carreira: 
Campeão brasileiro de Enduro de Regularidade 2018 / Categoria Over 40
Tricampeão brasileiro de Enduro de Regularidade (2007, 2008 e 2009) / Categoria Master
Seis vezes campeão do Enduro da Independência, sendo quatro títulos pela categoria Master.


FONTE: HONDA RACING