Honda NXR 160 Bros 2025: renovada no design, com aperfeiçoamentos técnicos e inédita versão ABS

foto: Honda do Brasil



Com mais de duas décadas de sucesso, a Honda NXR Bros entra em nova fase através de uma profunda modernização estética e técnica. Mais confortável, imponente e segura, as versões agora são duas: NXR 160 Bros ABS e NXR 160 Bros CBS

O invejável histórico de sucesso da Bros é resultado de uma perfeita adequação de sua proposta à realidade brasileira. Desde o início de sua produção, no início de 2003, a ágil trail conciliou robustez com economia, e uma grande capacidade de encarar caminhos de qualquer tipo.

A NXR Bros teve versões de 125 cc, 150 cc e, há praticamente uma década, a versão atual, equipada com o moderno motor de 160 cc. Em todas, um denominador em comum: a mecânica derivada da Honda CG. Tal fator certamente definiu a escolha da NXR Bros por muitos dos fãs da CG, desejosos por agregar à robustez e economia da Honda best-seller características típicas das trail, como as suspensões de maior curso e uma dirigibilidade melhor em terrenos ruins.

Enfim, a NXR Bros fez história, em 2023 alcançou a impressionante cifra de mais de 3 milhões de unidades produzidas, marco que merece ser comemorado. A evolução ao modelo segue o protagonismo com da Honda com o mercado brasileiro e para tal, nada melhor do que apresentar a nova geração da NXR 160 Bros, pois agora serão duas as Bros disponíveis: a versão dotada de frenagem CBS e a equipada com frenagem ABS.

A evolução técnica do modelo atual veio acompanhada de uma completa modernização no visual e inúmeros aperfeiçoamentos técnicos, que preservam plenamente o “espírito Bros”, feito de muita versatilidade e indiscutível resistência.

Mais moderna, mais competente e sempre parceira para diversos tipos de usos, as Honda NXR 160 Bros 2025 representam uma nova página de uma história de sucesso. O preceito de atender as necessidades de motociclistas da cidade e do campo para uso no trabalho, transporte ou lazer está plenamente preservado nas NXR Bros 2025.

2. Generalidades do modelo

O principal objetivo determinado para a nova geração a NXR 160 Bros foi oferecer uma marcante evolução estética acompanhada de pontuais ajustes técnicos. No processo que precede as decisões tomadas pelas diversas áreas da Honda – industrial, comercial e marketing –, a voz dos clientes é preponderante, algo natural em uma empresa cujo princípio é e sempre foi a busca da excelência.

No trabalho conduzido pelo time de pesquisas da marca (Monozukuri Center (Mono-C), o “braço” onde técnicos e designers interpretam as preferências dos clientes Honda e as tendências de mercado, verificou-se que a NXR Bros atendia plenamente os anseios de seus usuários sob o ponto de vista dinâmico. No entanto, a necessidade de tornar o modelo mais atraente, modernizando seu design, foi um dado que saltou à vista.

A nova geração do modelo cumpre plenamente esta expectativa. Um design mais elaborado traz o desejado impacto visual, que visa estimular o aspecto aspiracional dos motociclistas, mesmo sendo a NXR Bros, desde sempre, um modelo de entrada no mundo trail/adventure.

Importante mencionar que, paralelamente a novas formas, a modernização da NXR Bros mirou elementos de grande relevância no âmbito da segurança e satisfação do usuário, como por exemplo a iluminação por LED no farol e lanterna traseira, um assento mais confortável e um quadro de instrumentos atraente e informativo.

LEIA MAIS:  Honda PCX 150 2019 desembarca no Brasil

A mencionada satisfação dos clientes com o desempenho da NXR Bros não impediu de trazer para a nova geração itens que contribuirão para uma experiência ao guidão ainda melhor, sem que isso tenha alterado características reconhecidamente positivas do modelo como a robustez, facilidade de pilotagem, economia de combustível e baixo custo de manutenção.

A missão de adequar o motor para atender a norma de emissões determinada pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5 veio atrelada ao aperfeiçoamento de aspectos da ciclística. A adoção de uma suspensão dianteira inédita ou introdução da versão equipada com frenagem ABS teve como claro objetivo o respeito à tradição Honda de constante aperfeiçoamento de seus produtos.

A NXR 160 Bros ABS e NXR 160 Bros CBS representam uma efetiva e ampla modernização em um modelo renomado, consolidado no mercado brasileiro, além de ser o modelo mais vendido no segmento trail. Uma comprovação evidente de que qualidade construtiva, tecnologia, excelência no pós-venda e um valor de revenda campeão são motivos mais do que suficientes para escolher uma Honda NXR Bros.

3. Características principais

  1. Design & aspectos práticos
  • Novo assento em dois níveis
  • Farol e lanterna por LED
  • Porta USB-C
  • Painel com indicador de marcha e computador de bordo

Seguindo uma tecnologia aplicada às novíssimas Sahara e Tornado, a NXR 160 Bros 2025 traz o tanque metálico encapsulado por superfícies plásticas, com amplas carenagens laterais. A solução, além de permitir liberdade de formas em uma área muito importante no quesito aparência, favorece a manutenção. Em caso de eventuais tombos o reservatório de combustível é preservado, e a recuperação ou troca da parte plástica danificada tem custo e tempo de manutenção reduzido.

A nova conformação do assento cumpre um duplo papel nas novas NXR 160 Bros, garantindo mais conforto por ser mais largo, e evidenciando o aspecto estético mais atual, além de ter os dois níveis mais acentuados. Tal recurso atende ao condutor, que assim encontra-se em posição mais integrada à moto, como também oferece a um eventual passageiro maior liberdade de movimentação sem incomodar o piloto. Outro item novo na NXR 160 Bros 2025 é a pedaleira de garupa, agora de alumínio, uma mudança positiva sob o ponto de vista estético e prático.

O cuidado construtivo dedicado à todas as Honda é, reconhecidamente, um diferencial da marca. Na NXR 160 Bros 2025 o refinamento técnico e estético se percebe em detalhes como a nova passagem do duto de freio que parte do manete direito, cujo posicionamento permite uma visualização do painel sem interferências.

O quadro de instrumentos da NXR 160 Bros 2025 é novo, sempre digital, e segue o padrão blackout. Traz como novidade um útil indicador de marcha engatada além de indicador de consumo médio, nível do tanque de combustível, velocímetro, contagiros e hodômetro total e parcial (A e B).

Um item de muita utilidade, a porta USB-C para alimentar equipamentos eletrônicos como celulares e sistema de navegação, é outra novidade da NXR 160 Bros 2025. O dispositivo foi posicionado na proximidade do painel, de modo a permitir fácil acesso e ao mesmo tempo estar convenientemente protegido de intempéries.

LEIA MAIS:  BMW Motorrad celebra 100 anos com o melhor resultado da história da empresa no mundo, na América Latina e no Brasil

A ergonomia da NXR 160 Bros 2025 foi outro ponto de grande evolução por conta de itens como o assento redesenhado, novo guidão, conformação do tanque diferente e o reposicionamento das pedaleiras. O resultado é uma postura mais relaxada para o condutor, que encontrará maior conforto para as pernas durante a pilotagem. A modificação na posição do condutor não alterou a distância do assento em relação ao solo, que foi contida ao mesmo valor da antiga NXR Bros, 836 mm.

3.2 Motor

  • Motor de 162,7 cm3, OHC de duas válvulas, arrefecido a ar
  • Tecnologia FlexOne
  • Câmbio de cinco marchas com novo escalonamento

O motor que equipa a NXR 160 Bros 2025 é derivado do usado na CG 160 em suas diversas versões. Trata-se de um monocilíndrico 4T arrefecido a ar com comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft) que atua em balancins roletados.

O sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne permite o uso de etanol e gasolina em proporções variadas. A potência máxima da NXR 160 Bros 2025 é de 14,3 cv com etanol e 14,2 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,45 kgf.m com etanol e 1,44 kgf.m com gasolina, a 5.500 rpm. Outra novidade da NXR 160 Bros 2025 é o filtro de combustível separado da bomba, que reduzirá o custo de manutenção.

Os índices de emissões de CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e os NOx (óxidos de nitrogênio) foram reduzidos em respeito ao PROMOT 5. O mesmo vale para as emissões evaporativas em virtude da instalação de um cânister, filtro destinado à absorção do vapor emanado pelo combustível. Também na medição de ruído parado houve decréscimo, alcançando índice abaixo ao valor estabelecido.

A NXR 160 Bros 2025 recebeu uma pequena alteração no câmbio de cinco velocidades: a quinta marcha está mais longa, o que na prática implica em um desempenho melhor com a mesma rotação do motor, favorecendo menor consumo em uso rodoviário. Quanto a embreagem, o sistema é o tradicional multidisco em banho de óleo.

3.3 Ciclística

  • Chassi de aço tipo berço semiduplo
  • Nova suspensão dianteira
  • Opção entre freios ABS ou CBS

O chassi tipo berço semiduplo de aço foi preservado na NXR 160 Bros 2025, uma garantia de robustez e estabilidade. Todavia, para incrementar comportamento dinâmico e a resistência em uso severo, a suspensão dianteira passou a ter tubos de 33 mmØ em substituição a suspensão anterior, com tubos de 31 mmØ. A alteração não comportou em mudança do curso da roda de 19 polegadas, que é de 180 mm. Na traseira, a suspensão do tipo monochoque oferece um curso de 160 mm à roda de 17 polegadas. Os pneus são os Pirelli MT60.

A NXR 160 Bros 2025 oferecerá duas opções de sistema de freios: ABS – Antilock Braking System e CBS – Combined Braking System. Na versão NXR 160 Bros ABS o sistema de um canal atua no disco dianteiro, de 240 mmØ com cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O freio traseiro, também a disco de 220 mmØ, tem cáliper de pistão simples de comando hidráulico. A NXR 160 Bros CBS se serve do mesmo tipo de discos de freios e cáliper. Ao acionar o pedal do freio traseiro, aproximadamente 30% da capacidade de frenagem é direcionada ao freio dianteiro simultaneamente, limitando o mergulho da motocicleta no momento da frenagem, favorecendo a redução de espaço de parada e mantendo a estabilidade, garantindo maior segurança ao usuário. O peso a seco de ambas versões da Honda NXR 160 Bros 2025 é de 125 kg.

4. Preço, cores, garantia

LEIA MAIS:  Família Tiger: Triumph anuncia vantagens especiais para compra da linha adventure

As Honda NXR 160 Bros ABS e NXR Bros 160 CBS chegam na rede de concessionários Honda a partir de setembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.

O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é:

Honda NXR 160 Bros CBS: R$ 20.490,00

Cores disponíveis: Cinza e Vermelho

Honda NXR 160 Bros ABS: R$ 21.390,00

Cores disponíveis: Preto e Vermelho

Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.


FONTE: HONDA DO BRASIL