Honda CBR650R melhorada na ciclística, suspensão e com Euro 5




A ESPORTIVA VERSÁTIL DE MÉDIA CILINDRADA DA HONDA RECEBE EM 2021 UMA NOVA SUSPENSÃO DE FUNÇÕES SEPARADAS E UM MOTOR TETRACILÍNDRICO DE ALTA ROTAÇÃO COM HOMOLOGAÇÃO EURO5. OUTRAS ATUALIZAÇÕES INCLUEM O PAINEL LDC, O FAROL COM REFLETORES REVISTOS E UM CONECTOR USB TIPO C DEBAIXO DO BANCO.

Para a edição 2021, esta Honda foi trabalhada em diversas áreas, melhorando o manuseo, o estilo e o uso diário da moto. Os fãs do modelo anterior lançado em 2019, ficarão felizes em ver que o estilo Fireblade continua a ser o foco. Outra boa notícia é que a Honda CBR650R 2021 deverá estar nos concessionários antes do Natal, a tempo de ser um belo presente no sapatinho!

Na evolução de 2019, a CBR650F transformou-se na CBR650R. A passagem de “F” para “R”, indicando uma capacidade esportiva ainda mais potente, foi pensada para ser explorada, usada e apreciada na estrada.

Durante o processo de transformação da CBR650R, esta tornou-se deliberadamente numa espécie rara: uma moto esportiva de quatro cilindros que oferece prazer, satisfação e adrenalina semelhantes às de uma RR, mas com funcionalidade suficiente – e custos de manutenção menores – que a tornam uma opção viável para o dia a dia, em adição ao prazer de viajar nos fins de semana.

Esta mudança de direção foi muito bem recebida. No seu ano de estreia, em 2019, a CBR650R foi a segunda moto esportiva mais vendida na Europa; agora, para 2021, a CBR650R continua a sua curva de desenvolvimento com melhorias de detalhes pensando no usuario e uma grande atualização na suspensão dianteira.

As principais alterações

Os painéis da carenagem superior e inferior foram ligeiramente ajustados, algo que a Honda afirma “misturar musculatura com linhas finas e ângulos”. A versão de 2021 também possui um novo paralamas de aço e um diferente suporte de placa.

LEIA MAIS:  Yamaha Star Venture é estradeira no estilo americano para brigar com a Harley

A principal alteração na CBR650R é a mudança de garfos da Válvula de Dobra Dupla Showa para itens de Pistão Grande de Função Separada (SFF BP). O modelo anterior já se saia muito bem no que diz respeito a percorrer trechos de montanha sinuoso, com um equilíbrio perfeito entre curvas e conforto. É de esperar que essas sensações estejam agora ainda mais apuradas.

O motor DOHC de 16 válvulas e 649 cm³ foi afinado para oferecer as performances da forma mais pura e agradável possível, com as acelerações tipicamente rápidas ao longo de toda a faixa de rotação e a alta rotação forte que tornaram famosos os motores de quatro cilindros em linha da Honda. O pico de potência é de 70 kW (93 CV) e chega às 12.000 rpm, com o pico de torque de 63 Nm a aparecer às 8.500 rpm. Há um kit de conversão de instalação fácil para 35 kW disponível para possuidores de gabilitação A2.

Para a atualização para a homologação EURO5 foi necessário atualizar a ECU, os ressaltos do comando, o comando da admissão, o tubo de escape, o catalisador e o silenciador, para além da adição de um sensor de impulsos no girabrequim.

Um dos problemas na CB650R anterior era a iluminação em diferentes condições, algo que foi corrigido, alterando o ângulo do farol para aliviar esse problema. Sob o assento de 810mm do Honda agora reside uma tomada USB Type-C para permitir o carregamento de telefones celulares e outros equipamentos durante a mudança.

Ficha técnica

Tipo de motor: quatro cilindros 4T DOHC com refrigeração líquida

Cilindrada: 649cc

Diâmetro x curso: 67,0 x 46,0 mm

Taxa de compressão: 11.6:1

Potência máxima: 70kW (93,8 CV) às 12.000 rpm

LEIA MAIS:  Ducati MIG-RR – A nova E-MTB

Torquemáximo: 63 Nm às 8.500rpm

Alimentação: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI

Capacidade do tanque: 15.4L

Partida: elétrico

Embreagem: multidisco em banho de óleo

Tipo de transmissão: 6 velocidades

Final: por corrente selada

Quadro: tipo diamante em aço

Dimensões (CxLxA): 2120 x 750 x 1.150 mm

Distância entre eixos: 1450 mm

Ângulo da coluna de direção: 25,5°

Eixo de arraste (trail): 101 mm

Altura do assento: 810 mm

Peso com líquidos: 208 kg

Suspensão Frente: Showa USD de Pistão Grande (SFF-BP) de 41mm

Suspensão traseira: Amortecedor monoshock com 7 estágios ajustáveis pré-carga, 43,5 mm de curso

Rodas: Aros de alumínio fundido de seção oca de 6 raios

Medidas de pneus: 120/70ZR17 e 180/55ZR17

Freios: ABS de 2 canais; duplo disco hidráulico 310 mm ; disco hidráulico 240 mm

Painel de instrumentos: velocímetro digital, tacómetro gráfico de barras digital, medidor de km duplo, medidor de combustível gráfico de barra digital, posição da marcha e indicador de mudança, relógio digital

Tipo de iluminação: Led à frente e atrás


FONTE: MOTO+