A Honda Elsinore CR125M foi contra tudo o que o fundador Soichiro Honda imaginou. O fundador da marca Honda anunciou na década de 60 que a Honda nunca produziria motos de dois tempos. Contra todas as probabilidades, a Honda fez isso. E a marca aproveitou totalmente esse novo mercado.
A Honda introduziu esta faixa off-road de 2 tempos relativamente atrasada. O primeiro modelo, a CR125M leva o nome dos eventos realizados em Lake Elsinore, Califórnia, imortalizados no filme “On Any Sunday”, com Steve McQueen entre outros. O CR125M fez sua aparição em 1971 no Japão como um protótipo. A primeira série não foi um sucesso, mas isso não impediu a moto de receber muita atenção da imprensa.
O efeito de uma bomba
Um ano depois, chegaram as máquinas de 250cc. Durante o verão de 1973, os primeiros modelos de produção estavam nas concessionárias. Na verdade, estes já eram modelos de 1974. Eles eram … cinza e verde. Eles têm o efeito de uma bomba. Notícias ruins para marcas estabelecidas no mercado off-road, como Bultaco e CZ.
A Honda CR125M e CR250M Elsinore tornaram-se motos muito populares. Essencialmente a 250cc, onde a Elsinore foi particularmente poderosa. Em 1975, os modelos estavam vestidas de cinza e vermelho e foi em 1976 que a Honda ficou inteiramente vermelha. Esta é a origem do apelido que a Honda deveria receber mais tarde: Big Red.
Pilotada pelos melhores
Também foi o início de uma verdadeira dinastia Honda que ainda existe hoje no mundo do motocross. A Elsinore foi pilotada pelos maiores nomes do motocross da época. Alguns exemplos? Johnny O’Mara, Danny Laporte, Brad Lackey, Andre Malherbe, Graham Noyce, para citar alguns. O tempo da Honda foi perfeito. Na década de setenta, os circuitos de motocross apareceram em todos os lugares, o esporte estava crescendo rapidamente e estava cada vez mais atento. A Europa era o local de nascimento, mas nos EUA também o motocross estava ganhando popularidade.
A partir de 1979, a Honda dominou o motocross com uma série de títulos mundiais. Noyce, Malherbe, Thorpe, Jobé, Geboers e Bayle ofereceram a CR a maior parte dos títulos mundiais da época. Também foi o começo do – agora lendário – HRC.
O nome CR não só foi aplicado às motos de cross-country da Honda, mas também a certos modelos on off-road, como a CRF1000L Africa Twin ou CRF250L. A Honda também se aproximou da filosofia inicial de Soichiro Honda, continuando seu sucesso com motores de quatro tempos. Mas o sucesso da marca off-road é baseado na incrível CR125M e CR 250M Elsinore verde e cinza. Máquinas lendárias, de todos os pontos de vista.
FONTE: MXM