Hard Enduro: Husqvarna PowerHusky/Itaminas encara as montanhas e pedras de Barão de Cocais (MG) neste fim de semana

Foto: Alberto Barbosa



O heptacampeão brasileiro (Gold) Rigor Rico compete em casa na 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro. Na Silver a equipe conta com Benê Coser e Guilherme Costa

Conhecida também como a capital nacional do hard enduro, a cidade mineira de Barão de Cocais recebe neste fim de semana, 20 e 21, a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (BRHE). A Husqvarna PowerHusky/ Itaminas está preparada para mais uma disputa que promete muita competitividade e adrenalina. Entre os destaques do time para a 6ª edição do BarãoManiacs está o heptacampeão brasileiro Rigor Rico #1, que lidera o campeonato na Gold e vai competir em casa.

“Essa etapa será uma prova praticamente internacional com muitos pilotos de fora e com nível altíssimo. Estou bem feliz, preparado e motivado para tentar um bom resultado, agora, em casa e vindo da vitória da primeira etapa”, afirma Rigor que em março conquistou mais um título para o Brasil, o de campeão latino-americano de Hard Enduro na 5ª edição do Rodeo Hard Enduro, na Costa Rica com uma Husqvarna TE250i. Já no Campeonato Brasileiro compete com a TE300. “Estou cada dia mais encaixado com a moto, muito bem mesmo e vou aproveitar que conheço algumas trilhas da região para garantir mais pontos para o campeonato. E será demais competir com a torcida da família e amigos”, completa o atleta de 34 anos, nascido em Barão de Cocais.

O paulista Benê Coser #121 também lutará por mais um pódio e se preparou para isso. “O treino foi forte e estou cada vez mais adaptado a TE300. Será uma etapa muito dura, pois é uma prova respeitada com trilhas brutas, o pessoal da região anda forte e tem o diferencial das pedras que para os mineiros que estão acostumados será mais fácil e nem tanto para nós, mas estamos preparados”, diz o piloto de Socorro, 35 anos, que compete nesta temporada pela Silver e garantiu o quinto lugar no pódio em Morungaba (SP), em março. Coser finalizou a temporada 2023 no Top4 do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (Gold).

LEIA MAIS:  Brasileiro Bruno Crivilin inicia jornada em mais uma temporada do Mundial de Enduro

Competindo também na categoria Silver, Guilherme Costa #117 está animado. “As trilhas de Barão de Cocais são desafiadoras e com nível elevado, mas fico confortável para correr na região, pois é o quarto ano que participo do BarãoManiacs. Tenho treinado com intensidade e me sinto preparado para encarar essa etapa, ainda mais com a TE300 que vem pronta para acelerar”, explica o mineiro de 33 anos que reside em Itabirito.

O atual vice-campeão brasileiro de Hard Enduro na Gold, Eduardo Furtado, 24 anos, se recupera de uma lesão e não poderá competir nesta etapa. “Infelizmente ainda não vou conseguir competir e me recuperar para voltar 100% para o campeonato. Estarei com a PowerHusky nos bastidores”, explica o piloto que também é de Barão de Cocais. O paulista Bruno Gonzalez #220 (Bronze) também não competirá nesta segunda etapa.

“Nesta temporada estreamos no campeonato com um time muito competitivo. Além do Motocross e Enduro, nossa intenção é buscar pódios e resultados expressivos também no Hard Enduro e, para isso, os pilotos estão se adaptando muito bem a TE300. O BarãoManiacs é uma prova desafiadora e já tradicional na região e a equipe está preparada para encara as trilhas da região”, destaca  Maurício Fernandes, chefe de equipe e sócio-diretor da Husqvarna no Brasil. Como piloto tem uma longa trajetória no motociclismo off-road, no Hard Enduro já disputou o Red Bull Romaniacs (Romênia), Red Bull Erzbergrodeo (Áustria) e no Brasil, o Red Bull Minas Riders.

A provaA BarãoManiacs, 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, promete ser uma das mais exigentes da temporada, pois Barão de Cocais possui uma topografia diferenciada, com terrenos extremos que vão testar técnica e preparação dos pilotos e das motocicletas. Será uma prova em linha de aproximadamente 65km com trilhas abertas nas montanhas da região. São sete categorias em disputa: Gold (nível profissional), Silver (nível avançado), Bronze (nível intermediário), Over 40 Bronze (nível intermediário e pilotos acima de 40 anos), Air Cooled Bronze (nível intermediário e motos refrigeradas a ar), Iron (nível iniciante) e Air Cooled Iron (nível iniciante e motos refrigeradas a ar). Mais informações no site da BRHE

LEIA MAIS:  MXF Motors anuncia sua equipe de pilotos para a temporada 2022

A equipe Husqvarna PowerHusky/Itaminas conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Itaminas, S3 Brasil, Goldentyre Brasil, Ride 100% e Grupo 2W Motors.

Mais informações no site da PowerHusky (clique aqui)  e Instagram @ powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br

2ª Etapa Campeonato Brasileiro de Hard Enduro (BRHE)
20 a 21 de abril – 6º BarãoManiacs
Paddock: Praça da Lagoa (R. São Vicente de Paula – Barão de Cocais/MG)

Sábado, 20/04
10h: Volta de apresentação dos pilotos pela cidade
11h às 11h20: Treino Cronometrado categoria GOLD
11h30 às 11h50: Treino Cronometrado categoria SILVER
12h às 12h20: Treino Cronometrado categoria BRONZE
12h30 às 12h50: Treino Cronometrado categoria OVER 40 BRONZE
13h às 13h20: Treino Cronometrado categoria AIRCOOLED BRONZE
13h30 às 13h50: Treino Cronometrado categoria IRON
14h às 14h20: Treino Cronometrado categoria AIRCOOLED IRON
16h30 às 16h45: Corrida categoria AIRCOOLED IRON
16h45 às 17h: Corrida categoria IRON
17h às 17h15: Corrida categoria AIRCOOLED BRONZE
17h15 às 17h30: Corrida categoria OVER 40 BRONZE
17h30 às 17h45: Corrida categoria BRONZE
17h45 às 18h: Corrida categoria SILVER
18h15 às 18h30: Corrida categoria GOLD

Domingo, 21/04
7h: Comboio de largada dos pilotos
8h: Largada do primeiro piloto

P.S. – Programação sujeita a alterações

Campeonato Brasileiro de Hard Enduro 2024
 Etapa 1 – 8 a 10/março – Morungaba (SP)
Etapa 2 -19 a 21/abril – Barão de Cocais (MG)
Etapa 3 – 17 a 19/maio – Osório (RS)
Etapa 4 – 14 a 16/junho – Poços de Caldas (MG)
Etapa 5 – 16 a 18/agosto- Socorro (SP)
Etapa 6 – 20 a 22/setembro- Cuiabá (MT)


FONTE: MSuzuki Comunicação