O paulista Gustavo Pessoa venceu a terceira etapa seguida da categoria MX2 no Campeonato Brasileiro de Motocross, neste domingo (6). A equipe Honda Racing também segue líder da Elite, que reúne os pilotos mais rápidos da competição, após o segundo lugar do equatoriano Jetro Salazar na corrida da categoria. As disputas tiveram como palco a pista da Arena Fama, em Minas Gerais, com grande presença do público e belo visual da Represa de Furnas.
Pela categoria MX1, o paulista Hector Assunção alcançou a quarta posição na soma das duas baterias e deixou escapar a liderança, pois agora ocupa o quarto lugar na tabela. Em contraponto, Salazar ficou em terceiro na etapa mineira e assumiu a vice-liderança da MX1, apenas três pontos atrás do espanhol Carlos Campano. O catarinense Lucas Dunka, da classe MX2, fechou o fim de semana em sétimo lugar e está em quarto na briga pelo título.
As provas foram marcadas por sol e muito calor. Além de lotar as arquibancadas da Arena Fama, o púbico também acompanhou as corridas a partir de barcos e motos aquáticas espalhados pela represa. Salazar e Assunção aceleram as motocicletas Honda CRF 450R, ao passo que Pessoa e Dunka competem com a CRF 250R.
“Foi um fim de semana muito puxado, mas no final deu tudo certo. Consegui um bom acerto na motocicleta e fui bastante confiante para as provas. Há muita coisa pela frente no Brasileiro de Motocross e vou seguir trabalhando duro para continuar líder da MX2, de preferência invicto”, disse Gustavo Pessoa.
Salazar destacou o equilíbrio na pista. “O campeonato está muito embolado, na MX1 a diferença entre os quatro primeiros colocados é de apenas oito pontos, então quem quiser ser campeão não pode errar. Vou me preparar bastante para isso não acontecer e eu voltar a vencer nas próximas etapas. De qualquer forma, subi na classificação da MX1 e sigo em primeiro pela Elite, então foi um bom final de semana ”, analisou o piloto, que já foi campeão brasileiro, equatoriano, peruano e latino-americano de motocross.
O companheiro de equipe Hector Assunção também está de olho nos próximos desafios e no título da MX1, que é inédito em sua carreira. “O campeonato está bem equilibrado e isso mostra quão alto é o nível da categoria MX1. Cada etapa um piloto ganha, então está bem imprevisível. O que quer dizer que nada está perdido ainda, vamos continuar treinando para buscar as vitórias”, concluiu Assunção, detentor de seis títulos nacionais.
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross será realizada nos dias 9 e 10 de junho, em Nova Alvorada do Sul (MS). A equipe Honda Racing de Motocross conta com o patrocínio de Honda, Alpinestars, Bell, D.I.D e Mobil.
Campeonato Brasileiro de Motocross – 3ª etapa Fama (MG)
Resultados das corridas Elite
1 – Paulo Alberto
2 – Jetro Salazar – Honda CRF 450R
3 – Carlos Campano
4 – Hector Assunção – Honda CRF 450R
5 – Eduardo Lima
MX1 (soma das duas baterias)
1 – Paulo Alberto
2 – Carlos Campano
3 – Jetro Salazar – Honda CRF 450R
4 – Hector Assunção – Honda CRF 450R
5 – Eduardo Lima
MX2 (soma das duas baterias)
1 – Gustavo Pessoa – Honda CRF 250R
2 – Fábio Santos
3 – Pepê Bueno
4 – Leandro Araújo
5 – João Pedro Ribeiro
Classificação do Brasileiro de Motocross após duas etapas
Elite
1 – Jetro Salazar – Honda CRF 450R – 47 pontos
2 – Paulo Alberto – 43 pontos
3 – Carlos Campano – 40 pontos
4 – Hector Assunção – Honda CRF 450R – 40 pontos
5 – Jean Ramos – 28 pontos
MX1
1 – Carlos Campano – 107 pontos
2 – Jetro Salazar – Honda CRF 450R – 104 pontos
3 – Paulo Alberto – 102 pontos
4 – Hector Assunção – Honda CRF 450R – 99 pontos
5 – Jean Ramos – 82 pontos
MX2
1 – Gustavo Pessoa – Honda CRF 250R – 97 pontos
2 – Pepê Bueno – 82 pontos
3 – Fábio Santos – 72 pontos
4 – Lucas Dunka – Honda CRF 250R – 70 pontos
5 – Leandro Davids – 63 pontos.
FONTE: MUNDO PRESS – FOTO: WILLIAM LUCAS