Gregorio Caselani, da Equipe Honda, venceu a primeira etapa do Rally dos Sertões 2017, entre as cidades de Goiânia (GO) e Goianésia (GO), neste domingo (20/8). Ele completou a especial (trecho cronometrado) em 4h36min15. Júlio ‘Bissinho’ Zavatti foi o segundo (4h54min28) e José Hélio (4h56min00), o terceiro. Os pilotos percorreram 680,48 quilômetros, sendo 306,82 cronometrados. Os resultados são extra-oficiais.
“Foi uma etapa muito dura, como a organização já havia dito. Mas se tem uma coisa que a Honda se destaca é na confiabilidade e na durabilidade. E taí a prova. Em 680 quilômetros, chegamos bem ao final e conseguimos abrir uma boa vantagem, que é muito importante para começar bem um rali duro como este”, afirmou Gregorio.
Durante a prova, Jean Azevedo teve problemas no radiador da moto, mas superou e foi o sexto.
“Apenas uma vez eu tive um problema como esse, no Rally Dakar. Hoje eu estava atrás de um competidor, não sei se uma pedra ou graveto atingiu o radiador, mas comecei a sentir cheiro de queimado, a moto começou a perder rendimento e tive de remendar. Coloquei água da mochila de hidratação para poder chegar. Além do tempo perdido no reparo, ainda tive de fazer muitas ultrapassagens. Mas é só primeiro dia, ainda tem muita água para rolar”, afirmou Jean.
“Tive um desempenho muito bom e fiquei surpreso com o resultado. A moto correspondeu 100% até o final. Consegui chegar ao final sem nenhum tombo ou susto e estou muito feliz”, afirmou. Bissinho, integrante da Motofield, equipe apoiada pela Honda, e que pilota uma moto Honda CRF 230F.
Túlio Malta, que integra a Equipe Honda, também teve dificuldades no trajeto. Janaína Souza, a única mulher nas motos, chegou em 27º.
Nesta segunda-feira (21), a caravana se desloca em direção a Santa Terezinha de Goiás. Vão ser 326 quilômetros, com 248,16 quilômetros cronometrados. Esta será a etapa maratona, na qual os competidores não poderão receber ajuda externa para a manutenção dos veículos.
A prova entra em região de fazendas, com muitos mata-burros, depressões e lombadas, além de estradas travadas e bem sinuosas. A navegação e a concentração serão muito importantes nesta etapa. Uma boa estratégia será fundamental, já que eles terão de poupar as máquinas para o dia seguinte.
Resultado da primeira etapa (extra-oficial).
1º Gregorio Caselani 4h36min15
2º Júlio ‘Bissinho’ Zavatti 4h54min28
3º José Hélio 4h56min00
4º Ricardo Martins 4h56min09
5º Marco Pereira 4h58min09
6º Jean Azevedo 5h04min44
FONTE: VIPCOMM