Graham Jarvis faturou a prova pela 6ª vez na classe principal, a Gold; e Bruno Crivilin escreveu um capítulo importante ao tornar-se o primeiro brasileiro campeão do Romaniacs, na Silver
O Red Bull Romaniacs é, basicamente, um teste de sobrevivência sobre duas rodas.
Os pilotos são submetidos a condições extremas durante quatro dias de rali no meio das florestas da Romênia. E foi justamente isso que transformou este em um dos eventos mais famosos e cobiçados do calendário do Hard Enduro Series.
Mas fazia tempo que a gente não via tantos favoritos se esborrachando pelo caminho. Na edição de 2017, o Red Bull Romaniacs derrubou Alfredo Gomez e Wade Young logo no primeiro dia.
Jonny Walker teve uma lesão na mão no segundo dia, insistiu em continuar na prova na manhã seguinte, mas não teve jeito. Precisou abandonar.
Sendo assim, a única ameaça a Graham Jarvis passou a ser o terreno traiçoeiro da Romênia. Mas isso aí ele tira de letra. Jarvis soube administrar muito bem a diferença em relação aos seus rivais mais próximos, os sobreviventes Manuel Lettenbichler, Paul Boltone Mario Roman.
E embora Lettenbichler tenha vencido o último dia, não foi suficiente para tirar a diferença em relação a Jarvis, que faturou o Red Bull Romaniacs pela sexta vez na carreira, um recorde absoluto. Roman ficou em segundo, Bolton em terceiro e Lettenbichler em quarto.
Quando eu comecei a correr, nunca poderia imaginar vencer seis vezes essa prova. Pode ter parecido fácil, mas não foi. Quando você vai ficando velho, não é mole passar quatro dias no meio do mato. Foi uma corrida de sobrevivência mesmo e fico feliz de não ter feito nenhuma estupidez.
O Red Bull Romaniacs foi criado em 2004 pelo austríaco Martin Freinademetz, o mesmo que organiza o Red Bull Minas Riders aqui no Brasil. Em números, o maior vencedor depois de Jarvis é Cyril Despres, nome forte nos primeiros anos da competição, que ganhou três vezes.
Bruno Crivilin dá vitória inédita ao Brasil na Silver
Graham Jarvis venceu a prova na categoria Gold, que reúne as trilhas mais insanas da prova. Mas no Hard Enduro existem quatro classes diferentes, que são divididas de acordo com o nível de experiência dos pilotos: Gold, Silver, Bronze, Iron.
O grau de dificuldade vai baixando gradativamente para cada uma delas.
O brasileiro Bruno Crivilin, de 20 anos de idade, optou por estrear no Red Bull Romaniacs na categoria Silver. Foi uma escolha prudente, calculada pra ganhar experiência e conhecer o evento. Bruno costuma competir pela Gold aqui no Brasil, mas sabia que lá fora, contra os melhores do mundo, seria desperdício de energia se jogar aos leões assim, logo de cara.
Não que o fato de descer um degrau fizesse dele automaticamente um dos favoritos.
Mesmo na classe Silver, existe um alto nível de competitividade e pilotos extremamente capazes. Mas não é que o Bruno se meteu na disputa pelas primeiras posições desde o início da corrida?
Depois de chamar bastante atenção no Prólogo (que define a ordem de entrada nas trilhas), Crivilin caprichou, venceu dois dos quatro dias de competição off-road e não deu chances aos adversários, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer o Red Bull Romaniacs.
Crivilin chegou quase meia hora à frente do segundo colocado, o romeno Emanuel Gyenes, piloto da casa e que disputou absolutamente todas as edições do Romaniacs, tendo inclusive vencido algumas delas.
Uma honra histórica, já que o Brasil ainda engatinha neste estilo de competição, que traz os desafios do trial por meio de obstáculos naturais.
Você vai poder acompanhar cada detalhe do Red Bull Romaniacs 2017 por meio da cobertura especial da Red Bull TV. Um programa sobre a prova está sendo preparado e vai ao ar no dia 5 de agosto no formato on demand, para ser assistido onde e quando quiser.
Veja agora mesmo os pódios do Red Bull Romaniacs 2017
OS CAMPEÕES DO RED BULL ROMANIACS
2017 Graham Jarvis (GBR), Husqvarna
2016 Graham Jarvis (GBR), Husqvarna
2015 Jonny Walker (GBR), KTM
2014 Jonny Walker (GBR), KTM
2013 Graham Jarvis (GBR), Husaberg
2012 Graham Jarvis (GBR), Husaberg
2011 Graham Jarvis (GBR), Husaberg
2010 Chris Birch (NZL), KTM
2009 Andreas Lettenbichler (GBR), BMW
2008 Graham Jarvis (GBR), Sherco
2007 Cyril Despres (FRA), KTM
2006 Michel Gau (FRA), KTM
2005 Cyril Despres (FRA), KTM
2004 Cyril Despres (FRA), KTM
COMO ASSISTIR À RED BULL TV?
Além do site (redbull.tv), é possível ver a Red Bull TV pelo aplicativo disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone; ou por meio dos canais específicos na Apple TV e Samsung TV. O app também está disponível na Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus Player, Roku Players e no Xbox 360. Baixe aqui o app no seu dispositivo!
FONTE: RED BULL