GP da Finlândia marca o retorno de Jeffrey Herlings

Foto: KTM



O detentor do recorde de mais vitórias em Grandes Prêmios em toda a história do Campeonato Mundial de Motocross FIM, Jeffrey Herlings, pilotará sua KTM 450 SX-F neste fim de semana em Vantaa, na Finlândia, para a décima quarta rodada da temporada de 2023 .

O holandês de 28 anos se recuperou o suficiente da vértebra fraturada no pescoço que sofreu como resultado de um acidente enquanto liderava a nona rodada na Alemanha. O vencedor de quatro Grandes Prêmios nesta temporada (ainda o maior total em 2023) perdeu as rodadas na Indonésia, República Tcheca e Bélgica enquanto convalescia da lesão, mas recebeu a liberação dos médicos nesta semana para começar a pilotar e agora retorna a Vantaa neste fim de semana.

A natureza arenosa do percurso finlandês, localizado perto de Helsinque, deve jogar a favor de Herlings, mas, em vez de abrigar ambições de resultados de corrida, o nº 84 está apenas procurando aumentar sua velocidade mais uma vez e colocar pontos no tabuleiro para melhorar sua posição atual de 7º. A Finlândia representa a terceira partida em três semanas para o MXGP, então o ás da Red Bull KTM terá mais duas semanas para continuar sua preparação de retorno antes da décima quinta rodada, o Grande Prêmio da Suécia, em meados de agosto.

Herlings conquistou o Grande Prêmio da Finlândia de MX2 em Hyvinkaa em 2014, mas ficou de fora do retorno ao circuito em 2022 no ano passado. Ele tem seis pódios em nove GPs em 2023 até o momento.

Assim que soube que o problema no pescoço e nas costas precisaria de tempo e ficaria de fora das corridas, meu único foco era curar 100% antes de chegar perto da moto novamente. Conheço o custo físico e mental de contratempos como este e estava determinado a seguir o conselho do médico. Se eu não pudesse ter o título este ano, eu queria minha saúde. Ainda estou em boa forma, então espero que não demore muito para voltar à frente. – Jeffrey Herlings


FONTE: MXGP

LEIA MAIS:  VÍDEO: A trombada de Jorge Prado e Pauls Jonass na Turquia