Gatto Racing levará delegação de Luís Eduardo Magalhães (BA) para o Rally Jalapão 2023

Foto: Nelson Santos Jr / PhotoAction



Equipe contará com seis pilotos na categoria Motos na prova válida para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country acontece na semana de 19 a 24 de junho, com largada e chegada em Palmas no Tocantins, passando por Mateiros e São Félix no Tocantins

Enfrentar quatro dias do mais puro rali cross country, percorrendo aproximadamente 1300 quilômetros, será o desafio da Equipe Gatto Racing, equipe criada em 2022 por Rui Bissotto especialmente para as disputas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.  Serão seis pilotos apaixonados pelas duas rodas e estão em contagem regressiva para uma das maiores disputas do ano, o 9º Rally Jalapão. O evento acontecerá na próxima semana, de 19 a 24 de junho com largada e chegada em Palmas (TO), passando por Mateiros e São Félix (TO).

A Gatto Racing participará do evento em quatro subdivisões na categoria motocicletas: Over 45 irá com o piloto Roberto Gatto (54 anos) no comando da Honda CRF450RX; Over 40 com Daniel Gatto (41 anos), também com o modelo Honda CRF450RX; na M2, quem pilota é Guilherme Bissotto (22 anos) na Yamaha WR450F; já na classe M3, estarão Augusto Sartori (21 anos) e Eduardo Carvalho (29 anos) com os modelos Kawasaki KLX450F e Lucas Gatto (24 anos) no comando da Honda CRF450RX.

A equipe é composta por seis pilotos da cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Cinco deles já correram o Rally Jalapão e um é novato. Guilherme é o mais experiente. Roberto, Lucas e Daniel começaram em 2022, Augusto iniciou desde 2021 e Eduardo é o estreante do time.  O total dos representantes da capital do Oeste da Bahia, Luís Eduardo Magalhães, chega a 16 veículos, divididos nas categorias Motos, Carros e UTVs, e da Bahia são 17 representantes, incluindo mais um competidor entre as motocicletas da cidade de Barreiras.

Guilherme Bissotto foi o piloto mais jovem a participar no Rally jalapão no ano de sua estreia como piloto, em 2019, com apenas 18 anos entre as motos.

A minha expectativa sempre é não cair não quebrar e não errar, com isso se divertir. Aproveitar a prova desfrutando dos belos cenários que o roteiro proporcionará aos participantes e terminar bem os mais de 1200 km de percurso programados para essa edição, disse o piloto que é filho do chefe de equipe Rui Bissotto e terá também na prova seu irmão, Gabriel Bissotto como navegador nos UTVs.

Augusto Sartori esteve por duas oportunidades em provas da modalidade cross-country, sendo elas duas provas no Jalapão. E no seu histórico constam ainda participações no Velocross, Enduro e Rally Baja.

A expectativa é de uma prova dura, com trechos rápidos, que irão exigir muito do preparo físico e do equipamento. Por isso, estamos nos preparando para esse desafio com empenho, mencionou o piloto natural de Palotina (PR) e reside em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Família que compete junto. Roberto Gatto estará com o filho Lucas Gatto e o sobrinho Daniel Gatto.

O esporte é contagiante e é muito bacana competirmos juntos, declarou Roberto.

Daniel Gatto fará a sua segunda participação no Rally Jalapão e servirá de preparação para o rali dos Sertões que acontece em agosto.

Estou contando os dias para a largada, a ansiedade é muito grande. O rali começa muito tempo antes onde temos que deixar todo equipamento 100% para que nada comprometa a prova. Neste ano, estamos mais preparados e focados, com isso faremos uma prova limpa sem acidentes, enfatizou o piloto natural de Espumos/RS e que reside em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Nosso objetivo é concluir a prova. Não somos profissionais que precisam entregar resultados. Objetivo maior é curtir o esporte que amamos, andando em trechos que nunca antes imaginávamos passar. Além disso, participar do rali está além da corrida. Conseguimos com esse esporte partilhar a adrenalina do rali com toda nossa família. Pai, mãe, irmã, esposa e filhos aproveitam o esporte e curtimos juntos alguns momentos de férias inesquecíveis, frisou Daniel.

Lucas Gatto já participou de quatro provas no cross-country e será a segunda vez no Rally Jalapão.

Contudo, será uma experiência nova com motos mais preparadas e com um pouco mais de experiência. A expectativa está muito grande, ainda mais com esse roteiro desafiador que encontraremos no Jalapão. Um lugar com terreno muito complicado e que sempre exige muito do piloto, comentou.  Comecei no mundo do rali no ano passado, devido à falta de experiência e equipamentos enfrentamos diversas dificuldades. Já este ano, com a equipe criando mais corpo, acredito que podemos realizar uma prova mais limpa e, com certeza, buscar nossos objetivos, acrescentou.

Eduardo Carvalho está ansioso para a sua estreia na prova.

Já contando os dias pra encarar as areias, tão falada do Jalapão, espero que tudo vá bem e que cada um de seu melhor. Bora acelerar! Esta será minha segunda prova, porém a primeira participação no Jalapão, mencionou Eduardo. Não sou profissional, mais vou dar o meu melhor. Gostaria de agradecer todos da equipe Gatto Racing pela parceria e incentivo ao esporte. Que Deus nos abençoe e que tenhamos um excelente rali, completou o piloto natural de Bonito/MS e que reside em Luís Eduardo Magalhães/BA.

A EDIÇÃO 2023

LEIA MAIS:  Rally Jalapão: Pilotos da Território Motorsport aprovam o desafio do 1º dia

O 9º Rally Jalapão, válido para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, terá cinco dias de disputas, mas a maior novidade deste ano será o roteiro. O percurso contemplará aproximadamente 1.280 quilômetros, alguns trechos inéditos com boa parte em piso predominantemente de areia entre trechos cronometrados e deslocamentos, passando por dois estados brasileiros – Tocantins e Maranhão – entre os dias 19 e 24 de junho.

Pela quinta vez a prova sairá de Palmas, no Tocantins, e será o ponto de chegada, após fazer um laço que inclui as cidades de Mateiros e São Félix no Tocantins. O parque de apoio com a área de boxes das equipes será montado no Centro de Convenções de Palmas, localizado Parque do Povo – Área Verde 406 Sul, Av. NS 10, s/n – Plano Diretor Sul, em Palmas (TO), sendo que no dia 18 de junho serão abertos os portões para as equipes.

As atividades oficiais começam na segunda-feira, 19, com secretaria de prova, entrega de equipamentos (Stella) e shakedown dos veículos. Na terça-feira, 20, iniciam as vistorias, como também os atrativos paralelos para o público presente como o prólogo às 13 horas, exposição dos carros a partir das 17 horas e a largada promocional para as categorias Motos, Quadriciclos, UTVs e Carros, às 20 horas, no Capim Dourado Shopping.

Na quarta-feira, 21, os competidores partem para a primeira disputa e farão pernoite em Mateiros (TO). Na quinta-feira, 22, seguem para a realização da segunda prova e a caravana chegará a São Félix do Tocantins (TO). Na sexta-feira, 23, a competição realiza a terceira etapa com pernoite novamente em São Félix. Já no sábado, 24, acontece a prova final com retorno a Capital do Tocantins. A cerimônia de premiação será no Capim Dourado Shopping a partir das 18 horas, no Terraço do Capim, com música ao vivo.

LEIA MAIS:  Rally Terra Verde consagra campeões em São Carlos

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO RALLY JALAPÃO 2023:

Domingo, 18 de junho

Abertura da área box – Centro de Convenções – Palmas /TO

Segunda-feira, 19 de junho

09h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 – Secretaria de Prova e entrega Stella.

Local – Centro de Convenções

Shakedown

14h00 às 15h00 – Carros

15h00 às 16h00 – Motos

16h00 às 18h00 – Utvs

17h00 às 21h00 – Vistorias CBM, CBA e Stella

Local – Centro de Convenções

Terça-feira, 20 de junho

09h00 às 10h00 – Vistorias com multa

13h00 – Prólogo – deslocamento

13h30 – Largada 1ª moto

17h00 às 18h00 – Parque Fechado

Local – Capim Dourado Shopping

18h00 – Briefing equipes de apoio

19h00 – Briefing geral

Local – Capim Dourado Shopping

20h00 – Largada promocional

Local – Capim Dourado Shopping

Quarta-feira, 21 de junho – ETAPA 1

Palmas (TO) / Mateiros (TO)

05h30 – Largada do 1º carro (parque de apoio)

06h00 – Largada do 1º carro (Especial)

20h00 – Briefing

Distância inicial – 10,50 km

Trecho cronometrado (Especial) – 268,16 km

Distância final – 120,50 km

Total – 399,26 km

Abastecimento UTVs e Motos Km 200

Quinta-feira, 22 de junho – ETAPA 2

Mateiros (TO) / São Felix do Tocantins (TO)

06h00 – Largada do 1º carro (parque de apoio)

20h00 – Briefing

Distância inicial – 2,55 km

Trecho cronometrado (Especial) – 233,80 km

Distância final – 7,91 km

Total -244,26 km

20h00 – Briefing

Sexta-feira, 23 de junho – ETAPA 3

São Felix do Tocantins (TO) / São Felix do Tocantins (TO)

06h00 – Largada do 1º carro (parque de apoio)

LEIA MAIS:  Rally Rota Sudeste acontece na próxima semana com disputa do Brasileiro de Rally Baja

20h00 – Briefing

Distância inicial -15,69 km

Trecho cronometrado (Especial) – 200,41 km

Distância final – 20,66 km

Total – 236,76 km

20h00 – Briefing

Sábado, 24 de junho – ETAPA 4

São Felix do Tocantins (TO) / Palmas (TO)

05h00 – Largada do 1º carro (parque de apoio)

20h00 – Briefing

Distância inicial -57,33 km

Trecho cronometrado (Especial)  – 141,37 km

Distância final – 200,08 km

Total 398,78 km

Parque fechado – Centro de Convenções de Palmas

A partir das 17h00 – Premiação

Local – Capim Dourado Shopping – Terraço do Capim.


FONTE: SIG Comunicação