Garotada na pista! Yamaha R15 bLU cRU América Latina estreia em Goiânia

Foto: Yamaha Racing Brasil



Primeira temporada da competição acontece neste fim de semana no Circuito Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO)

Sempre em busca de inovação, a nova competição com a DNA Yamaha Racing Brasil estreia neste fim de semana. O Circuito Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), será o palco de abertura da primeira temporada da Yamaha R15 bLU cRU América Latina , que será o ponto de partida do universo R-Series e poderá levar os mais talentosos até o Campeonato Mundial de Superbike. 

A estreia acontece neste sábado (27) e os 15 pilotos de 9 a 15 anos de idade que foram selecionados em 2023 estão mais do que prontos para acelerar muito. A disputa tem transmissão ao vivo pelo canal da Yamaha Racing Brasil no YouTube , no Facebook da Yamaha Motor do Brasil e no Tik Tok da Yamaha Motor do Brasil . Todas as informações e a cobertura completa da competição também estarão no perfil @yamaharacingbrasil no Instagram.

A Yamaha R15 bLU cRU América Latina é homologada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e as etapas de 2024 acontecem em paralelo ao Moto1000GP (Brasileiro de Motovelocidade) e ao já consagrado Yamalube R3 bLU cRU América Latina. 

Grid

Os jovens pilotos que participam da primeira temporada da competição foram escolhidos ao longo de quatro pré-seletivas realizadas durante as etapas do Moto1000GP em Lima Duarte (MG), Cascavel (PR), Curvelo (MG) e Goiânia (GO) e uma seletiva final com os pré-selecionados em Indaiatuba (SP). No total, 66 pilotos participaram das quatro etapas.

O grid da Yamaha R15 bLU cRU América Latina 2024 é formado por: 

LEIA MAIS:  É campeão e vice! Team Brasil faz história na Europa

Alice Matos – 13 anos – Belém (BRA)
Benjamim Peralta – 13 anos – San Carlos Centro (ARG)
Caua Aníbal – 11 anos – São Paulo (BRA)
Celi Patrício – 13 anos – Buenos Aires (ARG)
Daniel Tomelin – 13 anos – Ponta Grossa (BRA)
Enzo Ximenes – 12 anos – São Paulo (BRA)
Henri Oliveira Krug – 11 anos – Porto Alegre (BRA)
Miguel Garcia – 10 anos – São Paulo (BRA)
Murilo Miwa – 10 anos – Jundiaí (BRA)
Pedro Lobo – 14 anos – Campo Grande (BRA)
Pedro Miguel – 13 anos – Rio Negro (BRA)
Salvador Cassini – 14 anos – São Carlos Centro (ARG)
Santiago Vogel – 12 anos – Porto Rico (ARG)
Valentino Milone – 13 anos – Buenos Aires (ARG)
Yan Garcia – 10 anos – Porto Alegre (BRA)

Como funciona

A competição terá seis etapas no total, sendo corrida por etapa, todos em autódromos com as barreiras de ar também homologadas pela FIM – um investimento obrigatório da Yamaha para poder fornecer a proteção necessária aos autódromos e corridas de moto de todo o país.

A Missão78, que já faz a gestão do Yamalube R3 bLU cRU América Latina e do AD78 Team Latin America na Europa com os pilotos Yamaha no Mundial Yamaha R3 bLU cRU e no WSBK, é quem gerencia o novo campeonato.

Regras

A competição fornece todo suporte: motos, mecânicos formados pela Yamaha Technical Academy, capacetes, macacões, pneus, combustível. As motos YZF-R15 da Yamaha R15 bLU cRU Latin America são todas iguais: possuem motor padrão e alguns ajustes como pedaleiras, pneus, suspensões, guiamento, escape e carenagem de competição. 

LEIA MAIS:  Bieffe anuncia retorno às competições de motovelocidade com Bieffe Racing Team

As máquinas são sorteadas no fim de semana de corrida entre os pilotos, que também passam pela inspeção médica, têm auxílio de ônibus especializado e participam de briefings da CBM e da FIM. Além disso, todos os pilotos usarão equipamentos de segurança Alpinestars e NORISK.

Premiação

Além de todas as oportunidades, os pilotos ainda concorrem a prêmios da seguinte forma:

Campeão: subsídio de 100% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025. Vice-campeão: subsídio de 50% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025.
Vice-campeão: subsídio de 50% na inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025.

Programação

Sexta-feira, 26 de abril
10h05 – Treino Livre 1
14h10 – Treino Livre 2
16h40 – Treino Livre 3

Sábado, 27 de abril
10h20 – SUPERPOLE
15h25 – CORRIDA (8 voltas)

R-Series é o caminho para o Mundial

Pilotos brasileiros brilhando no Mundial de R3 e no Mundial de Superbike já são uma realidade. Nomes como Turquinho Jr., Enzo Valentim, Kevin Fontainha e Gustavo Manso chegaram no Yamalube R3 bLU cRU América Latina e hoje vencem corridas em autódromos do mundo todo.

Agora, o Yamaha R15 bLU cRU América Latina entra neste contexto como a base deste processo, o início do caminho. Os pilotos começarão com 9 anos nesta competição de base, credenciando-se para o passo seguinte, que é correr de YZF-R3 no Brasil, para depois conquistar seu espaço na Europa com a possibilidade de se tornar um campeão mundial.


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL