O 9 vezes campeão do mundo aproveitou da melhor forma a ausência de Jeffrey Herlings para abrir a temporada com uma dupla vitória na categoria MXGP.
Na primeira bateria, Antonio Cairoli liderou “de ponta a ponta”, terminando 6 segundos à frente de Tim Gajser. O esloveno roubou a 2ª posição de Romain Febvre a cinco voltas do final, tendo o francês resistido à pressão de Clement Desalle e de Gautier Paulin até a bandeirada final.
Febvre saiu na frente do pelotão na segunda bateria seguido de Gajser e Cairoli. O italiano esperou apenas 5 voltas para atacar os seus adversários e comandar a corrida. Tim Gajser manteve-se muito perto de Cairoli até ao fim mas não evitou nova vitória do n.º 222. Surpresa foi o 3º lugar do “privado” Jeremy Van Horebeek, autor de um excelente desempenho que lhe permitiu terminar nesta mesma posição na classificação geral atrás de Cairoli e Gajser.
O Mundial de Motocross tem a 2ª ronda no dia 24 de Março em Matterley Basin (Inglaterra).
CLASSIFICAÇÃO GP PATAGÓNIA
1. Antonio Cairoli (1º/1º), KTM
2. Tim Gajser (2º/2º), Honda
3. Jeremy Van Horebeek (6º/3º), Honda
4. Clement Desalle (4º/6º), Kawasaki
5. Gautier Paulin (5º/5º), Yamaha
O espanhol começou a defesa do título de MX2 com um domínio absoluto em Neuquen. Prado liderou todas as voltas das duas baterias e garantiu 50 pontos na abertura do campeonato.
Thomas Kjer Olsen (2º/2º) saiu mal na primeira bateria e fez uma corrida de recuperação. Na segunda bateria, o dinamarquês largou melhor e manteve sempre alguma pressão sobre Jorge Prado – os dois terminaram separados por 4 segundos.
Na luta pelo último degrau do pódio, três pilotos ficaram empatados com 36 pontos: o australiano Mitchell Evans (5º/3º) que estreou neste campeonato com um fantástico 3º lugar na frente de Calvin Vlaanderen (4º/4º) e Henry Jacobi (3º/5º).
CLASSIFICAÇÃO GP PATAGÓNIA
1. Jorge Prado, KTM
2. Thomas Kjer Olsen, Husqvarna
3. Mitchell Evans, Honda
4. Calvin Vlaanderen, Honda
5. Henry Jacobi, Kawasaki
FONTE: MOTOSPORT