FOTOS: Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP ganha nova opção de cor em sua versão 2024

Foto: Honda Brasil



Representante flagship da categoria Sport será disponibilizada em nova opção de cor Preta (Mat Pearl Morion Black), em adição às já disponíveis Vermelha (Grand Prix) e Branca (Pear Glare White).

A Honda anuncia a chegada da versão 2024 do modelo CBR 1000RR-R Fireblade ao mercado. Desenvolvida pela HRC – Honda Racing Corporation –, divisão dedicada a criação das motocicletas de alta performance, a principal novidade é a introdução de mais uma opção de cor Preta (Mat Pearl Morion Black), que contrasta radicalmente com as Fireblade já disponíveis: a Vermelho Grand Prix – inspirada no visual das máquinas da equipe oficial Honda no Mundial de Superbike –, e a “30th Anniversary Edition”, com grafismos em fundo branco perolizado, como na Fireblade pioneira de 1992.
Combinar vermelho com azul e branco, as tradicionais “cores Honda”, sempre remete à inigualável história de sucesso da marca nas pistas, a maior vencedora em todas as categorias do motociclismo. O preto fosco alternado ao preto brilhante, grafismos mínimos em prata e dourado e elementos impactantes como rodas e suspensão dianteira douradas se mesclam ao cinza-titânio da ponteira de escape Akrapovic. Tal fórmula garante a esta nova opção da Fireblade um ineditismo e exclusividade notável, com resultado estético que se destaca.
Neste conjunto os logos HRC na carenagem frontal e o “badge” Honda em fundo vermelho aplicado ao tanque – elemento exclusivo de modelos de alta performance/tecnologia que são classificadas como flagship –, ganham ainda mais destaque, e definem uma das mais atraentes versões de Fireblade jamais produzidas.
No âmbito técnico, a nova opção de cor segue receita idêntica à das Fireblade lançadas no início do ano, aplicando a mais atual tecnologia Honda ao conceito “Total Control”, inaugurado com a pioneira das Fireblade de 1992, cuja filosofia em síntese é a de exaltar a extrema maneabilidade e facilidade de pilotagem, visando a performance superior em pista.
O motor tetracilíndrico em linha da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP oferece 216,2 cv de potência a 14.500rpm e torque de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. Tal motor tem pistões de alumínio forjado com bielas de titânio e uma arquitetura que privilegia baixo peso e dimensões compactas, qualidade que permite um posicionamento ideal no chassi, o que favorece a obtenção de um centro de gravidade ideal e consequente equilíbrio.
O extensivo uso da eletrônica é evidenciado por sistemas como o controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control, o acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire, e os decorrentes Riding Modes que regulam os quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB) e atuação do anti-wheelie (W) e HSTC (T). Launch-control regulável e o Quickshifter, complementam a sofisticação técnica do motor da Fireblade SP.
O chassi em alumínio de arquitetura Diamond também recebe acabamento em preto fosco, e está vinculado a um requintado aparato de suspensões: atrás o conjunto mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC, totalmente regulável, atua em um braço oscilante de alumínio, cujo desenho foi inspirado na Honda RC 213V da MotoGP. A suspensão dianteira invertida é uma Öhlins NPX com tubos de 43 mmØ, dotada de sistema Öhlins S-EC – Semi active Electronic Control. Os freios tem discos dianteiros de 330 mmØ com cálipers Brembo Stylema de quatro pistões e traseiro por disco simples de 220 mmØ. O moderno sistema ABS permite configuração nos modos Circuito (pista) e Esportivo.
A plataforma inercial IMU – Inertial Measurement Unit – de seis eixos monitora os parâmetros dinâmicos da Fireblade, ajustando em tempo real os diversos dispositivos destinados ao controle, incluindo os três níveis do amortecedor de direção eletrônico HESD – Honda Electronic Steering Damper, e o sistema que reduz a tendência da roda traseira se levantar do solo em frenagens.
Destaque em termos estéticos e práticos é o atraente desenho da carenagem, cuja eficiência aerodinâmica recorre à aletas laterais para elevar a carga aerodinâmica vertical descendente, o “downforce”, obtendo assim maior estabilidade em alta velocidade, capacidade de aceleração em saída de curvas e controle superior em rápidas mudanças de direção e frenagens extremas.
O cockpit conta com painel de tela TFT de 5 polegadas totalmente personalizável por comando situado no punho esquerdo. O sistema Smart-Key, a chave presencial, é outro detalhe de praticidade da Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP. A perfeita ergonomia para uso em pista complementa o modelo que é um verdadeiro “cartão de visitas” tecnológico da maior fabricante de motocicletas do planeta.
A Honda CBR 1000RR-R SP 2024 Preta (Meat estará disponível nas concessionárias Honda Dream a partir de novembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem e com a comodidade do Honda Assistance que garante assistência 24 horas no Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, e Uruguai. O preço sugerido (base São Paulo-SP) é de R$ 193.500,00 nas cores Preta (Mat Pearl Morion Black) e Vermelha (Grand Prix) e R$ 198.500,00 na versão Branca (Pear Glare – 30th Anniversary Edition).

Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 27 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. Saiba mais em Site Honda |Facebook Honda Brasil | Linkedin Honda Brasil 

LEIA MAIS:  Rodas em fibra de carbono para a BMW S 1000 RR

FONTE: HONDA BRASIL