FOTOS: Fantic apresenta o modelo XX 125 2 tempos




A Fantic, uma marca off-road italiana, lança a XX 125 para 2021.

Depois que a Beta anunciou uma moto de motocross de dois tempos de 300cc, a Fantic é outra empresa de motos off-road que apresenta um modelo específico para a pista. Desta vez, é a XX 125 de dois tempos. Mas, no entanto, não é uma máquina totalmente nova.

A Fantic tem um relacionamento com o fornecedor de motores Motori Minarelli, que pertence à Yamaha Motor. Com essa conexão, a Fantic está se aprofundando no relacionamento Motori Menarelli / Yamaha e recebendo o chassi, a suspensão e os motores YZ125 como base para a XX 125. De acordo com a página de produto do XX 125 da Fantic, o chassi e a suspensão YZ125 são iguais, mas o mecanismo é modificado pelos engenheiros da Fantic e o CDI também é alterado.

Diz que o comunicado:

O pacote Fantic, projetado e construído inteiramente em Treviso, Itália, é o resultado do trabalho de engenheiros especialistas no campo de dois tempos, com testes severos no banco de ensaios e especialmente na pista.

O modelo também conta com escape Arrow e a carroceria é toda Fantic. Embora não tenhamos certeza da disponibilidade em outros países, é sempre bom ver mais modelos específicos de MX sendo desenvolvidos e para aqueles que reclamam que as dois tempos YZ acabaram, esta é uma boa notícia.

A XX 125 já foi vista na Europa com o piloto da Fantic Factory Andrea Bonacorsi em três rodadas da Série Nacional Italiana de Motocross e no primeiro MXGP do ano em Matterley Basin na classe EMX125. 


Fantic XX 125

Manobrabilidade, agilidade, desempenho TOP, agressividade e confiabilidade. Na mesma moto. 

Uma moto projetada para corridas, mas ao mesmo tempo fácil de manusear. Uma ‘máquina’ de corrida, com excelente desempenho a partir do momento em que baixa o gate até a bandeira quadriculada. XX 125 é a combinação perfeita de manuseio, design e ergonomia, agilidade e capacidade de resposta. A base da 2 tempos de 125cc da Yamaha, altamente apreciada pelo desempenho, confiabilidade e variedade de uso, foi um excelente ponto de partida para o desenvolvimento do projeto XX. A Fantic 125 é a moto ideal para acompanhar novatos em seu crescimento competitivo e para pilotos experientes que buscam objetivos ambiciosos. 

LEIA MAIS:  Campeonato holandês de motocross terá quatro etapas em 2018

O pacote Fantic, projetado e construído inteiramente em Treviso, é o resultado do trabalho de engenheiros especializados no campo de dois tempos, testes severos no banco de ensaios e especialmente na pista. Uma combinação perfeita de desempenho do motor, chassi extraordinário, ergonomia, agilidade, que vão além de qualquer limite até agora concebido … 

Essencialmente, este é um YZ125 construído à mão e modificado na Itália pela Fantic Motors e oferecido como o Fantic XX 125.

Essencialmente, esta é uma YZ125 construída à mão e modificada na Itália pela Fantic Motors e oferecido como o Fantic XX 125.

MOTOR

O motor Yamaha de 2 tempos e 125cc – foi significativamente modificado. As 125cc desenvolvidas pela Fantic demonstram um equilíbrio perfeito entre linearidade de uso de baixa a média RPM, acompanhadas por uma explosão significativa de potência na faixa de alta rotação. A unidade de controle CDI, desenvolvida diretamente pelo departamento Fantic Racing, garante combustão perfeita a cada RPM. O escape da Arrow foi projetado especificamente para uso em MX em altas RPM. Um corpo de silenciador de alumínio e o carburador Mikuni TMX 38mm completam o pacote técnico do motor. Trabalhando na otimização do gerenciamento do motor, da exaustão e da unidade de controle, foi alcançado um desempenho que coloca a nova XX 125 no topo de sua categoria.

Sabendo não mexer com uma combinação vencedora, o chassi e a suspensão YZ parecem ser deixados sozinhos no XX 125.

DINÂMICA

Chassi, suspensão, rodas, cubos, freios

O chassi é um design de berço semi-duplo de alumínio, que garante altos níveis de rigidez e leveza. A suspensão da Kayaba (KYB) é a referência no mundo off-road há anos e não precisa de introdução. Os garfos KYB SSS (sistema sensível à velocidade) de 48 mm têm 300 mm de curso e são totalmente ajustáveis. Eles se adaptam a diferentes níveis de pilotagem, do iniciante ao profissional; e fornece aos profissionais excelentes adaptabilidade para diferentes condições. O amortecedor traseiro também é KYB, com curso da roda de 315 mm. Os freios são da Nissin, fornecendo potência e controle para a frente e a traseira, com um disco de 270 mm na frente e um disco de 245 mm na traseira. O equipamento é completado pelas rodas Excel 21 x 1,60 – 19 x 1,85, nas quais os pneus das séries Dunlop MX 80 / 100-21 – 100 / 90-19 são montados.

A Fantic projetou os plásticos e o assento no XX 125.

LEIA MAIS:  VÍDEO: On board com Martin Davalos em Budds Creek

A Fantic projetou os plásticos e o assento da XX 125.

ERGONOMIA

Banco, tanque, plásticos, etc.

Os projetistas do Fantic trabalharam em conjunto com a equipe de teste de corrida, desenvolvendo a ergonomia de acordo com os requisitos dos modernos estilos do motocross e supercross. Após muita pesquisa pelo departamento de corridas da Fantic, a ergonomia oferece excelente conforto e controle ao piloto. A introdução de um tanque muito fino, tampas de radiador, painéis laterais e assento, permite ao piloto maior liberdade de posição de pilotagem. A seção central da moto é caracterizada por uma linha delgada, oferecendo controle e estabilidade máximos em velocidade. O espaço central reduzido permite uma aderência firme do piloto na área do joelho e permite maior liberdade de movimento e controle nas curvas, saltos e outros obstáculos. O guidão é feito de alumínio de 28 mm.

Para mais informações, consulte Factic-Motor.com