A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross fechou o final de semana com provas das categorias MX2, MX1, MXJR, MX3, MX2JR, MXF realizadas neste final de semana no autódromo Interlagos, considerado o templo da velocidade, onde também aconteceu o maior evento de motos do Brasil, Festival de Interlagos. As atividades do dia começaram com os treinos cronometrados das categorias e a tarde os pilotos da MX2 aceleraram forte para a primeira bateria.
Velocidade foi o que não faltou para Gabriel Andrigo (Honda). O piloto do time Honda teve o pneu furado logo na volta de apresentação, mas conseguiu recuperar posições, fez a volta mais rápida e passou Gabriel Mielke (KTM), que vinha liderando a prova. Na última volta o piloto do time vermelho chegou a ter doze segundos de vantagem do segundo colocado. As disputas pela terceira posição entre Henrique Henicka e João Pinho (KTM) também marcaram a primeira bateria da MX2. A diferença entre os pilotos chegou ser de apenas nove décimos, mas foi no triplo dragon back que o piloto do time KTM conseguiu assumir a terceira colocação.
Os pilotos da MX1 esquentaram o dia já na primeira bateria. O piloto Honda, Anthony Rodriguez fez uma boa largada, manteve a ponta da tabela boa parte da prova até uma queda na sucessão de costelas complicar a situação e perder a posição para Carlos Campano (Yamaha), que vinha na cola do piloto Honda. A prova de recuperação do espanhol do time Yamaha, que saiu da quarta posição e brigou pela primeira, trouxe ainda mais emoção para o público. O equatoriano Jetro Salazar (Honda) conseguiu alcançar o líder da prova e em poucos minutos para as últimas três voltas, Salazar assumiu a liderança da competição, consagrando-se atual líder do campeonato pela MX1.
As decisões das categorias MX1 e MX2 aconteceram no final do dia com uma prova que animou o público a cada volta. O Anthony Rodriguez (Honda) veio liderando boa parte da bateria até ter problemas com a motocicletas e acabou tendo que sair da prova. Com isso, a disputa ficou acirrada entre o colega de equipe Jetro Salazar (Honda) e Carlos Campano ( Yamaha). Mas foi o time Honda quem saiu na frente, com a vitória de Jetro. Com isso o equatoriano passa a ser o atual líder do campeonato pela categoria MX1. Pela MX2 Gabriel Andrigo fez um boa prova, mas mesmo cruzando o salto de chegada, foi Frederico Spagnol, vice-líder na prova que subiu no lugar do pódio pelas somas da bateria do dia.
Pela MXJR Kevyn de Pinho fez uma boa largado mas não conseguiu manter o ritmo e viu o atual líder do campeonato, Bernardo Tiburcio assumir a ponta da tabela depois de superar a pressão do Pietro Piroli, que terminou em segundo.
A prova da MX3 foi decidida nas últimas voltas. Wellingon Garcia (Yamaha, que faz estreia este ano na categoria e também no time azul), Roosevelt Júnior e Marcelo Lima (o Ratinho) fizeram uma disputa acirrada. Mas, foi o goiano do time Yamaha que conseguiu segurar a pressão dos adversários e manteve a ponta do campeonato com as vitórias das provas em Interlagos.
Na MX2JR o piloto Vitor Hugo Borba conquistou a vitória pela categoria e mantém na vice-liderença do campeonato, diminuiu a diferença de pontos para o atual líder, Gabriel Mielke.
O domingo foi de estreia na pista offroad construída em Interlagos para as pilotos da MXF. Elas aceleraram forte na pista de 1.300 mts e fizeram bonito no templo da velocidade. Sara Raquel (Yamaha) faz uma boa largada assumindo a primeira posição logo na primeira curva, seguida por Larissa Dalló e Maiara Basso (Honda). Posições que mudaram, com a atual líder do campeonato, Maira Basso, pressionando a líder da prova que conquista a segunda posição na etapa. Com a vitória Sara Raquel assume a liderança da competição.
O Brasileiro de Motocross segue para rodada dupla, válida pelas 5ª e 6ª etapas nos dias 12, 13 e 14 de agosto em Morrinhos (GO).
CONFIRA O RESULTADO DO DIA
MX1
Jetro Salazar
Carlos Campano
Gustavo Pessoa
Anthony Rodriguez
MX2
Gabriel Andrigo
Frederico Spagnol
Joao Pinho
Henrique Henicka
Guilherme Bresolin
MXJR
Bernardo Tiburcio
Pietro Piroli
Kevyn de Pinho
Diego Van Der Beek
Hian Costa
MX3
Wellington Garcia
Roosevelt Junior
Marcello Lima
Carlos Eduardo Mendes
Cleiton Ferreira
MX2JR
Vitor Hugo Borba
Gabriel Mielke
Bernardo Tiburcio
Luiz Felipe da Roci
Pedro Henrique Silva
MXF
Sara Raquel Guimarães
Maiara Basso
Tais Castro
Larissa Dalló
Jeyelly Dalmonech
MX1
Jetro Salazar
Carlos Campano
Gustavo Pessoa
Lucas Dunka
Pedro Bueno
MX2
Frederico Spagnol
Gabriel Andrigo
João Pedro Ribeiro
Henrique Henicka
Guilherme Bresolin
Elite MX
Jetro Salazar
Carlos Campano
Gustavo Pessoa
Lucas Dunka
Frederico Spagnol
FONTE: CBM – FOTOS: ADRIANO GOMES